Topo

Star Wars Rogue Squadron III: Rebel Strike

21/11/2003 20h03

Um dos maiores destaques do lançamento do GameCube, e o primeiro jogo do console a ser exibido publicamente foi "Rogue Leader", da Factor 5. O game, produzido em apenas seis meses, é um dos mais bonitos do aparelho da Nintendo. Agora, com quase dois anos de desenvolvimento nas costas, seu sucessor traz um visual ainda mais elaborado - mas falha em manter a mesma qualidade consistente em sua maior variedade de opções.

"Rebel Strike" se baseia nas mesmas raízes do jogo anterior da empresa. Além de trazer como elemento principal os combates aéreos, o game continua baseado no mesmo intervalo temporal da primeira trilogia de "Star Wars". A diferença é que as missões agora escapam um pouco mais dos filmes e se baseam na série de livros de mesmo nome, mostrando muitas das aventuras de Wedge Antilles e Luke Skywalker no Rogue Squadron.

Escolha seu veículo

Além de trazer uma melhora no departamento visual, o game recebeu uma longa lista de novidades. Além de dividir a campanha de forma menos linear com diferentes conjuntos de missões, o número de veículos aumentou consideravelmente - além de oferecer algumas surpresas como um Jedi Starfighter (que, tudo indica, parece ser o mesmo usado por Obi-Wan no segundo episódio da série), agora veículos terrestres como AT-STs, Landspeeders e as famosas motos da perseguição em Endor estão disponíveis. É possível até mesmo andar à pé e abusar das pistolas em algumas missões.

O problema é que essa troca exagerada de meios de transporte (não é incomum usar até três uma missão) é o que mais fere o jogo. A parte à pé é extremamente simples a ponto de não exigir muita habilidade - mesmo com sua grande variedade de ambientes e situações - e traz sérios problemas de controle é câmera. Os demais veículos não chegam a ser ruins, mas não atingem a mesma qualidade inquestionável do resto do game... que invariavelmente traz um contraste desagradável.

Que a Força esteja com as Surpresas

Como outros jogos da série, "Rebel Strike" é uma verdadeira caixinha de surpresas. Além de poder liberar inúmeras missões-extras (tiradas diretamente do filme, com direito a trechos digitais da trilogia original - algo que você não verá em nenhum outro lugar) e veículos que devem interessar muito aos fãs do filme, o game ainda traz dois brindes de peso: versões emuladas dos arcades da Atari baseados nos filmes e TODO "Rogue Leader" em versão multiplayer cooperativa para dois jogadores. Para fechar o pacote, algumas opções multiplayer competitivas atendem os pedidos de longa data dos fãs da série.

Nota: 8 (Ótimo)