'Sinto falta da TV': por onde anda Guilherme Berenguer, ex-Malhação?

Guilherme Berenguer, 43, fez sucesso no papel de Gustavo em "Malhação", em 2004, e logo se tornou um dos galãs da TV Globo, conquistando papéis em novelas como "Bang Bang", "Sinhá Moça" e "Paraíso".

Há 10 anos, porém, o ator está longe da televisão. Ele se mudou para os Estados Unidos em 2012 e seu último trabalho foi um episódio da série "Milagres de Jesus", exibida pela RecordTV em 2014.

Em entrevista a Splash, Guilherme conta que está disposto a voltar à TV e aberto a convites.

"Eu penso em voltar para a televisão. Nos últimos anos, eu entrei e saí de alguns negócios que fiz. Então, hoje eu consigo entender o quanto de negócio e o quanto posso me dedicar pra uma possibilidade dessas. [...] A gente tem família no Brasil, eu tenho os avós dos meus filhos, eu sou brasileiro, eu amo o Brasil, eu gosto de ser brasileiro", afirma.

Eu vejo que tem muita coisa boa sendo feita. A pergunta que eu quero responder é: será que eu me abriria? Eu acredito que sim. Dependendo do projeto, quanto tempo, porque envolve minha família... Eu sinto falta do set, gosto de trabalhar com a equipe. Guilherme Berenguer

Por onde anda Guilherme Berenguer?

Atualmente, Guilherme trabalha com produção audiovisual e investimentos imobiliários. Como produtor, ele trabalha fazendo produtos como comerciais, vídeos corporativos e testemunhos para empresas. No setor imobiliário, presta consultoria para quem quer investir em imóveis de alto nível na Califórnia e na Flórida.

Ele sempre teve afinidade com os EUA e começou a ficar entre o país e o Brasil enquanto ainda atuava em novelas. Quando adolescente, Guilherme chegou a trabalhar como recepcionista da escola de inglês do tio em troca de aulas do idioma. Ele também demonstrava já ter afinidade com o mundo dos negócios: sublocava vagas no condomínio em que morava para pagar o aluguel, por exemplo.

Guilherme Berenguer com a mulher, Bianca, e os filhos Sebastian e Rebecca
Guilherme Berenguer com a mulher, Bianca, e os filhos Sebastian e Rebecca Imagem: Reprodução/Instagram

"Enquanto eu estava numa novela e outra, eu tinha minha vida artística, mas fui nutrindo essa ideia de Estados Unidos, fui nutrindo essa ideia de empreendedorismo, nutrindo essa ideia de ser independente. E se amanhã não tiver mais um contrato numa emissora, como que eu faço? Quero ter mulher, quero ter filhos, quero formar minha família. Sempre sonhei com isso também. Como fica meu projeto pessoal?", explica o ator.

Continua após a publicidade

Em uma das idas para os EUA, Guilherme conheceu sua mulher, Bianca Cardoso, por meio de uma amiga. "Quando eu conheci a Bi, eu pensei: 'Se essa loira der mole, eu caso com ela.' [...] O resto é história. São 15 anos de casamento, Sebastian tem 10 anos, Rebecca tem 7", conta. Bianca, que é psicóloga, já morava no país havia dez anos e não conhecia Guilherme como o mocinho de "Malhação".

"Malhação mudou tudo"

Antes de encarnar Gustavo, o recifense já tinha o sonho de atuar em "Malhação" e passou cinco anos fazendo testes e comerciais antes de protagonizar a novela. "Malhação era aquele lugar especial para a gente, um sonho a ser realizado. [...] Era significado da realização de um sonho, associado a uma realização profissional, associado também a uma realização de ser humano, à representação de um sucesso."

Juliana Didone, Guilherme Berenguer e Marjorie Estiano em 'Malhação 2004'
Juliana Didone, Guilherme Berenguer e Marjorie Estiano em 'Malhação 2004' Imagem: Gianne Carvalho/Globo

Ele só descobriu que atuaria na novela por meio da imprensa. "Eu soube por uma revista teen, e o título era 'Novos Malhos, guarde bem esse rostinho que ele é o próximo galã protagonista da Malhação.' Eu falei: 'Como assim todo mundo está sabendo e eu não?'. [...] Deixo aqui minha profunda gratidão para o Ricardo Waddington, que me escalou para fazer o protagonista, o tão irreverente e feliz Gustavo Costa Soares."

O sucesso foi tanto que Guilherme tem histórias com fãs de sobra para contar. Certa vez, ele foi surpreendido por adolescentes apaixonadas após uma corrida no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Continua após a publicidade

Estava saindo do supermercado e vieram umas 300 garotas que estavam no Ibirapuera me procurando. Parou o supermercado, não tive como sair, virou uma presença VIP. A minha empresária falava: 'Se uma tem coragem de vir, todas as outras vão vir. 'Não foi diferente, né? Veio uma, veio outra, veio outra, daqui a pouco começou a tirar foto e pedir autógrafo. Guilherme Berenguer

"Foi um evento, foi uma coisa espontânea. E é gostoso você retribuir no momento isso, né? E eu me divirto, né?", completa. Em outra ocasião, ele virou a sensação de uma grande loja em Nova York ao ser abordado por três grupos de adolescentes brasileiras que estavam em uma excursão na cidade. Além disso, o ator conta que ainda guarda todas as cartinhas que recebeu de fãs em sua casa, nos EUA.

Na novela, o casal de Gustavo e Letícia, vivida por Juliana Didone, também foi um fenômeno. Ele conta que, antes de "Malhação", ele já havia feito comerciais com Juliana, mas que não sabe se o diretor Ricardo Waddington já havia visto os dois juntos.

Existia um desejo incubado. O Gustavo não queria conversa com ela, chamava ela de 'miss gari' e a Letícia chamava ele de garoto idiota, mas a atitude, o olhar, falava outra coisa. Isso dá um gosto de: 'Como só eles não estão percebendo?'. É como se só nós na audiência percebíamos, mas eles não. 'Como assim?'. Guilherme Berenguer

Guilherme ainda tem contato com os ex-colegas de elenco da novela. Muitos deles, Guilherme já conhecia de outros trabalhos e de cursos te teatro. "Eu acho isso muito emocionante. Todo mundo venceu. Tava todo mundo ali ralando, querendo fazer comercial, todo mundo 'competindo' [...] e de repente tá todo mundo em um projeto. Foi muito emocionante essa 'Malhação'."

Hoje, Guilherme assiste "Malhação" com a família, nos EUA. No início deste mês, a novela estreou no Globoplay. "A gente faz uma programação de final de tarde com a família, a gente assiste e vai tirando dúvidas. [Eles perguntam]: 'Papai, como foi fazer isso? Papai, como foi fazer aquilo?'. E eu vou compartilhando com eles. É divertido."

Deixe seu comentário

Só para assinantes