PUBLICIDADE

Topo

Melhores de 2020: veja premiações de games e eSports no Brasil e no mundo

Tyler "Ninja" Blevins no The Game Awards 2019 - JC Olivera/Getty Images
Tyler "Ninja" Blevins no The Game Awards 2019 Imagem: JC Olivera/Getty Images

Victor Bianchin

Colaboração para o START

14/11/2020 04h00

Chega o fim do ano e, com ele, os panetones, a famosa pergunta "então é Natal e o que você fez?" e, claro, as premiações de melhores do ano.

Devido à pandemia de covid-19, algumas premiações parecem estar pausadas este ano, como o Game Critics Awards e o International Mobile Gaming Awards. Outras estão estreando, como é o caso do the*gameHERs Awards e o Gayming Awards. O fato é que troféu não vai faltar.

Confira nossa agenda com todos os principais prêmios de games no final de 2020 e no começo de 2021.

the*gameHERs Awards

Data: 19 de novembro.
Votação aberta ao público? Sim (https://thegamehers.com/vote)
Stream: Ao vivo no Twitch do grupo (https://www.twitch.tv/thegamehers)

O the*gameHERS é um grupo de ativistas com o objetivo de amplificar as vozes de mulheres e pessoas não-binárias na comunidade gamer. Este é o primeiro prêmio organizado por elas. As categorias incluem Jogo do Ano, Jornalista do Ano, Time Mais Inclusivo, Protagonista Feminina do Ano e muito mais.

eSports Awards

Data: 21 de novembro.
Votação aberta ao público? Sim, mas já encerrada.
Stream: Ao vivo no Twitch (https://www.twitch.tv/esportsawards)

A maior premiação mundial de eSports está cada vez mais com gostinho brasileiro. Neste ano, temos entre os concorrentes Alexandre "Gaules" Borba (streamer do ano), Gabriel "FalleN" (personalidade do ano), Nobru (melhor pro-player mobile) e Ana Xisdê (melhor apresentadora), entre outros orgulhos nacionais. A cerimônia será digital e a premiação bateu recorde de mais de 2,5 milhões de votos.

Golden Joystick Awards

Data: 24 de novembro.
Votação aberta ao público? Sim, mas já encerrada.
Stream: Ao vivo no Twitch da premiação (https://www.twitch.tv/goldenjoystickawards) e no YouTube do GamesRadar (https://www.youtube.com/channel/UCk2ipH2l8RvLG0dr-rsBiZw)

A 38ª edição deste prêmio, que é o segundo mais antigo do mundo para videogames, será totalmente online e contará com sua mistura habitual de prêmios técnicos e divertidos, incluindo uma categoria de "melhor jogo" para cada plataforma principal (PC, celular, Nintendo, PlayStation e Xbox).

Prêmio CBLoL

Data: 24 de novembro.
Votação aberta ao público? Sim, para a categoria Craque da Galera. Votações já encerradas
Stream: Canais LoL eSports BR no YouTube (https://www.youtube.com/c/lolesportsbr/featured) e Twitch (https://www.twitch.tv/riotgamesbrazil)

O evento, organizado pela Riot, homenageia os atletas e técnicos que mandaram bem no Segundo Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends. Serão premiados os melhores em cada posição e também o melhor jogador em geral. Como novidade, a categoria de Melhor Jogada será decidida em duas etapas, com os lances sendo primeiro elencados por especialistas e depois submetidos à votação de imprensa e pro-players.

Prêmio CBLoL 2019 - Riot Games/Divulgação - Riot Games/Divulgação
Prêmio CBLoL 2019
Imagem: Riot Games/Divulgação

Women In Games Awards

Data: 25 de novembro.
Votação aberta ao público? Não.
Stream: Sim, mas os detalhes ainda não foram divulgados.

Este prêmio tem como objetivo premiar mulheres que tiveram destaque na indústria de games ao longo do ano. Apesar de ser baseado no Reino Unido, pessoas de outras nacionalidades podem concorrer. A brasileira Inês Lagarto, do estúdio indie inglês Lab42, está indicada na categoria "Rising Star of the Year" (estrela ascendente do ano).

TIGA Games Industry Awards

Data: 24, 25 e 26 de novembro.
Votação aberta ao público? Sim, mas já encerrada.
Stream Ao vivo nas redes sociais da TIGA (https://www.facebook.com/TIGAMovement/, https://twitter.com/tigamovement)

Esta será a nona edição do tradicional prêmio britânico para os melhores jogos indie produzidos na Europa durante o ano. E será inteira virtual, naturalmente. Como a premiação é muito nichada (indies europeus), ela é mais low profile do que as outras desta lista. Mas é importantíssima para o pessoal que trabalha por lá.

Promax Games Awards

Data: dezembro.
Votação aberta ao público? Não.
Stream: Não anunciado.

