PUBLICIDADE

Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ninja, cowboy ou intelectual? Veja três opções de "build" em Cyberpunk 2077

Construir seu personagem é uma das partes mais importantes de Cyberpunk 2077 - Reprodução/START
Construir seu personagem é uma das partes mais importantes de Cyberpunk 2077 Imagem: Reprodução/START

João Varella

Colaboração para o START

10/12/2020 04h00

Em Cyberpunk 2077, jogo da CD Projekt Red que chegou ao Brasil nesta quinta (10), o jogador encarna a personagem V. Mas não vai existe um V igual a outro nas ruas de Night City, já que o game oferece ampla versatilidade de personalizações, desde cor e formato do cabelo até as habilidades de cada um.

Se você está começando o jogo agora, porém, vale conferir algumas sugestões de como construir um personagem que seja viável. Eu já passei boas horas com o jogo e trago a seguir algumas dicas e opções.

Por onde começar?

Cyberpunk 2077 - Reprodução/START - Reprodução/START
Imagem: Reprodução/START

Logo de cara, é preciso distribuir pontos entre cinco atributos principais: corpo, inteligência, reflexos, habilidade técnica e moral. Cada habilidade tem sua própria árvore de vantagens, com pontos limitados pelo atributo base. Para adquirir mais pontos, é preciso acumular experiência. E a maior fonte de XP vem da conclusão de missões.

A distribuição de pontos é livre. Dá para adaptar a escolha ao longo do game — ou seja, não há um sistema de classes ou profissão que amarre V do começo ao fim. Há três opções de passado (marginal, corporativo ou nômade) que afetam mais a personagem em termos de narrativa e escolhas de diálogo.

Hospital-oficina

Cyberpunk 2077 - Divulgação/CD Projekt Red - Divulgação/CD Projekt Red
Imagem: Divulgação/CD Projekt Red

Outra fonte de upgrades importantes são os "medicânicos" (mistura de "médico" com "mecânico") espalhados pelo mapa. Neles é possível fazer modificações corporais no personagem, melhorias permanentes.

Eles vão trabalhar mediante o pagamento em eurodólares (apelidados de edinhos ou Eds), a moeda do jogo. Para acumular grana, o jeito é fazer a limpa por onde passar.

Considere sempre deixar espaço no inventário (há um limite de peso que pode ser carregado) e fazer visitas constantes a pontos de coletas para vender o que foi coletado. Se o ponto de coleta estiver longe, dá para desmontar os itens, transformando-os em peças que podem ser usadas em melhorias.

Cyberpunk 2077 - Reprodução/START - Reprodução/START
Imagem: Reprodução/START

Alguns itens dos medicânicos só serão oferecidos mediante um certo nível de credibilidade. E a credibilidade é adquirida do mesmo jeito da experiência, concluindo missões.

Há muitas combinações possíveis e o jogo incentiva isso, permite muitas abordagens. Separamos três exemplos de builds que guiar suas escolhas no jogo:

1 - Ninja

Cyberpunk 2077 - Reprodução/START - Reprodução/START
Imagem: Reprodução/START

Invista em:

  • Reflexos
  • Moral
  • Habilidades de hackeamento
  • Armas brancas

Para jogar com furtividade e armas brancas, o jeito é enfatizar reflexos e moral como atributos primários. Invista também alguns pontos em habilidades vinculadas à espada para o confronto direto quando necessário.

Para ser ainda mais discreto, vale a pena comprar algumas vantagens da árvore de protocolo de invasão (inteligência). Dá para hackear câmeras de segurança — é possível desligar ou saber de antemão onde estão os inimigos. Também é uma mão na roda para lidar com torretas automatizadas.

Uma habilidade interessante é Interface de Rede Estendida, que destaca no mapa pontos de acesso próximo, computadores que podem desligar o sistema de segurança numa tacada.

Para os momentos em que a abordagem precisa ser mais agressiva, vale comprar modificações como a Lâmina Louva a Deus. Mas isso é sonho de consumo, trata-se de um item que requer muita credibilidade e grana.

2 - Cowboy high-tech

Cyberpunk 2077 - Reprodução/START - Reprodução/START
Imagem: Reprodução/START

Invista em:

  • Reflexos
  • Habilidades com armas de fogo
  • Hacks contra locomoção inimiga

Se o seu lance é dar headshot com o melhor que a tecnologia bélica de Night City tem a oferecer, o caminho é priorizar reflexos e habilidade técnica.

O foco é criar e melhorar armas. Olho na vantagem Marginal Artesão, dentro da aba Criação. É meio distante chegar nela, mas uma vez adquirida você passa a poder criar itens lendários.

Para tornar os alvos ainda mais fáceis, vale investir em alguns hacks rápidos que atrapalham a locomoção dos inimigos. Fade2Black, por exemplo, desativa a visão de um inimigo por alguns segundos.

No Medicânico, vale buscar por Kerenzikov ,modificação de sistema nervoso que permite mirar e atirar ao esquivar e reduz a velocidade do tempo em momentos chave, aquele tempinho para fazer a mira.
Considere ter sempre no inventário armas com silenciadores. Essa modificação diminui o dano da arma, mas ajudam nos momentos de invasão discreta.

3 - Sábio da porradaria

Cyberpunk 2077 - Reprodução/START - Reprodução/START
Imagem: Reprodução/START

Invista em:

  • Corpo
  • Inteligência
  • Hacks rápidos

Enfatizar corpo e inteligência pode parecer estranho, mas funciona — está aí o Fera dos X-Men que não me deixa mentir. Com esses dois atributos, V fica mais resistente para as lutas corpo-a-corpo enquanto os hacks facilitam a aproximação.

O lance é se mover muito. Dá para aplicar diversos efeitos de dano direto por meio de hacks rápidos (como Curto-circuito), criando assim uma janela de oportunidade para a pancada final com punhos, faca ou espada.

Considere dar uma olhada nas modificações de córtex frontal para não esgotar a RAM (é o combustível ou a mana dos hacks). Por lá também está o Apoio de Córtice Visual, que por 21 mil Eds e 16 de inteligência aumenta em 45% o dano de acerto crítico.

Cyberpunk 2077 - Reprodução/START - Reprodução/START
Imagem: Reprodução/START

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL