Topo

De "Last of Us" a "Warcraft": veja os filmes de games que vêm por aí

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

29/07/2014 18h11

Filmes de super-heróis ainda são a bola da vez em Hollywood, como atestam produções milionárias como "Os Vingadores 2: Era de Ultron" e "Guardiões da Galáxia", da Marvel Studios.

Mas assim como os quadrinhos inspiraram a onda atual de super produções cinematográficas, os games vêm despontando como a próxima 'grande coisa' no mundo do cinema: "The Last of Us", "Metal Gear Solid", "Assassin's Creed", "Uncharted", "Warcraft"... todos títulos conhecidos dos fãs dos games que logo estarão em um cinema perto de você.

Após tantas tentativas fracassadas de levar a magia dos games para o cinema, parece que Hollywood vai aos poucos aprendendo o caminho. Seja com grandes licenças poéticas na trilha do sucesso de "Resident Evil" (adaptação detestada pelos fãs dos games mas que arrecada fortunas nas bilheterias) ou partindo para a fidelidade ao roteiro original (lição aprendida com os filmes da Marvel), não faltam filmes de jogos em desenvolvimento.

Pegue a pipoca e prepare-se: UOL Jogos lista a seguir as adaptações dos games para o cinema que você vai assistir nos próximos meses (ou anos!):

  • Divulgação

    Trama de conspiração histórica de "Assassin's Creed" vai ganhar a telona em 2015

Assassin's Creed
Ubisoft | New Regency e 20th Century Fox
Estreia: 07/08/2015

O longa-metragem baseado na série "Assassin's Creed" é uma produção da Ubisoft Motion Picture junto com a New Regency e a DMC Film, produtora de Michael Fassbender - ator que fará o papel do protagonista.

O filme, que conta com um controle criativo por parte da Ubisoft maior do que o normal dos adaptações de games em Hollywood. Detalhes sobre o roteiro ainda são desconhecidos.

Nos games de "Assassin's Creed", duas sociedades secretas (Assassinos e Templários) lutam através dos séculos para definir o futuro da humanidade, utilizando máquinas capazes de 'reviver memórias genéticas' para desvendar segredos do passado.

  • Reprodução

    Roteirista de "Preadores", Michael Finch vai escrever filme de "Human Revolution"

Deus Ex
Square Enix | CBN Films
Estreia: sem data definida

Baseado no game "Deus Ex: Human Revolution", o longa-metragem da CBS Films estava nas mãos do roteirista Scott Derrickson, mas foi divulgado durante a San Diego Comic-Con 2014 que o roteiro agora está aos cuidados de Michael Finch (de "Predadores").

O motivo? Derrickson está ocupado escrevendo o enredo de "Doutor Estranho", filme sobre o mago da Marvel Comics.

Embora seja baseado no game de 2011 e protagonizado pelo guarda-costas Adam Jensen, não se sabe quão próxima do jogo será a trama do longa-metragem. "Deus Ex" espera por um novo diretor e um elenco para as gravações.

  • Divulgação

    Michael Mando, ator que interpretou Vaas em "Far Cry 3", reviverá o papel no cinema

Far Cry
Ubisoft | New Regency
Estreia: sem data definida

Projeto mais distante da Ubisoft Motion Pictures, "Far Cry" só deve pintar no cinema depois de "Assassin's Creed", "Splinter Cell" e "Watch Dogs". O filme, baseado na série de tiro e sobrevivência na selva, deve ter grande influência de "Far Cry 3", jogo de grande sucesso em 2012.

Ambientado em uma ilha paradisíaca na Ásia, "Far Cry 3" colocava o jogador no controle do turista Jason Brody em uma luta selvagem para sobreviver entre piratas e contrabandistas, liderados pelo carismático e insano Vaas Montenegro. O vilão, interpretado por Michael Mando ("Orphan Black"), estará no longa-metragem.

Mas "Far Cry" não será uma adaptação direta do game. "Nós vamos criar uma história nova. Sempre." disse Jean-Julien Baronnet, CEO da Ubisoft Motion Pictures, sobre as produções cinematográficas da publisher francesa.