Esta premiação é voltada ao marketing e ao design nos videogames. As categorias incluem "Melhor trailer cinematográfico", "Melhor trailer com filmagem de jogo", "Melhor campanha de marketing do ano", "Vídeo mais engraçado", "Melhor arte de caixa" e por aí vai. É bacana para quem é do ramo e curioso para quem não é.

Prêmio eSports Brasil

Data: 8 de dezembro.
Votação aberta ao público? Sim, nas Fases 2 e 4. A Fase 2 está aberta até o dia 17/11.
Stream: Ao vivo no SporTV e no SporTV Play, com ações simultâneas nos canais do e-SporTV no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCnpJDGi-5xUasqCGy3CBvag) e na Twitch (https://www.twitch.tv/esportv).

A quarta edição do Prêmio eSports BR será apresentada por Nyvi Estephan e Everaldo Marques e transmitida diretamente dos estúdios da Globo em São Paulo. As categorias contemplam games específicos (Overwatch, Free Fire, CS:GO, LoL, Rainbow Six), mas também há prêmios gerais, como Atleta Revelação, Personalidade do Ano e Atleta de eSports do Ano.

Prêmio eSports Brasil 2019 - Divulgação/BP Filmes - Divulgação/BP Filmes
Prêmio eSports Brasil 2019
Imagem: Divulgação/BP Filmes

The Game Awards

Data: 10 de dezembro
Votação aberta ao público? Não.
Stream: Ao vivo em 45 mídias diferentes, incluindo o Twitch (https://www.twitch.tv/thegameawards) e o YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCqDS7KWjAPKv-7ZSlro9OiQ) do prêmio.

A edição 2020 do maior prêmio de games do mundo será totalmente online, sendo transmitida ao vivo de Los Angeles, Londres e Tóquio. Haverá um novo prêmio de inovação em acessibilidade, que será concedido ao hardware ou software que mais contribuir para a inclusão de públicos diversos no meio gamer. Podemos esperar também muitos anúncios de games novos, trailers e a participação de grandes nomes da indústria. Há até expectativas sobre o anúncio de um novo Silent Hill!

Brazil Game Awards

Data: 14/12
Votação aberta ao público? Não.
Stream: Não.

A sexta edição do tradicional prêmio, organizado por jornalistas de games do Brasil, terá um júri composto por mais de 100 sites, influenciadores e criadores de conteúdo. São categorias como "Melhor Jogo do Ano, "Melhor Jogo Brasileiro do Ano", "Melhor Estúdio", "Melhor Equipe de eSport do Brasil", "Melhor Pro Player do Brasil" e muitas outras. Os indicados serão revelados em 7/12 e os vencedores, dia 14/12.

New York Game Awards

Data: 26 de janeiro
Votação aberta ao público? Não.
Stream: Sim, mas os detalhes ainda não foram divulgados.

Este prêmio é organizado por um grupo de jornalistas que também fornece workshops e palestras sobre games para quem curte a área. Totalmente online, esta será a décima edição do evento. Informações sobre indicados e votação ainda não foram divulgadas.

Gayming Awards

Data: 24 de fevereiro
Votação aberta ao público? Sim, em três categorias: Melhor Jogo Indie LGBTQ+, Melhor Streamer LGBTQ+ e Prêmio da Diversidade da Indústria https://gaymingmag.com/awards/
Stream: Não anunciado.

O primeiríssimo prêmio de games LGBTQ+ do mundo vai estrear em 2021! O evento terá patrocínio da Electronic Arts e da revista britânica Gayming Magazine (a primeira publicação LGBTQ+ do mundo voltada a games). As categorias incluem Melhor Personagem LGBTQ+, Melhor Jogo Indie LGBTQ+ e Melhor Narrativa LGBTQ+, além de um prêmio de Diversidade na Indústria e um de "Autêntica Representação". Três categorias serão votadas pelo público, enquanto as outras serão decididas por um time de 20 jurados.

SXSW Gaming Awards

O prêmio está aceitando inscrições até dezembro e vai divulgar os finalistas em fevereiro. A entrega deve acontecer durante o evento SXSW Online: A Digital Experience entre os dias 16 e 20 de março de 2021.

D.I.C.E. Awards

Detalhes sobre o prêmio ainda não foram anunciados, mas ele deve acontecer no primeiro trimestre de 2021.

Game Developers Choice Awards

Detalhes sobre o prêmio ainda não foram anunciados, mas ele deve acontecer no primeiro trimestre de 2021.

Tribeca Game Awards

Data: 9 a 21 de janeiro
Votação aberta ao público? Não.
Stream: Não anunciado.

Pela primeira vez em sua história, o Festival de Cinema de Tribeca terá uma categoria dedicada aos games. Um conselho foi montado para ajudar o Festival a moldar a premiação, contando com nomes como Hideo Kojima e Geoff Keighley (do Game Awards). As inscrições para games de todo o mundo ficarão abertas até janeiro.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol