Topo

Guia


"Blair Witch": 4 Dicas para não ficar perdido

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

04/09/2019 04h00

"Blair Witch" chegou para PC e Xbox One pelas mãos da "Bloober Team", estúdio responsável por vários títulos de terror, como "Layers of Fear". A aventura dessa vez se passa no universo do consagrado filme "A Bruxa de Blair" e expande a mitologia apresentada no cinema.

Durante a aventura é comum ficar perdido pelos caminhos da floresta de Black Hill e se estressar com a pouca informação que o jogo oferece para os próximos passos. Com alguns macetes dá para minimizar essa frustração e focar no que importa: a narrativa. Veja nossas dicas!

Preste atenção em Bullet

Reprodução
Imagem: Reprodução

O cachorro Bullet é o seu companheiro fiel em "Blair Witch". O pastor belga serve como guia pela floresta e o responsável por várias funções durante a aventura. Não é à toa que existe um botão dedicado só para dar comandos à ele.

Nos primeiros minutos de jogo, a possibilidade de você ficar perdido pela floresta é bem alta, já que os caminhos são todos parecidos e não fica tão claro o objetivo. Nesse momento é hora de usar e abusar dos dons do Bullet, que tem um faro para encontrar as pistas necessárias para prosseguir na história.

Sempre que se encontrar em uma nova clareira ou lago, um local diferente das trilhas convencionais, use a habilidade de "procurar" do Bullet. Se tiver algo interessante na região, ele vai guiar diretamente para a pista, que pode ser, por exemplo uma fita que vai resolver suas dúvidas sobre o local.

É comum o Bullet partir na sua frente durante a jornada, muito do comportamento dele é reflexo das suas atitudes durante a aventura. Se ele ficar muito longe, o seu protagonista pode se sentir sozinho e começar a pirar, o que distorce a tela e não ajuda a achar o caminho correto. Você pode chamar o cachorro de volta com o apertar de um botão, portanto sempre que ele sair correndo desenfreado, chame-o. É possível ainda utilizar um dos comandos, o "Junto", que serve para ele não sair do seu lado.

Em alguns momentos ele correrá na frente para indicar o caminho mesmo, seja por ter farejado algo ou por determinação da narrativa. Esses momentos são fáceis de identificar, mas não exigem que você siga o Bullet. Tente não fazer outra coisa quando esses momentos chegarem e siga o "doguinho" para não ficar perdido.

Há ainda a indicação de perigos. Bullet é mais sensível aos inimigos que nosso personagem e vai rosnar para a direção onde eles estão escondidos. Sempre que ouvir o Bullet ficar inquieto, foque nele para descobrir a posição dos inimigos, o focinho do animal sempre aponta para eles. Use sua lanterna para espantá-los e continuar focado na investigação.

A câmera é melhor que a lanterna

Reprodução
Imagem: Reprodução

Sempre que a noite chegar na floresta de "Blair Witch", será um deus nos acuda! Primeiro por conta dos inimigos, que nessa hora se sentem mais confiantes para te perseguir e atrapalhar os seus objetivos. Segundo por conta da pouca iluminação, o que deixa mais difícil de reconhecer padrões.

Para aliviar a barra é possível selecionar alguns equipamentos do seu inventário. O primeiro deles é a lanterna, que cumpre o seu papel esperado, ilumina em forma cônica e deixa uma boa parte da sua visão ainda bloqueada.

No início do jogo não tem outra alternativa, já que a câmera só é adquirida mais para frente. Use sempre a lanterna para tentar encontrar os seus caminhos. Uma dica é focar a lanterna no Bullet, já que essas partes tem muitas vezes o cachorro como guia. Se perder ele de vista, chame-o imediatamente.

No capítulo três você finalmente terá acesso à câmera. Ela pode ser usada para assistir as fitas que você encontra pelo caminho e para a navegação pelo cenário com a visão noturna, chegando a ser mais útil que a lanterna. É possível utilizá-la com o visor aberto, o que revela mais que a lanterna dentro do seu campo de visão. Além disso, com ela é possível encontrar coisas que não podem ser vistas a olho nu.

Principalmente durante a noite, a dica é utilizar a câmera para enxergar melhor e ter mais facilidade de encontrar as pistas.

Reveja as fitas

Reprodução
Imagem: Reprodução

Ficar travado em alguns capítulos faz parte da aventura de "Blair Witch", afinal de contas, explorar a floresta em busca de pistas sobre os acontecimentos macabros é a motivação para o terror psicológico da franquia. Só que, em alguns pontos, a dose passa do aceitável e o jogo pode acabar perdendo a graça.

A dica para quem travou totalmente e não sabe mais o que fazer é assistir novamente as fitas que você encontra pelo mapa. Elas tem o poder de modificar o ambiente dependendo do momento do vídeo você parar. Portanto, podem esconder algo que você ainda não notou e que seja a chave para avançar na história.

Se ainda assim não adiantar, pode ser que você ainda não tenha encontrado a fita correta. Nessa hora, use o Bullet por todos os cantos e você provavelmente vai sair da enrascada.

Atenção aos padrões

Reprodução
Imagem: Reprodução

Por fim, uma das melhores maneiras de não ficar perdido em "Blair Witch" é prestar atenção nos sinais que os desenvolvedores deixaram pelo mapa por meio do game design. Com eles é possível se orientar de forma orgânica e encontrar os caminhos de forma mais rápida.

No primeiro capítulo, por exemplo, é possível encontrar rastros do grupo de resgate que se adentrou pela floresta nas árvores, através das fitas amarelas que foram utilizadas para marcar o caminho. Em capítulos mais avançados é possível se guiar por placas e principalmente por pontos de luz, como velas distantes.

Ao passar por marcos, como lagos, casas e trilhos, tente decorar os arredores, para ficar mais fácil voltar se for necessário. Toda e qualquer informação visual é útil na hora de navegar pela floresta amaldiçoada.

Com todas essas dicas e muita atenção, sua caminha pela floresta será bem menos chata e muito mais assustadora.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Mais Guia