PUBLICIDADE

Topo

Valorant: guia completo para melhorar sua mira no FPS da Riot

Divulgação/Riot
Imagem: Divulgação/Riot

Daniel Esdras

Do GameHall

26/06/2020 04h00

Valorant é o novo jogo de tiro da Riot, que conta com personagens repletos de habilidades mas aposta mesmo é na precisão do tiroteio para garantir a vitória nos seus rounds. Para quem está começando no gênero, ou vai chegar no jogo agora, mirar vai ser o grande desafio.

Esse guia conta com algumas dicas importantes para te auxiliar na hora de ajustar a sensibilidade do mouse, posicionar a mira na tela e cobrir os ângulos dos mapas sem se expor. Escolha seu agente favorito e vem com a gente!

Ajuste a sensibilidade do seu mouse

Valorant 1 - Reprodução/Felipe Demartini - Reprodução/Felipe Demartini
Imagem: Reprodução/Felipe Demartini

Sensibilidade do mouse é sempre um assunto delicado. Essa medida não é universal e vai depender de vários fatores, como seu mousepad, o próprio mouse, a taxa de refresh do seu monitor, FPS no game e, ufa, do valor de sensibilidade dentro do próprio jogo.

Mas não se preocupe, bem menos complicado do que parece, a sensibilidade é ajustável para que você se sinta confortável ao jogar e, portanto, é ajustada na tentativa e erro. Algumas dicas aqui ajudam a fazer esse ajuste fino.

Primeiro, ao entrar no jogo, mire em um objeto qualquer e tente contorná-lo com o seu personagem sem tirar a mira do meio. Quanto mais difícil estiver de manter a mira, mais você precisará reduzir ou aumentar a sensibilidade no jogo.

Valorant 2 - Divulgação/RiotGames - Divulgação/RiotGames
Imagem: Divulgação/RiotGames

No caso de Valorant, ela usa um multiplicador para a DPI do seu mouse. DPI é um medidor que indica a percepção de movimento que você vai ter ao modificar a posição do seu mouse. Cortando a parte técnica, o que você deve tentar fazer é encontrar uma medida que seja confortável para conseguir se movimentar. Nós recomendamos bastante utilizar uma DPI baixa, entre 400 e 800, que deixará seus movimentos mais precisos. No início pode ser difícil de acostumar, mas mirar é repetição e com o tempo você terá uma resposta muscular natural.

Por conta dessa última dica, tente não ficar modificando demais a sensibilidade depois de encontrar uma que você se sentiu tranquilo para jogar. Dê um tempo para se adaptar primeiro, alguns dias de preferência, e só então volte a modificar.

Se você sentiu que o ponteiro do mouse ao movimentar pelo desktop, enquanto navega, por exemplo, ficou muito lento, aumente a DPI e então diminua a sensibilidade só dentro do jogo. Com a sensibilidade abaixo de um, o multiplicador vai reduzir a DPI lá dentro do jogo mesmo.

Punho ou antebraço?

Valorant 4 - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Imagem: Divulgação/Riot Games

Uma discussão quase eterna é sobre utilizar o punho ou o antebraço para movimentar a mira na tela. Aqui, mais uma vez, é uma questão de conforto, mas indicamos que tente fazer um uso maior do antebraço, enquanto também faz pequenos ajustes com o punho.

O tamanho do seu mousepad influencia bastante no quanto você pode se movimentar, mas passadas longas com o antebraço em uma sensibilidade mais baixa dá uma precisão incomparável na hora de fazer arcos maiores, deslocando a mira da frente para as costas, por exemplo.

O punho ainda pode ser utilizado para fazer pequenos ajustes, conseguir aquele headshot que garante o round, mas se for utilizado como padrão, vai limitar bastante os seus movimentos.

Use posicionamento de mira para levar vantagem (ângulo de longe)

Valorant 5 - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Imagem: Divulgação/Riot Games

Tal qual no Counter-Strike, o posicionamento de mira no Valorant é essencial. Os duelos aqui são decididos em menos de um segundo e ter a vantagem de não precisar ajustar a mira é essencial. Se você quer realmente estar entre os melhores das partidas, já acostume a deixar a mira na altura padrão da cabeça dos bonecos. Você pode melhorar essa técnica na sala de treinamento, aumentando a velocidade dos robôs aos poucos e treinando aplicar tiros na cabeça em sequência.

via Gfycat

Na hora que o bicho pegar para valer em partidas competitivas, ao fazer os ângulos, mire um pouco além da divisa da parede, onde você imagina que o inimigo vai aparecer e tente ficar o mais distante possível desse ângulo, o que vai te dar a vantagem de colocar menos o corpo em exposição.

via Gfycat

Com a mira já na altura correta e fazendo os ângulos com a distância que vai te dar vantagem, os abates vão vir um a um e você vai melhorar bastante os seus resultados com a mira.

Evite sprays (crosshair fica abaixo, usar 10 balas)

Valorant Spray  - Divulgação/SE7EN - Divulgação/SE7EN
Imagem: Divulgação/SE7EN

Uma diferença do Valorant para o Counter Strike é que o recuo das armas é bem menos previsível e mais difícil de controlar, exigindo muita movimentação na horizontal para conseguir manter os disparos no local desejado.

via Gfycat

Por conta disso, usar pequenas quantidades de disparo por vez é o mais indicado, especialmente se você já estiver com um bom posicionamento de mira. Teste em paredes o recuo da arma para dez disparos. Veja o desenho que vai se formar e faça o movimento contrário com o mouse para segurar a arma.

É fácil segurar esses pequenos voleios e você vai se acostumar rápido. Na maior parte das situações, eles são suficientes para derrubar o adversário.

Se você quer realmente aprender os padrões de spray, repare que após certa quantidade de disparos a mira padrão não vai dar uma representação real dos disparos, ela geralmente ficará um pouco abaixo. Alem das direções de controle do recuo com o mouse, você também precisa se preocupar com esse detalhe.

Não corra na hora de atirar

Valorant 6 - Divulgação/Riot - Divulgação/Riot
Imagem: Divulgação/Riot

Tentar correr e atirar ao mesmo tempo no Valorant significa pinar todos os tiros, fazer com que eles passem longe do alvo. O controle da arma fica mais difícil e a precisão diminui bastante. O segredo é sempre parar na hora de atirar para garantir que os tiros vão parar onde você deseja.

via Gfycat

Uma forma de movimentar que reduz bastante o impacto de andar na hora de atirar é pressionar o shift. Você não chega a correr, mas anda um pouco mais rápido que o normal e consegue manter a precisão. Como ponto positivo, você ainda faz muito pouco barulho, o que é útil em várias situações.

Dicas finais

  • Usar as miras das armas, as famosas ADS, vai te fazer perder um pouco de cadência de tiro, tenha isso em mente na hora de escolher como atirar
  • Para ter mais chance de vencer os duelos, cubra um ângulo por vez. Atrás de uma cobertura, corte primeiro um dos cantos, depois o meio e por último o outro lado, sem se expor demais. Paciência e precisão são chave no Valorant.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol