Topo

Reviews


Super Mario 3D World

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

27/11/2013 13h41

"Super Mario 3D World" é uma aventura deliciosa e extremamente recompensadora, seja jogando sozinho ou com amigos.

O mundo tridimensional dá chance de o poderio gráfico do Wii U brilhar mais do que em "New Mario Bros. U", de 2012, e as fases do game são muitas e repletas de segredos e mecânicas diferentes e divertidas.

O próprio quarteto de herois brilha com suas habilidades únicas, instigando os jogadores a voltar nas fases já completadas para encontrar novos caminhos e truques. Os power ups também empolgam, com destaque, claro, para a inédita roupa de gatinho, que possibilita escalar paredes.

Enfim, chegou o título que, para muitos, justifica a compra de um Wii U. "Super Mario 3D World" passa longe da brilhante ousadia da franquia "Galaxy", mas apresenta uma experiência tão completa e divertida que só peca pelas limitações que impedem de aproveitar ainda mais o título.

Introdução

"New Super Mario Bros. U" foi um ótimo jogo de lançamento para o Wii U, mas não era exatamente o que os fãs esperavam.

Depois dos sucessos estrondosos de "Mario Galaxy" e sua continuação, a expectativa era por um novo game tridimensional do herói, mas desta vez em alta definição.

"Super Mario 3D World" chega para tentar preencher esta lacuna, apresentando uma variação do estilo visto em "Super Mario 3D Land", do 3DS, com fases razoavelmente curtas e lineares, fugindo do estilo de exploração visto em "Mario 64" e seus sucessores.

Aqui, até quatro pessoas podem jogar simultaneamente, encarnando Mario, Luigi, Toad e a princesa Peach, cada um com habilidades únicas e diferentes.

Pontos Positivos

Gráficos de desenho animado

Não há como não se impressionar com o visual de "Mario 3D World": a sensação é de controlar um desenho animado feito em computação gráfica - e daqueles de melhor qualidade.

Seja na televisão ou na telinha do GamePad, os modelos tridimensionais encantam com texturas bonitas, que passam bem a sensação de volume e superfícies diferentes.

A roupa de gatinho dos protagonistas tem um jeitão de veludo, enquanto o power up de cereja reluz de forma apetitosa e efeitos de luz e fogo brilham de forma realista e convincente.

A qualidade aparece também nas animações, como movimentos fluidos dos personagens e caras e trejeitos dos inimigos e chefões.

Bom uso do Miiverse

"Mario 3D World" consegue construir bem em cima da experiência vista em "New Mario U" e aproveitar melhor a rede social Miiverse.

Nos mapas é possível encontrar outros Miis com seus comentários sobre o game, enquanto ao final de cada fase aparecem várias publicações sobre aquele nível específico.

Porém, o destaque principal vai mesmo para os carimbos, um tipo de novidade que deve se tornar constante em outros jogos para o Wii U: cada fase traz um carimbo que, ao ser coletado, pode ser usados nas mensagens no Miiverse, resultando em montagens bonitas e divertidas.

Receita de sucesso

Em resumo, "Mario 3D World" é excelente por apresentar a mesma fórmula de sucesso em um altíssimo grau de refinamento.

Gráficos bonitos acompanham uma extensa lista de fases espalhadas por mundos de temáticas manjadas: tem o mundo de neve, de deserto, de fogo e afins. Controles afinadíssimos ajudam a encarar os variados desafios e coletar os muitos segredos, mesmo jogando com quatro pessoas ao mesmo explorando cenários 3D - com alguns raros problemas de câmera.

O começo da aventura é leve e fácil, enquanto as últimas fases apresentam desafios ferrenhos, e a trilha sonora é fenomenal, extremamente animada e empolgante. É a Nintendo em sua melhor forma, seja para o melhor ou pior.

Pontos Negativos

Cadê a inovação?

"Super Mario 3D World" é repleto de qualidades, mas sua visão limitada incomoda e preocupa.

Enquanto a Nintendo realmente colocou a cuca para trabalhar em "Super Mario Galaxy" e sua continuação, de lá pra cá o que vemos são versões ampliadas e refinadas do bom e velho Mario 2D. Versões muito boas, é verdade, mas com pouquíssimas inovações.

Por exemplo, não seria o momento de testar um multiplayer online na série? Ou talvez trazer opções para o usuário criar e compartilhar conteúdo?

Mesmo o GamePad é utilizado de forma tímida, reciclando ideias já vistas nos jogos anteriores.

Nada contra um jogo do Mario 'mais do mesmo' feito com o altíssimo nível de qualidade que a Nintendo apresenta, mas o herói sempre foi sinônimo de inovação e faz tempo que ele não honra essa tradição.

Nota: 9 (Excelente)

Mais Reviews