Síncope vasovagal: o que é condição que provocou desmaio de Alane no BBB

Alane desmaiou sábado (13) no BBB 24 (Globo) enquanto conversava com Nizam na cozinha, momentos antes da festa que recebeu a cantora Ludmilla.

No momento da queda, ela falava sobre a situação envolvendo Vanessa Lopes, dizendo que não queria omitir as conversas que rolaram na casa. A sister foi vítima de uma síncope vasovagal, que acontece em casos de muita emoção ou estresse.

O que é a síncope vasovagal

Não é considerada doença e atinge mais mulheres. Na verdade, a síndrome vasovagal é uma condição benigna, multifatorial, que está por trás de mais da metade dos desmaios e que acomete mais mulheres do que homens — todos, em geral, jovens.

Acontece em situações de muita emoção ou estresse. Em momentos assim, o sistema nervoso autônomo reage de maneira abrupta, levando a queda da pressão e uma diminuição temporária do fluxo sanguíneo para o cérebro.

Essa resposta fisiológica pode resultar em desmaios repentinos. Durante esse episódio, há uma dilatação dos vasos sanguíneos periféricos e uma desaceleração temporária do ritmo cardíaco.
Adriana Libório, neurocirurgiã

Assusta, mas não apresenta riscos. "Essa reação, embora desconcertante, é geralmente inofensiva e autolimitada. O corpo, em uma tentativa de recuperar o equilíbrio, retoma a circulação normal após o desmaio", pontua a profissional.

Causa também pode ser estresse físico. "É importante destacar que, embora a síncope vasovagal seja comumente desencadeada por estresse emocional, também pode ocorrer em resposta a outros estímulos, como dor intensa ou ficar em pé por longos períodos", completa Adriana.

Quando estamos em pé, o sangue tende a se acumular nos membros inferiores. Para manter a pressão, o nervo envia comandos para contrair os vasos. Diante de certos gatilhos, esses sensores dizem erroneamente que a pressão está alta. Então, os vasos dilatam, provocando o desmaio.
Guilherme Fenelon, cardiologista do Hospital Albert Einstein

Como condição é detectada

Diagnóstico mistura análise clínica e exames. Em conversa com o paciente, o médico descobre se outros sintomas, como tontura ou náusea, precederam o desmaio. Depois pode ser aplicado um exame chamado 'tilt', que mostra os mecanismos por trás do desmaio. É esse teste que vai descartar doenças como epilepsia ou labirintite.

Continua após a publicidade

Doenças têm sintomas parecidos. "Na epilepsia é diferente: após a crise, o indivíduo fica algum tempo atordoado até se recuperar totalmente. Já na labirintite ocorre mais uma sensação de desequilíbrio do que propriamente o desmaio", pontua o cardiologista.

Adotar mudança de hábitos pode ajudar a controlar episódios. Prática de atividades físicas regularmente (que contribui para o aumento da capacidade cardiovascular e uma melhor circulação sanguínea), manter-se hidratado, alimentar-se adequadamente, evitar ficar muito tempo em pé e em lugares abafados, além de deitar-se quando identificar fraqueza são principais recomendações.

*Com informações de reportagem publicada por VivaBem em 09/11/2021.

Deixe seu comentário

Só para assinantes