Topo

Sony aposta em atores de cinema em game ao estilo "Sexta-Feira 13"

O que pode dar errado quando um grupo de jovens vai passar uma noite na montanha? - Reprodução
O que pode dar errado quando um grupo de jovens vai passar uma noite na montanha? Imagem: Reprodução

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

25/08/2015 16h24

"Until Dawn" é a última grande produção exclusiva para PlayStation 4 em 2015. É um projeto ousado, que aposta na combinação de controles simples com uma experiência cinematográfica.

O game traz um elenco jovens estrelas da TV e do cinema norte-americano para uma homenagem interativa aos filmes de terror juvenis e sanguinários ao estilo "Sexta-Feira 13", "Hora do Pesadelo" ou os mais recentes "Jogos Mortais" e "O Mistério da Cabana".

Os personagens do game são interpretados por nomes como Hayden Panettiere ("Heroes"), Rami Malek ("Need for Speed"), Noah Fleiss ("O Retorno de um Herói") e Galadriel Stineman ("Ben 10: Invasão Alienígena"), Brett Dalton ("Agentes da S.H.I.E.L.D.") e Nicole Blun ("Shameless"), entre outros.

Quando digo interpretados, não falo só da "dublagem", mas da atuação mesmo: com seus corpos e rostos reproduzidos fielmente no game, boa parte do drama de "Until Dawn" depende do trabalho destes atores (com destaque para Larry Fessenden, veterano de filmes de terror, como um dos misteriosos habitantes da montanha onde rola a aventura).

ASSISTA AO TRAILER DE "UNTIL DAWN"

Cabana na floresta

"Until Dawn" conta a história de um grupo de amigos que vai passar uma noite em uma cabana isolada em uma montanha. Um ano antes, duas irmãs desapareceram no local, vítimas de uma pegadinha dos protagonistas.

Para "superar o trauma", o grupo volta ao local para uma última noite juntos. Nas primeiras horas da trama, os personagens estão mais interessados em quem vai ficar com quem do que com qualquer lembrança ruim ou perigo que assombra a montanha.

Não que o lugar seja super agradável: cartazes, jornais e outras pistas apontam para a presença de um assassino fugitivo. Ao explorar a região, você descobre que além da cabana a montanha abriga uma mina e um antigo sanatório abandonados... e eventos estranhos começam a acontecer.

Until Dawn - Divulgação - Divulgação
O sobrenatural é um elemento presente de forma sutil durante boa parte da aventura, assim como a verdadeira natureza do perigo que ameaça o grupo. E, durante esse tempo, o terror funciona bem, com sustos e situações difíceis para lidar.
Imagem: Divulgação

Assim como em muitos filmes do gênero, o terror meio que vai embora quando você entende o que está enfrentando e encara a ameaça de frente - nos momentos finais, "Until Dawn" escorrega e se torna um game como outro qualquer, quase sem aqueles sobressaltos que tornam a experiência tão divertida no começo.

Mesmo com uma trama clichê que tenta homenagear vários clássicos do terror 'slasher', "Until Dawn" é um adventure com sabor próprio e que cumpre bem sua proposta ao longo das 12 horas de duração: é um jogo de terror sem aqueles elementos psicológicos ou cerebrais comuns nos games.

Until Dawn - Reprodução - Reprodução
Como em um bom filme do gênero, "Until Dawn" é cheio de casais alheios aos perigos ao seu redor
Imagem: Reprodução

Ainda assim, fica a sensação de que certos elementos poderiam ser melhor explorados, como as sequências com o psiquiatra (muito bem interpretado por Peter Stormare, de "Fargo" e "Anjos da Lei 2") e as relações entre os personagens, que embalam a história mas não afetam as sequências de jogo.

Em "Until Dawn" a trama é o jogo, tudo o que você faz é acompanhar ou direcionar a história, como em um "Sexta-Feira 13" interativo. Nesse tipo de game, entender o que está sendo dito é fundamental, e, ainda bem, o game conta com uma dublagem em português nada decepcionante.

Fácil de jogar

O game é bem simples de jogar. Diferente de um "Resident Evil" ou "Silent Hill", "Until Dawn" é uma aventura que exige pouca destreza do jogador: no controle do grupo de adolescentes, você anda, olha para as coisas, escolhe o que fazer nas horas de tensão e dá uns tiros aqui e ali.

Until Dawn jogo do copo - Reprodução - Reprodução
Elementos sobrenaturais são introduzidos aos poucos na aventura
Imagem: Reprodução
O comando mais difícil envolve segurar firme o controle e não fazer nada (sob o risco de ser encontrado por um monstruoso assassino a qualquer tremor das mãos).

Você pode até gostar mais de alguns personagens, mas não escolhe quem vai controlar em cada cena: o jogo faz essa transição de forma exemplar sempre que um grupinho se reúne, passando o jogador para outro integrante de forma fluída e sem interrupções.

Há pequenos problemas em "Until Dawn", principalmente na movimentação: você usa uma alavanca para andar e a outra para mover a cabeça do personagem que está controlando.

Como em outros games de terror, a câmera é fixa, controlada pela máquina. Isso rende ângulos e enquadramentos que fortalecem a atmosfera de terror, dando a sensação de que algo está a espreita, além de impedir que o jogador fique tranquilo ao explorar algum cenário, como um celeiro ou uma cabine arruinada.

Essa combinação (câmera fixa, movimento da cabeça) acaba rendendo situações no mínimo esquisitas, quando você esquece de 'olhar para a frente' com a alavanca e o personagem começa a andar com o pescoço meio torto. É uma coisa bizarra que poderia ser corrigida naturalmente pelo game.

Terror para curtir com os amigos

Assim como os longa-metragens em que se inspira, "Until Dawn" é uma aventura para se jogar acompanhado da namorada, namorado ou dos amigos. Suas mecânicas facilitam a participação dos companheiros de jogo e os sustos arrancam tanto gritos quanto risadas no momento seguinte.

AÇÕES E CONSEQUÊNCIAS EM "UNTIL DAWN"

O jogo traz um sistema de 'efeito borboleta' em que as ações do jogador impactam em eventos posteriores, podendo até resultar na morte de alguns personagens. Entender as escolhas é fácil (há um menu que mostra as decisões tomadas pelo jogador e o que aconteceu por causa delas).

Mas para reverter as ações e conseguir um final melhor (ou seja, com mais sobreviventes) é preciso jogar o game inteiro novamente e não só o capitulo daquela escolha específica.

Esse é o maior motivo para jogar "Until Dawn" mais de uma vez. Se não, o único apelo para repetir a experiência é para os colecionadores, que vão tentar encontrar todos os totens e pistas escondidas pelos cenários.

Dublado em português, "Until Dawn" é exclusivo para PlayStation 4.