  • Divulgação

    O filme de "Gran Turismo" será baseado na história real do piloto Lucas Ordónez

Gran Turismo
Polyphony Digital | Sony Pictures
Estreia: sem data definida

Revelado por Kazunori Yamauchi, designer da clássica franquia de jogos de corrida, "Gran Turismo" vai contar a história de Lucas Ordónez, jogador de videogame que se tornou piloto profissional.

A carreira de Ordónez como piloto começou com o reality show "GT Academy". Hoje, o piloto compete profissionalmente pela Nissan.

O filme será produzido por Michael de Luca e Dana Brunetti (dupla responsável por "A Rede Social" e "50 Tons de Cinza").

  • Divulgação

    A Fox liberou as primeiras imagens de "Hitman: Agent 47" após a Comic-Con 2014

Hitman: Agent 47
Io Interactive | 20th Centry Fox
Estreia: 27/02/2015

O longa metragem "Agent 47" vai contar novamente a história do assassino careca, que já apareceu no cinema antes em "Hitman" (2007). No papel do matador número 47 está Rupert Friend (de "Homeland"). Antes, o personagem seria interpretado por Paul Walker (de "Velozes e Furiosos"), falecido em 30 de novembro em um acidente de carro.

O filme conta também com o ator Zachary Quinto ("Star Trek", "Heroes"). O roteiro é de Skip Woods, que escreveu o filme de 2007.

A primeira adaptação de "Hitman" para o cinema arrecadou US$ 92 milhões em todo o mundo, custando apenas US$ 25 milhões para a Fox.

  • Divulgação

    O cartaz conceitual do filme "The Last of Us" foi divulgado na San Diego Comic-Con

The Last of Us
Naughty Dog | Sony Pictures
Estreia: sem data definida

Anunciada em março, a versão de "The Last of Us" para os cinemas sairá sob a bandeira da Sony Pictures, e será co-produzida pela Screen Gems e pela Ghost House Pictures, produtora do cineasta Sam Raimi.

Ainda não foram anunciados os atores que interpretarão Joel e Ellie, os protagonistas do game, no filme. Na San Diego Comic-Con, foi revelado que a atriz Maisie Willians (a Arya de "Game of Thrones") foi cotada para o papel de Ellie.

O longa-metragem promete seguir o roteiro do game. Neil Druckmann, um dos diretores do jogo, será roteirista da produção. A atriz Ashley Johnson, que interpretou Ellie no game, disse que "gostaria que a atriz que vivesse o personagem no cinema ao menos tenha jogado o game". O ator Troy Baker, que faz Joel no game, gostaria de participar do filme de "The Last of Us" como um Estalador, um dos monstros sem face do game.

  • Reprodução

    A tripulação da Normandy vai ganhar vida no cinema... mas só daqui alguns anos

Mass Effect
BioWare | Legendary Pictures
Estreia: sem data definida

Com roteiro adaptado do primeiro "Mass Effect", o filme será uma ficção científica que acompanhará a saga do comandante Shepard em sua missão para salvar a galáxia da ameaça dos Reapers.

O game conta com Avi Arad na produção e executivos do estúdio BioWare supervisionam o desenvolvimento do projeto. O roteiro será escrito por Morgan Davis Foehl (de "Click" e "Eu os Declaro Marido e... Larry". Com a separação da Legendary Pictures da Warner Bros., a produtora está negociando com a Universal Studios para a distribuição do filme.

"Mass Effect" não tem uma data certa para chegar ao cinema. A previsão do produtor Avi Arad é que a estreia seja em 2018 ou 2019.

  • Divulgação

    Mesmo nos games, "Metal Gear Solid" sempre seguiu uma linguagem cinematográfica

Metal Gear Solid
Konami | Sony Pictures
Estreia: sem data definida

Anunciado no Japão durante o aniversário de 25 anos da série "Metal Gear Solid" em 2012, o longa-metragem baseado na trama de ação e espionagem de Hideo Kojima será produzida pela Columbia Pictures, que faz parte do conglomerado Sony Pictures.

"Metal Gear Solid" não tem data para estrear, mas a produção está aos cuidados de Avi Arad (de "O Espetacular Homem-Aranha" e "Homem de Ferro").

O único detalhe divulgado sobre a adaptação de "Metal Gear" para a tela grande é que o protagonista será o espião Solid Snake. O ator Hugh Jackman, o Wolverine de "X-Men", foi cogitado para o papel, mas Arad e Kojima decidiram que era melhor escalar um ator desconhecido para interpretar Snake.

  • Reprodução

    Referência na cultura pop, "Minecraft" já foi até tema da abertura de "Simpsons"

Minecraft
Mojang | Warner Bros.
Estreia: sem data definida

Em fevereiro, a Warner Bros. adquiriu os direitos de filmagem de "Minecraft", game que conquistou milhões de fãs em todo o mundo nos últimos anos, com seu visual pixelado e personagens estranhamente carismáticos.

Segundo a revista Variety, Roy Lee (de "Uma Aventura LEGO") vai produzir o longa-metragem de "Minecraft", junto com Jill Messick (de "Meninas Malvadas").

  • Reprodução

    Li Bingbing, que faz o papel de Ada Wong, está confirmada no próximo "Resident Evil"

Resident Evil: The Final Chapter
Capcom | Constantin Film International
Estreia: 2016

Mesmo sem agradar aos fãs dos games, "Resident Evil" é uma franquia de grande sucesso comercial. O próximo filme tem lançamento previsto para 2016 e promete concluir a saga estrelada por Milla Jovovich e escrita e dirigida pelo marido da atriz, Paul W. S. Anderson.

Pouco se sabe sobre o sexto filme, exceto que será "definitivamente em 3D", segundo contou Anderson no festival de cinema de Beijing em abril. A personagem Ada Wong, interpretada por Li Bingbing, estará no filme.

Na ocasião, um erro de tradução do site CNTV levou a pensar que o filme se chamaria "Resident Evil: Rising", quando Anderson disse ao site que estava "escrevendo 'Resident Evil'" ('writing Resident Evil', em inglês).

  • Reprodução

    O espião Sam Fisher será interpretado por Tom Hardy (de "Mad Max: Fury Road")

Splinter Cell
Ubisoft | New Regency
Estreia: 2015

Parte da 'segunda leva' de filmes da Ubisoft, "Splinter Cell" chegará aos cinemas em 2015, em algum momento depois da estreia de "Assassin's Creed". O filme contará a história do espião Sam Fisher, interpretado por Tom Hardy (de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" e "Mad Max: Fury Road"), agente da organização anti-terrorista Third Echelon.

As filmagens de "Splinter Cell" devem começar em agosto e o roteiro está nas mãos de Sheldon Turner, que também escreveu "X-Men: Primeira Classe".

VEJA TRAILER DE "UNCHARTED 4"; LEGENDADO

  •  

Uncharted
Naughty Dog | Sony Pictures
Estreia: 10 de junho de 2016

A franquia "Uncharted" é uma das mais populares entre os donos de PlayStation. A série, que tem fortes influências do cinema, vai estrear na telona em junho de 2016, dirigida por Seth Gordon ("Quero Matar Meu Chefe").

Ainda não foi divulgado o ator que viverá o caçador de tesouros Nathan Drake no cinema, mas já se sabe que as gravações começam no início de 2015. O longa-metragem não seguirá a  história dos games. Segundo Gordon, o filme terá como ponto de partida "as coisas mais legais do primeiro jogo da série, e se desenvolverá a partir daí".

  • Divulgação

    Por enquanto, apenas o logo de "Warcraft" foi divulgado pela Legendary Pictures

Warcraft
Blizzard | Legendary Pictures
Estreia: 11/10/2016

Adaptação para o cinema de um dos maiores sucessos dos videogames, "Warcraft" estreia em 2016 com a dura missão de agradar tanto aos fãs jogadores quanto o público leigo, que busca uma boa história de fantasia e não acompanhou os últimos 10 anos de aventuras do game.

