Topo

Conheça "Mist Survival", um promissor game de sobrevivência single player

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

28/08/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Game está em "early access" no Steam
  • Névoa é uma mecânica importante, por trazer os mutantes no jogo
  • Construção e manutenção de base é essencial para sobreviver aos ataques

O gênero de sobrevivência ganhou muita força nessa geração, com abordagens diferentes e um número considerável de jogos, principalmente no PC, em que títulos como "Day Z", "Ark: Survival Evolved", "Rust", "Don't Starve" e vários outros fazendo sucesso.

Já disponível no Steam dentro do sistema de "Early access" ou "Acesso Antecipado", "Mist Survival" é a novidade mais recente para os amantes desse tipo de jogo e conta com alguns sistemas interessantes, como o uso de NPCs para proteger e uma névoa que atrai seus piores pesadelos para as florestas e estradas. Estamos jogando e contamos aqui o que esperar do game.

Mundos destruído por vírus

Mists Survival Urso - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Jogos de sobrevivência sempre te colocam em um mundo hostil, onde há pouca ajuda e muitos desafios para superar dia após dia. Como o próprio nome já entrega, o objetivo é sobreviver o máximo possível.

Em "Mist Survival" não é diferente. Na história do game, um vírus dizimou a maior parte da humanidade e transformou alguns em mutantes, que vão infernizar a vida dos poucos que sobreviveram. Você é um desses sobreviventes, sem comida, água ou ferramentas que te ajudem a passar a noite em segurança.

Os impactos desse desastre são visíveis no ambiente, com casas abandonadas as pressas, locais com trailers deixados para trás, bases militares vazias e pouca ou nenhuma vida humana para te fazer companhia. Os mutantes, por outro lado, se escondem da luz do dia em todos os locais escuros possíveis e esperam a noite, ou a neblina, para sair por aí.

Zumbis? Vampiros? Mutantes?

Mists Survival 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os monstros que vão dificultar sua vida em "Mist Survival" são uma mistura de muitos tipos de inimigos clássicos das narrativas de terror. Eles aparentam e soam como zumbis, já que tem a forma humanoide e magra, sempre arqueada, fazendo aqueles grunhidos característicos. Mas quando vamos para as fraquezas e comportamentos, eles soam bem diferentes dos zumbis convencionais.

Um exemplo é que a luz é mortal para os mutantes do jogo, que se desfazem como vampiros ao sol. A cor de todos eles, inclusive, é bem escura, puxada para o roxo, sinal de que se queimaram bastante. É até possível encontrar alguns ainda em processo de transformação, com parte do rosto derretendo em plena luz do dia e totalmente fora de si.

O comportamento também destoa de zumbis, os mutantes são rápidos e não precisam de bando para serem perigosos. Seja lá como você for classificar esses inimigos, o importante é sempre ter uma forma de se proteger e, se possível, passar despercebido por eles.

Os sobreviventes

Mists Survival Rachel - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Não são só mutantes que você encontra pelo mundo de "Mist Survival". Existem alguns sobreviventes espalhados por alguns locais específicos do mapa. Como quase tudo por aqui, a intenção primeiro é colocar sua vida em risco e depois te ajudar, por isso, grande parte dos sobreviventes são bandidos, que vivem em conflito com qualquer outro ser, sempre em busca de suprimentos.

Você pode encontrá-los em qualquer local do mapa, procurando por meios de sobreviver como você. No geral, eles estão bem armados e vão encher de chumbo assim que avistarem seu personagem. Existem ainda os acampamentos de bandidos, que são ainda mais difíceis de invadir, já que contam até com atiradores em guaritas.

Invadir esses acampamentos é um dos grandes objetivos do jogo, já que a recompensa é libertar os humanos inocentes, que vão auxiliar sua base, tanto para tarefas diárias como na defesa. Mas não pense que vai ser fácil. Sem bons equipamentos e armas de fogo, o melhor é passar longe desses locais.

Noite e névoa são para se esconder

Mists Névoa - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O jogo não se chama "Mist Survival" à toa, a névoa é uma das mecânicas mais marcantes do jogo. Sem muito aviso, ela começa a cobrir tudo, dificultando a sua visão e trazendo uma trilha sonora macabra para acelerar o seu coração.

Se, nesse momento, você estiver explorando, é hora de acelerar e correr para a sua base, porque os mutantes que se escondiam saem para caminhar e tudo que se mover vai ser atacado. Eles também te seguem ao ser avistado e, mesmo se chegar em sua base, ele vão tentar quebrar as janelas, por isso boas defesas também são necessárias para sobreviver.

Tudo isso também vale para a noite, que tem como agravante limitar ainda mais a sua visão. Mesmo com tochas a situação é complicada, portanto ilumine bem os arredores da sua base e só saia se for extremamente necessário, do contrário, durma.

Criar base, combater inimigos e se alimentar

Mists Survival Base - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como o jogo proporciona muitos caminhos para percorrer, o estilo do jogador é que vai ditar quais tarefas vão ser executadas com mais frequência no dia a dia.

É possível dedicar seu tempo para melhorar a sua base, o que vai permitir gastar menos tempo explorando atrás de suprimentos. Com uma boa base, é possível criar armas melhores, plantar, cozinhar, criar eletrodomésticos e colocar luzes e eletricidade no seu lar para evitar o ataque de mutantes. A lista de objetos e equipamentos para criar impressiona e vai prender os jogadores por muito tempo.

Se sua pegada é mais o combate, é possível sair atrás de acampamentos de bandidos, animais para caçar e casas afastadas, repletas de mutantes e itens valiosos escondidos. Não existem, ainda, mecânicas avançadas de combate, como recuo das armas ou uma balística mais realista, mas o sistema chega a ser competente. Há ainda um enorme espaço para exploração, já que o mapa é bem grande e diverso.

No início pode parecer meio chato ficar andando de um lado para o outro, mas, com o tempo, é possível consertar um dos carros e encurtar as distâncias, podendo explorar bem mais longe da sua base.

O tempo é um elemento importante aqui. Várias ações, como retirar pele e carne de uma caça ou construir novos objetos, demandam um tempo. Esse avanço tem que ser planejado pelo jogador, já que, durante a atividade, fome, sede e cansaço vão aumentar e ainda é possível se encontrar no meio da névoa quando tiver acabado a ação. É uma mecânica divertida e bem implementada, mas que teve um custo alto. Com ela, fica praticamente impossível implementar um modo cooperativo ou para vários jogadores.

Morrer não é o fim

Mists Inventário - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como se trata de um jogo para um jogador, "Mist Survival' não colocou a morte como o fim do jogo, ou do seu personagem, como acontece em jogos como "Day Z". No caso de algo dar errado e seu personagem passar dessa para melhor, a punição é perder os itens do inventário e durabilidade dos seus equipamentos.

O jogador vai renascer na sua base com a vida debilitada e uma nova chance de tentar sobreviver mais um dia. O problema é que com o tempo você vai se prendendo menos a temática de sobrevivência, sem ligar muito para morrer ou viver em incursões contra os acampamentos dos bandidos, bastando não levar muitos itens no inventário. Até porque é possível consertar os seus equipamentos na base.

"Mist Survival" é mais um bom título para o gênero de sobrevivência, que, embora tenha sido saturado nessa geração, ainda tem muito espaço para inovações e mecânicas diferentes.

A tensão te acompanha durante todo o percurso e construir e manter bases é bem divertido. Embora o jogo esteja em Early Access, o desempenho é muito bom, com poucos bugs. Mesmo para quem não queria entrar no game agora, pelo menos ele parece promissor quando for realmente lançado.