Topo

FIFA 22: 10 mudanças impactantes no gameplay e nos modos FUT e Carreira

FIFA 22 - Divulgação/EA
FIFA 22 Imagem: Divulgação/EA

Daniel Esdras

do GameHall

28/08/2021 04h00

As franquias de esportes são conhecidas por serem anuais e por mudarem muito pouco de uma versão para outra. No entanto, há sempre uma versão que fica marcada por introduzir várias novidades que serão a base para os anos seguintes. Isso ocorre principalmente no lançamento de uma nova geração de consoles, que proporciona mais recursos para os desenvolvedores. E parece que FIFA 22, a ser lançado em 27 de setembro, será essa versão.

O jogo promete um número significativo de mudanças em vários aspectos, desde o gameplay até os modos de jogo mais clássicos, como Carreira e FUT. Separamos as principais alterações já coonfirmadas e te contamos um pouco do que esperar do game.

MUDANÇAS DE GAMEPLAY NO FIFA 22

1) Hypermotion

Hypermo - Divulgação/EA - Divulgação/EA
FIFA 22: Hypermotion
Imagem: Divulgação/EA

O Hypermotion é o novo sistema de animações, que irá ditar muito do que acontece nas partidas, como encontrões físicos e o comportamento de alguns atletas em situações decisivas. Isso porque, nos últimos anos, a EA vem gravando partidas inteiras com jogadores reais utilizando trajes de captura de movimento. Normalmente, isso era feito individualmente.

O resultado desse trabalho exaustivo é mais de quatro mil novas animações, que serão utilizadas em diversas novas funcionalidades. Além disso, graças a um novo sistema de Inteligência Artificial, as movimentações da equipe serão muito mais reais e os jogadores raramente sairão de posição, o que torna cada partida mais fiel à realidade. Encontrões na área e animações de chute e de domínio da bola também terão um grau maior de verossimilhança e responsividade.

Foram adicionadas até mesmo animações de comportamento. Será possível ver o seu volante no meio do campo coordenando o posicionamento de outros jogadores com gestos, ou indicando, com as mãos, para quem você deve lançar a bola.

Isso tudo traz um certo receio quanto aos bugs, que muitas vezes atrapalham bastante a experiência do jogo, principalmente nos modos mais competitivos. Mas esse é um risco inevitável se quisermos tantas mudanças.

As novas funcionalidades que dependem do Hypermotion são exclusivas do PS5 e Xbox Series X|S. Pelo visto, o PC continua não sendo prioridade para a EA e não receberá estas novidades tão cedo.

2) Novo sistema de goleiros

Goleiro - Divulgação/EA - Divulgação/EA
FIFA 22: Goleiro
Imagem: Divulgação/EA

Os goleiros foram tema de debates constantes nas últimas edições. Eles falham constantemente de forma bizarra e proporcionam alguns dos bugs mais irritantes. Dessa vez, o sistema foi totalmente reescrito e promete muito mais realidade (e menos vacilos improváveis na vida real).

Além disso, o jogo passará a reproduzirá o estilo de saída de bola e defesa de alguns goleiros consagrados, mais ou menos como são tratados os atletas de linha. Resta esperar para ver se as promessas se cumprirão.

3) Sprint Explosivo

Sprint - Divulgação/EA - Divulgação/EA
FIFA 22: Sprint
Imagem: Divulgação/EA

O Sprint Explosivo tem tudo para ser a nova função que irá gerar mais polêmica no cenário competitivo de FIFA, principalmente no FIFA Ultimate Team. Com ela, o jogador poderá queimar sua energia em um sprint que usará o máximo da sua aceleração, garantindo por alguns segundos aquela velocidade extra para chegar à linha de fundo ou concluir um contra-ataque. Isso pode mudar radicalmente a dinâmica do jogo e as estratégias dos pro players.

4) Novas táticas de ataque

Táticas - Divulgação/EA - Divulgação/EA
FIFA 22: Táticas
Imagem: Divulgação/EA

O sistema de táticas vem se tornando mais importante a cada ano e, no FIFA 22, ganhará ainda mais possibilidades. As prioridades são as formações de ataque, que ganharão novas opções para garantir o posicionamento correto dos jogadores de acordo com a estratégia traçada.

MUDANÇAS NO MODO CARREIRA NO FIFA 22

5) Customização completa de times

Customização - Divulgação/EA - Divulgação/EA
FIFA 22: Customização
Imagem: Divulgação/EA

O clássico Modo Carreira andou um pouco esquecido nos últimos anos, uma vez que o foco da EA era o aprimoramento do FUT. Agora, ele chega com algumas mudanças pedidas há muitos anos pelos jogadores.

A principal novidade é a customização completa dos times, com a possibilidade de elaborar sua equipe do zero, assim como nos tempos de ouro do falecido Winning Eleven. Será possível criar uniformes, customizar escudos e até mesmo estádios com bandeiras, tamanho de arquibancadas e diferentes estilos de grama.

Para garantir uma experiência do jeito que você sonha, será possível definir quanto dinheiro tem o clube, o nível de pressão por resultados, idade média do time na geração dos jogadores fictícios e diversas outras variáveis.

6) Novo sistema de progressão

Arvore - Divulgação/EA - Divulgação/EA
FIFA 22: Arvore de Habilidades
Imagem: Divulgação/EA

Um novo sistema de progressão acompanhará essas mudanças visuais e dará uma sensação maior de evolução temporada após temporada.

Como técnico, será possível concluir objetivos coletivos com o time jogo a jogo, como se fossem missões. Ao completá-los, você ganha níveis que possibilitam aprimorar a qualidade dos treinos e as respostas dos boleiros em campo.

Já como atleta, em outra variação do modo, você poderá evoluir da sua própria maneira, por meio de uma árvore de habilidades inédita, que parece saída de um RPG moderno. Serão diversas ramificações, que passam por todos os atributos-chave de um craque, como chute e passe.

Há também os chamados "perks", que garantem habilidades para uso coletivo que melhoram sua qualidade ao jogar em equipe.

7) Novas animações de vestiário

Vestiário - Divulgação/EA - Divulgação/EA
FIFA 22: Vestiário
Imagem: Divulgação/EA

Para aumentar a imersão na carreira, novas animações de fim de jogo foram criadas, refletindo bem o clima após uma vitória ou derrota. Será possível ver a comemoração do time, a caminhada para fora do campo e muito mais.

MUDANÇAS NO ULTIMATE TEAM NO FIFA 22

8) Heróis

Herois - Divulgação/EA - Divulgação/EA
FIFA 22: Heroes
Imagem: Divulgação/EA

Falta falar do FUT, o modo mais popular e competitivo. Jogar bastante trará boas recompensas, como pacotes que darão cartas de jogadores atuais e lendas que já se aposentaram. E teremos algumas adições, como os Heróis.

Os Heróis são uma nova variação de cartas, semelhantes aos Ícones das edições anteriores. Foram escolhidos vários craques que marcaram época. Cada um terá um entrosamento diferente com o time, levando em conta outros Heróis na equipe e na liga.

9) Customização de estádio

Estádio - Divulgação/EA - Divulgação/EA
FIFA 22: Estádio
Imagem: Divulgação/EA

A customização de estádio alcançou outro patamar, com vários itens que você poderá inserir nos seus domínios para impressionar os rivais. "Bandeirões", estátuas de mascote, alambrados específicos - é muita coisa para deixar o lar do seu time com a sua cara.

10) Sistema de temporadas e ranking

Temporada - Divulgação/EA - Divulgação/EA
FIFA 22: Temporadas
Imagem: Divulgação/EA

O Fut Rivals chegará com um novo sistema de temporadas e ranking, no melhor estilo matchmaking de MOBA.

A cada temporada, você será recompensado pelo número de jogos que fizer, e não pelo número de vitórias. Ao atingir objetivos em um sistema de progressão semelhante a um passe de temporada, você ganhará pacotes cada vez mais raros. Assim, dependendo do nível alcançado no final da temporada, as recompensas valem muito a pena.

O sistema de ranqueamento funciona no clássico modo popularizado pelos MOBAs: você sobe de nível ao ganhar uma partida e desce ao perder. Além disso, haverá checkpoints durante sua progressão, que não deixam você cair além dos marcos alcançados.

Por fim, podem surgir mais novidades em breve em modos como o Volta, que ainda não foi oficialmente revelado.

Conta pra gente nos comentários o que você achou das mudanças e se acredita que FIFA 22 vai dar o que falar.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol