Topo

Simulador de BBB na plataforma Roblox vira febre com 20 milhões de visitas

Casa do BBB 20 foi recriada no Roblox. Jogadores atuam como brothers e sisters. - Reprodução/Big Blox Brasil
Casa do BBB 20 foi recriada no Roblox. Jogadores atuam como brothers e sisters. Imagem: Reprodução/Big Blox Brasil

Por Lucas Marques dos Santos

Colaboração para o Start

20/04/2021 04h00

Não é só o BBB na televisão que está batendo recordes de audiência. Em tempos de pandemia, uma outra versão do reality está fazendo sucesso online: o Big Blox Brasil, criado por dois desenvolvedores brasileiros de 19 anos.

Nesse simulador, até 16 jogadores passam pelas mesmas emoções do programa: provas de liderança, festas e os temidos paredões. Tanto os próprios participantes na "casa" quanto quem está do lado de fora (jogadores do próximo round) votam em quem querem eliminar.

Quarto no Big Blox Brasil - Reprodução/Big Blox Brasil - Reprodução/Big Blox Brasil
Quarto inspirado no tema Céu Azul, do BBB 20
Imagem: Reprodução/Big Blox Brasil

Cada um desses eventos não dura mais que um minuto e meio, então, em cerca de uma hora, algum jogador já é consagrado campeão. Outra diferença são as provas de liderança, muito mais emocionantes: o ambiente virtual permite disputas de parkour e destreza, que podem misturar, por exemplo, espadas, totens atirando bolas de fogo e plataformas caindo.

Um fenômeno dentro de outro fenômeno

O Big Blox Brasil não é uma novidade: João Lucas Dantas Ribeiro e Bartolomeu Aciole, da Interpixel Studios, criaram a primeira versão em 2017. Ainda na ativa, ela já acumulou quase 20 milhões de visitas e chegou a 3 mil jogadores simultâneos. A versão 2.0, de 2019, conta com 1,5 milhões de visitas e o recorde de 2 mil jogadores simultâneos. Ela saiu do radar do público no ano passado, mas foi descoberta e voltou a virar febre em 2021.

"Eu criei um grupo de eventos brasileiros. Dentre eles, o mais famoso era do Big Brother. Quando comecei a programar, com 16 anos, decidi que o primeiro jogo que iria fazer era do BBB"
João Lucas Dantas Ribeiro, desenvolvedor

O Big Blox Brasil deve seu nome à plataforma que João Lucas e Bartolomeu utilizaram para desenvolvê-lo (e que os participantes utilizam para jogar): o Roblox. Ao reunir recursos de criação e publicação no mesmo espaço, esse sistema se tornou um fenômeno - especialmente entre crianças e adolescentes. Em março, a Roblox Corporation foi avaliada em US$ 45 bilhões.

Um dos atrativos do Big Blox Brasil é o cenário, que reproduz as casas das edições de 2018, 2019 e 2020 do BBB televisivo. A cada ano, a qualidade da simulação foi melhorando. Para a de 2020, Bartolomeu aprendeu a usar o Blender, software de objetos 3D, e conseguiu um resultado mais detalhado.

Casa do BBB18 no Big Blox Brasil - Reprodução/Big Blox Brasil - Reprodução/Big Blox Brasil
Casa do BBB18 no Big Blox Brasil
Imagem: Reprodução/Big Blox Brasil

"Eu não gostava muito de BBB. Ele [João Lucas] que me fez aproximar do BBB de uma maneira absurda, pois eu tinha que ver a casa de perto para pegar cada detalhe"
Bartolomeu Aciole, desenvolvedor

Como o jogo funciona

Quem quiser hospedar um jogo fechado, só para os amigos, pode alugar um servidor privado, pago com Robux - a moeda virtual da plataforma Roblox, principal fonte de dinheiro para os desenvolvedores.

Já nos servidores públicos, os jogadores que querem participar são dispostos em um lobby antes de entrarem na casa. Essa "sala de espera" imita a tradicional passarela com arquibancadas no programa global. Enquanto aguardam, eles podem acompanhar o jogo pela perspectiva dos participantes. E funcionam como o "público" do BBB da vida real: são eles que votam em quem será eliminado.

Paredão no Big Blox Brasil - Reprodução/Big Blox Brasil - Reprodução/Big Blox Brasil
Paredão do Big Blox Brasil tem até sistema de autenticação
Imagem: Reprodução/Big Blox Brasil

Dentro da casa, rolam muitos momentos de roleplay de BBB. As festas permitem um tempo livre para curtir e formar alianças. A combinação de votos rola até durante as provas. Depois da formação do paredão, alguns jogadores cobram os motivos do voto, gerando brigas. Ou seja, igual na atração da Globo!

"Tento não ir ao paredão, porque em prova eu sou horrível. Então, faço a cabeça das pessoas para virarem minhas aliadas. Torço para meus amigos ganharem as provas e me defenderem. E fico do lado do Big Fone!"
Iasmin Chaves, jogadora de Big Blox Brasil

Festa no Big Blox Brasil - Reprodução/Big Blox Brasil - Reprodução/Big Blox Brasil
Festas são um momento para interagir e formar alianças
Imagem: Reprodução/Big Blox Brasil

O tempo também é cronometrado para a despedida do eliminado. Os jogadores simulam as famosas caminhadas até a porta e as frases clichês: "a gente se encontra lá fora" ou "foi uma experiência única". Os que ficam, choram ou celebram a decisão.

Há contas que interpretam participantes do BBB 21. Uma delas pertence a Victor Spitzner, 16, atuando como Pocah. Foi ele quem fez campanha no TikTok para atrair jogadores à versão 2.0 do Big Blox Brasil. Embora ela seja a mais atualizada e com mais recursos, o game original sempre teve mais participantes.

"Foi algo natural. Não era minha intenção, mas eu não achava impossível, porque o jogo é muito bom", comenta Victor.

Jacuzzi no Big Blox Brasil - Reprodução/Big Blox Brasil - Reprodução/Big Blox Brasil
Atividades são cronometradas e partidas duram cerca de 1 hora
Imagem: Reprodução/Big Blox Brasil

Os vencedores de cada partida, claro, não recebem um prêmio de R$ 1,5 milhão. Mas nem os idealizadores do Big Blox Brasil ganham a vida com o jogo. Eles veem mais como uma porta de entrada para o mercado de jogos. "Não tem nada que goste mais de fazer do que programar", conclui João Lucas, que agora cursa engenharia mecatrônica.

Com o sucesso, a dupla trabalha em atualizações e em um jogo baseado em outro reality concorrente: A Fazenda.