O diretor Duncan Jones está ciente do desafio: "Quisemos fazer um filme que fosse acessível a todos", disse na Comic-Con 2014.

Jones comparou "Warcraft" com os filmes dos heróis Marvel, como "Homem de Ferro" e "Vingadores": "Assim como aconteceu com os quadrinhos, que muita gente começou a se interessar depois de ver os filmes, queremos que aconteça o mesmo".

O filme vai partir de um cenário mais simples do que o intrincado mundo de magia, conspirações e guerras do RPG online "World of Warcraft", buscando inspiração em "Orcs & Humans" (1996), primeiro jogo da série.

ASSISTA À VIDEOANÁLISE DE "WATCH DOGS"

  •  

Watch Dogs
Ubisoft | New Regency
Estreia: sem data definida

O longa-metragem baseado no game de ação "Watch Dogs" é mais uma investida da francesa Ubisoft em levar suas franquias para a telona, seguindo os passos de "Prince of Persia" e agora, "Assassin's Creed", "Splinter Cell" e "Far Cry".

O filme será baseado na historia de Aiden Pierce, hacker que luta contra o domínio de uma companhia de segurança privada nas ruas de Chicago em um futuro próximo. O roteiro está nas mãos de Paul Wernick e Rhett Reese (ambos de "Zumbilãndia").

O filme ainda não tem data para sair e o primeiro jogo da série chegou em maio para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One.

Séries e animações

Além do cinema, os games começam a apontar na direção das séries de TV, onde vão disputar espaço com shows badalados como "The Walking Dead" e "Game of Thrones".

A Microsoft aposta em "Halo: Nightfall", série ambientada entre os jogos "Halo 4" (Xbox 360) e "Halo 5" (Xbox One). Produzida por Ridley Scott, "Nightfall" conta a origem do agente Locke, um caçador de recompensas que dividirá o próximo game da série com o herói Master Chief.

"Nightfall" estará disponível primeiro no Xbox Live, serviço online dos consoles da Microsoft e é uma das iniciativas da empresa na criação de conteúdo de vídeo original.

Novas animações de games também estão na lista: "Rabbids: A Invasão" é um desenho voltado para o público infantil, transmitido pelo canal pago Nickolodeon e estrelado pelos mascotes insanos da Ubisoft.

"Heavenly Sword", animação baseada num dos primeiros jogos do PlayStation 3, sai em 2 de setembro em Blu-Ray e DVD. O filme em computação gráfica também estará disponível para download na PSN, rede online da Sony. O longa-metragem acompanhará a história da heroína Nariko, que parte em uma jornada de vingança contra o Rei Bohan, portando uma espada lendária.

Por fim, o anime "Bayonetta: Bloody Fate" vai chegar aos EUA, dublado em inglês. Produzida pela Platinum Games em parceria com o estúdio Gonzo (de "Hellsing"), a animação é dirigida por Fuminori Kizaki (de "Afro Samurai") e sai em DVD no dia 21 de outubro.

VEJA TRAILER DA ANIMAÇÃO DE "HEAVENLY SWORD"

  •  

A vez dos indies

Nem só com orçamentos milionários se faz cinema. Fãs de jogos com muita criatividade e esforço produzem webséries e filmes caprichados baseados em seus games favoritos.

É o caso de "Fallout: Nuka Break": financiada através do Kickstarter (onde pediu US$ 20 mil e arrecadou US$ 66 mil), a série é ambientada na América pós-apocalíptica de "Fallout" e contará com a participação dos designers Brian Fargo e Chris Avellone (responsáveis pelos primeiros games da franquia), em episódios futuros.

ASSISTA AO CURTA-METRAGEM "FALLOUT: NUKA BREAK"

  •  

Já "Street Fighter: Assassin's Fist" é uma websérie feita pelos criadores do curta-metragem "Street Fighter: Legacy", que fez sucesso em 2013.

A produção independente conta as origens dos lutadores Ryu, Ken e outros personagens da clássica franquia de luta "Street Fighter", do estúdio japonês Capcom. Ainda não há data definida para a estreia do projeto.