Topo

PS5: funções do controle DualSense, HD externo e outras dúvidas respondidas

DualSense é o principal alvo de curiosidade dos jogadores - Divulgação
DualSense é o principal alvo de curiosidade dos jogadores Imagem: Divulgação

Kika Martini

Colaboração para o START

16/11/2020 04h00

Começou a contagem regressiva para o lançamento do PlayStation 5 no Brasil, que acontece nesta quinta-feira (19), só que muitos questionamentos ainda pairam sobre o videogame de nova geração da Sony.

Mas não se preocupem, o START já está há alguns dias testando o console e separamos aqui algumas das suas maiores dúvidas, principalmente sobre o novo controle DualSense, e responderemos tudo.

Dúvidas sobre DualSense

Eu fiquei surpresa com a qualidade do microfone - mesmo com todas as "adversidades" dá pra dizer que o som é bom! E o mais curioso foi que a vibração do controle não interferiu. Pode até quebrar um galho para fazer live, caso precise.

Sim, mas apenas para navegação no menu e jogos de PlayStation 4. Jogos de PlayStation 5 (inclusive os cross-gen, como Miles Morales) exigem o DualSense.

E uma coisa que ninguém perguntou, mas é importante : o DualSense não funciona no PlayStation 4.

Sim! Testei com o cabo USB que vem com o PlayStation, ele foi reconhecido imediatamente e funcionou sem nenhum problema, igual como o DualShock 4.

Eu fiz um teste com uso variado: jogos de PlayStation 4, navegação no menu, jogos de PlayStation 5. Conseguir usar por cerca de cinco horas sem precisar carregar. Lembrando que essa é só uma estimativa com uso variado, deve ser menos se você jogar ininterruptamente.

Controle ps5 - Divulgação - Divulgação
Bateria dura cerca de cinco horas
Imagem: Divulgação

Leva de uma hora a uma hora e meia. Tive problemas para carregar pela porta USB frontal (ele parava de carregar depois que o console entrava em modo de repouso), mas na porta traseira deu certo.

Foi um teste curioso, nunca imaginei que em algum momento da minha vida ia ficar de babá de controle e checando a cada 30 minutos para saber se já estava carregado.

Dúvidas sobre o PS5 em si

Por enquanto, a poeira acumulou mesmo é da parte preta do console, em black piano (e todo mundo sabe que black piano é o vilão dos obcecados por limpeza).

Sobre acúmulo nas saídas de ar, na textura ou no logo do PlayStation vazado na lateral, não acumulou no tempo que ficou exposto aqui em casa.

PlayStation 5 - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Parte central acumula bastante poeira
Imagem: Divulgação/Sony

Sim, Sr. Miranha! Tão silencioso a ponto de eu esquecer que videogame faz barulho (mas foi só ligar o PlayStation 4 Pro para lembrar).

Se o PS4 Pro quase levanta voo com Ghost of Tsushima, por exemplo, o PS5 não dá um pio.

Excelente pergunta!

O cabo HDMI tem 1,40m, o de força 1,45m e o USB 1,45m. Por nada.

Essa resposta é um clássico caso de "uma imagem vale mais do que mil palavras".

PS5 menu armazenamento - Reprodução/START - Reprodução/START
O espaço para armazenamento para jogos no PS5
Imagem: Reprodução/START

O tamanho bruto do SSD é 825 GB, mas por conta do sistema operacional e outros utilitários do console, você tem 667 GB livres para jogos (pois é, quase aquele número lá).

Os vídeos ficam ótimos! E se optar por gravar em resolução 4k, ficam enormes também. Um arquivo de pouco mais de 10 minutos ficou com 3,40Gb no formato .webm (formato padrão de gravação do PlayStation 5)

Sim, usei muito para transferir os vídeos que gravei pelo sistema do console. Eu tive um pequeno problema em uma dessas transferências, o sistema insistia que não era possível copiar alguns arquivos.

Como a maioria deles era bem grande, com mais de 4Gb, achei que pudesse ser o problema, mas mesmo dividindo em várias partes (na ferramenta de edição do console), não funcionou. A solução? Ligar e desligar o console. Desde então, não tive mais problemas.

Funcionalidades do console

O marcador de horas jogadas está associado ao perfil, e o melhor: ele agora mostra horas jogadas de todos os jogos, não apenas os de PlayStation 5 ou jogados no novo console.

PS5 Menu - Reprodução/START - Reprodução/START
Horas de jogo agora ficam visíveis
Imagem: Reprodução/START

Sim! As duas contas que coloquei no PlayStation 5 puderam jogar os jogos comprados pela outra conta.

Sim! A transferência de dados entre PS5 e PS4 é acionada pelo PlayStation 5, tudo muito bem explicado pelos menus. Você seleciona quais arquivos de save e de jogos que quer transferir e segue os passos da tela. Depois que o processo todo terminar, vai poder retomar seus jogos de PlayStation 4 do ponto que parou.

PS5 menu - Reprodução - Reprodução
Transferência de dados do PS4 é bem simples
Imagem: Reprodução

A única dica que deixo é: a transferência não termina quando o PlayStation 5 reinicia, ela continua em segundo plano no PlayStation 5 e pelo PlayStation 4, que não pode ser usado até o processo terminar.

Eu me confundi nas primeiras vezes porque o PlayStation 5 não te avisa do progresso da transferência, e eu achei que tinha dado erro e o PlayStation 4 estava travado, mas na verdade era só o processo que ainda não tinha terminado.

*A unidade do PS5 foi enviada pela Sony ao START para testes

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol