PUBLICIDADE

Topo

FIFA 22: Mbappé passa Neymar no top 10 de OVR; confira outras mudanças

FIFA 22 - Divulgação/EA
FIFA 22 Imagem: Divulgação/EA

Alexandre Barker

do GameHall

23/09/2021 04h00

Durante uma temporada no mundo da bola, podemos ver grandes estrelas sendo reveladas, carreiras promissoras sendo interrompidas por lesões e o surgimento de heróis improváveis. E isso, claro, vai afetar o novo FIFA 22, previsto para ser lançado no próximo dia 27.

Separamos as principais mudanças no Overall Rating (OVR) dentre os melhores jogadores do FIFA Ultimate Team, o modo mais popular e competitivo do simulador de futebol da EA Sports.

Como é calculado o Rating dos jogadores?

OVR - Divulgação/EA Sports - Divulgação/EA Sports
FIFA 22: OVR
Imagem: Divulgação/EA Sports

O Overall Rating (OVR) é usado para uma comparação rápida entre dois ou mais jogadores em FIFA. Porém, a grande maioria da comunidade desconhece como é feito todo o cálculo por trás dos números que definem os craques do jogo.

O OVR, na verdade, é um número que avalia o potencial do jogador em atributos específicos, de acordo com sua posição em campo e ponderando até mesmo sua popularidade.

Ele resulta da soma de duas partes. Uma corresponde à média ponderada de uma determinada seleção de atributos (ATT), que varia dependendo da posição do craque em campo. A outra é relacionada à sua Reputação Internacional (IR), que reflete o prestígio local e internacional do jogador e do seu clube.

No geral, esta é a fórmula para o cálculo do OVR de um jogador em FIFA:

OVR = ATT + IR

Um dos problemas desse cálculo reside no fato de que muitos jogadores analisam o OVR antes de analisarem os atributos específicos. Pensar dessa forma não faz sentido se o OVR é uma consequência dos atributos, e não o inverso.

Isso fica claro ao compararmos diversos jogadores e analisarmos como estes se encaixam em nosso estilo de jogo. Às vezes, queremos um zagueiro mais rápido e forte, sem nos importamos com seus atributos de passe, por exemplo. Se usarmos apenas o OVR em nossa escolha, as chances de escolhermos um zagueiro lento mas com um rating maior é grande, graças a outros atributos que não garantem um melhor desempenho na posição.

De olho no OVR e nos atributos dos jogadores de FIFA 22, confira a evolução de sete estrelas do futebol em relação ao game anterior:.

O domínio de Robert Lewandowski

Lewa - Divulgação/EA Sports - Divulgação/EA Sports
FIFA 22: Lewandowski
Imagem: Divulgação/EA Sports

O atual melhor jogador do mundo finalmente superou Cristiano Ronaldo depois de uma campanha avassaladora na Bundesliga e na Liga dos Campeões. O segundo maior goleador da história do Bayern de Munique é um monstro dentro da área, mas não se limita à ela para executar com maestria suas melhores características.

Seus atributos de Finalização já eram incríveis e melhoraram ainda mais, passando de 91 para 92 pontos. Além disso, Lewandowski é um dos melhores cabeceadores do jogo, o que o torna um terror para a defesa adversária.

O preço do tempo para Cristiano Ronaldo

CR7 - Divulgação/EA Sports - Divulgação/EA Sports
FIFA 22: Cristiano Ronaldo
Imagem: Divulgação/EA Sports

O gajo é um dos maiores nomes da história do futebol e toda sua dedicação e talento foram recompensados com nada menos do que cinco bolas de ouro. Mas o tempo começa a cobrar um duro preço de Cristiano Ronaldo, recém-transferido para o Manchester United.

Praticamente todos os seus atributos pioraram em relação ao ano passado: Condução (89>88), Defesa (35>34) e Físico (77>75). Mas nada comparado à sua perda de Ritmo, que passou de 89 para 87. A principal mudança é em Aceleração e Pique, que sofreram um duro golpe de 2 e 3 pontos, respectivamente.

O português mudou muito seu estilo de jogo nos últimos anos, se tornando um centroavante de ofício e, aos 36 anos, ainda tem muito a oferecer para seus fãs.

Kylian Mbappé x Neymar Jr.

Mbapé - Divulgação/EA Sports - Divulgação/EA Sports
FIFA 22: Mbappé
Imagem: Divulgação/EA Sports

Uma das maiores mudanças no top 10 de melhores jogadores envolve dois astros do Paris Saint-Germain. Neymar Jr. era o quinto melhor OVR no FIFA 21, mesmo perdendo em Ritmo, Finalizações, Defesa e Físico para seu companheiro de equipe.

Neste ano, Mbappé continua superando o craque da nossa Seleção nos mesmos atributos, mas aumentou ainda mais sua vantagem em Ritmo (96>97) e Finalizações (86>87). Como resultado, tomou a posição de Neymar Jr., que ganhou atributos apenas em Físico (59>63) e Defesa (36>37).

Ney - Divulgação/EA Sports - Divulgação/EA Sports
FIFA 22: Neymar JR.
Imagem: Divulgação/EA Sports

O brasileiro continua sendo o melhor Ponta Esquerda do jogo e, ao lado de Messi e do próprio Mbappé, forma aquele que talvez seja o melhor ataque do mundo. Além disso, sua grande vantagem é ter cinco estrelas em "Perna Ruim", o que permite finalizações certeiras e imprevisíveis.

A consistência de N'Golo Kanté

Kante - Divulgação/EA Sports - Divulgação/EA Sports
FIFA 22: Kanté
Imagem: Divulgação/EA Sports

Desde sua revelação no incrível título do Leicester na temporada 2015-16 da Premier League, considerado por muitos como o maior feito da história do futebol inglês, o francês N'Golo Kanté é considerado um dos melhores volantes do jogo e do mundo. Seus atributos só aumentam com o passar dos anos, e o craque de 30 anos finalmente aparece no top 10 do FIFA após sair da 26ª colocação em FIFA 21.

Kanté ganhou pontos em Ritmo (77>78), Condução (81>82), Defesa (86>87) e Físico (82>83) e, com um OVR de 90, chega para ser um pilar defensivo em qualquer time. Por jogar no Chelsea, da Inglaterra, deve ser um dos jogadores mais caros do FUT, uma vez que a Premier League é um lugar para os bem afortunados no modo competitivo.

As lesões de Virgil Van Dijk

Dijk - Divulgação/EA Sports - Divulgação/EA Sports
FIFA 22: Van Dijk
Imagem: Divulgação/EA Sports

As lesões de Van Dijk foram decisivas para a queda do zagueiro no ranking. Enquanto em FIFA 21, ele era o sétimo melhor em OVR, Em FIFA 22, está apenas na 15ª colocação.

Contudo, o segundo melhor jogador do mundo em 2019 (atrás apenas de Lionel Messi) não sofreu cortes expressivos em seus atributos. Subtraiu dois pontos em Físico (86>84) mas ganhou dois em Ritmo (76>78). É o melhor zagueiro do jogo em atributos gerais e, por atuar na Premier League, deve chegar como um dos mais caros.

A ascensão de Gianluigi Donnarumma

Donna - Divulgação/EA Sports - Divulgação/EA Sports
FIFA 22: Donnarumma
Imagem: Divulgação/EA Sports

Depois do título italiano na Eurocopa, o goleiro Donnarumma, um dos heróis da conquista, foi um dos jogadores que mais subiram posições no ranking geral. Ultrapassou até mesmo o brasileiro Alisson, do Liverpool. Agora, é considerado o terceiro melhor goleiro do jogo, ficando atrás somente dos alemães Manuel Neuer e Marc-André Ter Stegen.

E não é para menos. O herói italiano recebeu melhorias significativas em todos os seus atributos: Mergulho (89>91), Jogo de Mãos (81>83), Pontapé (76>79), Posicionamento (83>85), Reflexos (89>90) e Velocidade (49>52).

Atualmente no Paris Saint-Germain, Donnarumma deve chegar valorizado, uma vez que deve ser a principal escolha dos jogadores que decidirem utilizar equipes baseadas na Ligue 1.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol