Conteúdo publicado há 6 meses

Taylor Swift: tudo o que se sabe e o que falta esclarecer sobre morte de fã

O primeiro show de Taylor Swift no Brasil após 11 anos teve uma tragédia: a morte da fã Ana Clara Benevides, 23. A estudante de psicologia viajou do Mato Grosso do Sul para a capital fluminense justamente para a apresentação da cantora norte-americana.

Em uma noite de bastante calor no Rio de Janeiro, a jovem desmaiou enquanto Taylor cantava a segunda música. Ela foi socorrida e levada ao hospital, onde foi constatada uma parada cardiorrespiratória.

"A paciente chegou ao Hospital Municipal Salgado Filho, às 20h50, em parada cardiorrespiratória. Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu. O evento era privado com assistência médica contratada pelos organizadores", disse o comunicado do hospital enviado a Splash.

Qual a causa da morte?

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio ontem à tarde que ainda não dá para "precisar a causa da morte [de Ana Benevides], que será investigada pelo IML". Splash também conversou com a Polícia Civil, que confirmou a causa da morte como indefinida.

"Serão feitos exames toxicológicos e patológicos para definir a causa. O prazo do laudo é de 30 dias. O corpo da jovem já está liberado e a família pretende fazer o traslado para a cidade da família", informaram as autoridades.

Amigas que estavam com Ana Clara também compareceram ao IML ontem para prestar esclarecimentos. Elas estavam assustadas e não falaram com a imprensa sobre o ocorrido.

Fã da Taylor Swift, Ana Benevides era estudante de psicologia
Fã da Taylor Swift, Ana Benevides era estudante de psicologia Imagem: Reprodução/Instagram

Velório e enterro

O corpo de Ana Clara foi liberado ontem pelo IML, mas ainda não há informação sobre hora e endereço do velório da estudante de psicologia.

Continua após a publicidade

Segundo Gabriela Benevides, prima da jovem, a família levará o corpo para Sonora e Pedro Gomes [no MS], onde será enterrado no jazigo da família. "Estamos aqui com a família. Não recebemos nenhuma ajuda [de qualquer esfera do governo]", disse ela ao deixar o instituto responsável pelas necropsias e laudos cadavéricos.

Ana Clara bebeu água antes de show

Gabriela ainda afirmou que a fã de Taylor Swift bebeu água e se alimentou antes de desmaiar. Ela não teria reclamado de qualquer problema de saúde. "Ela recebeu água porque estava bem na frente do palco. Também se alimentou. Só felicidade e alegria", disse a prima de Ana a Splash.

Ana Clara estava feliz

Daniele Menin, amiga que estava com a jovem durante o show, relatou que a jovem desmaiou "do nada" no início da apresentação de Taylor no Engenhão. Em entrevista ao Jornal Hoje (Globo), a bióloga relatou que ela e Ana estavam muito felizes de realizarem o sonho de ir ao show, mas a alegria se tornou desespero quando viu a amiga desmaiar no começo da segunda apresentação da cantora.

Foi do nada. A gente tava chorando de emoção de ver a Taylor e aí ela caiu. O pessoal puxou ela pra fora, a gente tava bem na grade, e aí pulei a grade e fui correndo pro postinho de apoio deles.
Daniele Menin

Continua após a publicidade
Daniele e Ana viajaram ao RJ para realizar o sonho de assistir ao show de Taylor Swift
Daniele e Ana viajaram ao RJ para realizar o sonho de assistir ao show de Taylor Swift Imagem: Reprodução/Instagram

Houve negligência?

Em contato com Splash, na manhã de ontem, José Weiny Machado, o pai de Ana Clara, afirmou que pode ter havido, sim, negligência de alguma parte na morte de sua filha.

Nada vai trazer minha filha de volta. O que eu posso dizer é que teve negligência em alguma parte. Não sei se foi por causa da falta de água que provocou vários desmaios. Não sei se pela proibição de entrar com água e faltou. Agora estou indo para Rio de Janeiro para trazer o corpo da minha filha. Weiny Machado

Horas depois, durante esclarecimentos no IML, Weiny Machado disse que, até então, não havia recebido suporte da T4F, empresa responsável pela produção do show, nem recebido qualquer apoio das autoridades. Abalado, ele disse que aguarda o laudo do IML (Instituto Médico Legal) que designará a causa da morte. As três amigas que estiveram no show com Ana Clara chegaram pouco antes das 14h30 para prestar esclarecimento sobre os últimos momentos da amiga.

Alexandre de Lemos, 53, amigo de Weiny Machado que vive no Rio de Janeiro, se dirigiu ao IML para prestar condolências. "Ele me ligou agora cedo para falar da notícia da morte. Era um sonho de Ana Clara assistir ao show. Ele [o pai] está arrasado. Também tenho uma filha. A gente cuida dos filhos com tanto carinho para perder assim. É triste."

Continua após a publicidade

Taylor lamentou morte

Poucas horas após o fim de sua primeira noite de show no Brasil, Taylor Swift tomou conhecimento da morte da fã e usou as redes sociais para dizer que estava "devastada" com a notícia.

Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã no começo desta noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer o quão devastada estou por isso. Tenho pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais. Taylor Swift

A artista norte-americana disse que não conseguirá mencionar o episódio nos próximos shows pela tristeza por jamais ter imaginado a tragédia após voltar ao Brasil.

Não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza quando tento falar sobre isso. Quero dizer que sinto profundamente essa perda e que meu coração partido está com sua família e amigos. Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil. Taylor Swift

Continua após a publicidade

Adiamento de show

Taylor adiou o show que faria ontem no Rio após a morte de Ana Clara e forte calor na cidade — a capital fluminense atingiu 42,5°C, com sensação térmica de quase 60°C, segundo Inmet. A nova data foi marcada para próxima segunda (20), e os ingressos continuarão válidos. Os fãs que estavam no estádio choraram e vaiaram ao saber da notícia.

Estou escrevendo este texto do meu camarim no estádio. A decisão foi de adiar o show de hoje pela temperatura extrema no Rio. A segurança e o bem-estar de meus fãs, banda e da equipe precisa e sempre vem em primeiro lugar. Taylor Swift

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também explicou os fatores que motivaram o adiamento do show de Taylor Swift desta noite no Engenhão. O primeiro seria referente à cantora, que não estava se sentindo bem após a confirmação da morte de sua fã, Ana Clara Benevides, 23, em seu show. O segundo, seria o forte calor que bateu recorde hoje na capital fluminense,

Deixe seu comentário

Só para assinantes