Topo

Por Onde Anda

Contamos a história de artistas que foram famosos e estão afastados do mundo do entretenimento, investindo em uma outra carreira, ou vivendo em outro país.


'Silvio mandou me chamar': Por onde anda a sexóloga do meme 'Ai que susto'?

De Splash, em São Paulo

01/08/2023 04h00

"Encostou, aí que susto. [O ânus] vai contrair, espera relaxar e penetra". Carla Cecarello, 56, fez sucesso na TV brasileira há quase duas décadas tirando dúvidas dos telespectadores sobre sexo e se tornou dona do meme "Ai que susto" após viralizar lá nos primórdios do YouTube ensinando a prática de sexo anal.

Como está a vida da sexóloga nos dias atuais? Em entrevista exclusiva a Splash, a doutora relembrou quando ousou em comprar um espaço na TV para falar de sexualidade, contou que Silvo Santos mandou levá-la para o SBT aos se encantar com seu trabalho e riu ao afirmar que o meme "Aí que susto" fez um "bem danado" em sua vida.

Ela também não escondeu que gostaria de voltar a ter uma atração na televisão para falar mais sobre sexo. "Gostaria de voltar novamente a fazer um programa sobre sexo. Penso talvez ter oportunidade de fazer um novo programa ou alguma outra coisa nesse sentido", conta ela a Splash.

Início de carreira

Carla Cecarello se formou em psicologia em 1990 e logo se especializou em sexualidade humana. Inicialmente, ela havia entrado no curso para trabalhar com crianças, mas acabou se interessando pelo tema após uma aula comportamental sobre a intimidade.

"No quarto ano da faculdade, eu conheci um professor que veio falar sobre as técnicas comportamentais para o tratamento das disfunções sexuais. Aquilo me encantou e fui conversar com ele porque queria saber como é que funcionava, como era o trabalho. Ele me convidou pra poder fazer um estágio numa clínica que formava profissionais na área da sexualidade."

Assim, a psicóloga se especializou no tema com a "nata da sexualidade" e ajudou a fundar a ABS (Associação Brasileira de Sexualidade) com o objetivo de realizar pesquisas e trabalhos científicos. "Era uma época que ainda não se falava tanto quanto se fala hoje, que está bem escancarada. Lá na época, a gente já tinham muitos profissionais importantes que estudavam a respeito", explica.

"Me arrisquei na TV"

A sexóloga começou a fazer participações em rádios e TVs para falar de sexo com a repercussão dos trabalhos de pesquisa. Após ficar sete anos como colunista de sexo na Rádio Transamérica SP, ela teve a ideia de entrar na TV para falar sobre o tema abertamente ao público.

"Vou te dizer que eu arrisquei bem na TV. Tinha uma fera amiga na área de assessoria de imprensa e falei: 'Vamos arriscar fazer um programa sobre sexualidade. Vamos comprar um espaço numa emissora'. Ela: 'Você é louca. Isso aí é muito caro' e eu falei: 'Não, eu vou atrás de patrocínio e você me dirige, você conhece tudo da imprensa'", lembra.

Dessa forma, Cecarello se jogou no mercado e conseguiu fechar um patrocínio do laboratório Pfizer e ainda contou com apoio financeiro do marido para lançar o "Sexo falado com Carla Cecarello", na RedeTV!, em 2005.

"Silvio Santos mandou me chamar"

Carla Cecarello aprendeu no dia a dia com o projeto custeado de seu próprio bolso que fazer televisão custa caro. Quando estava prestar a completar seis meses de RedeTV! e quase sem recurso para seguir no ar, ela foi surpreendida por uma ligação do SBT com o seguinte convite: 'Silvio Santos mandou te chamar'.

"A gente já não aguentava mais pagar e não conseguíamos outros patrocínios. O Silvio Santos assistiu não sei como, gostou do programa e mandou chamar. Nos disseram que o Silvio queria fazer tipo uma revista eletrônica", conta.

A sexóloga viu o "Aprendendo sobre sexo" estrear na faixa das 22h às 22h15 com dicas rápidas de sexo, mas o programa do SBT não ficou no ar dois dias após a estreia. "A censura [no caso a classificação indicativa do programa] não permitiu que nós ficássemos no horário. Aí o Silvio falou: 'Você vai entrar de qualquer jeito. Você vai entrar de domingo à meia-noite'", detalha.

Assim, Carla Cecarello se consolidou nas noites de domingo e liderou a audiência do horário com uma atração de 30 minutos falando exclusivamente sobre sexualidade.

Fiquei durante um ano no ar e todos os domingos eu ganhei na audiência. Ganhei muita visibilidade, era muito agradável e tenho certeza que eu ajudei muita gente com o programa. Eram mais de 1.500 perguntas por dia numa época que não tinha nem Instagram, Facebook e WhatsApp. Era tudo mandando por e-mail.
Carla Cecarello

Meme "Aí que susto"

A repercussão do programa de sexo em TV aberta colocou Carla Cecarello como dona de um dos primeiros vídeos virais do YouTube no Brasil após aula sobre sexo anal no SBT.

"Em um programa, eu ensinei como é que fazia passo a passo e acho que naquele dia eu estava muito inspirada, porque não tinha nada na minha frente escrito. Saiu tudo da minha cabeça e ficou ótimo, né?, explica.

A forma leve de falar do ato com as palavras "encostou", "contraiu" e "ai que susto" fez a explicação viralizar na internet e ganhar o funk "Ai que susto", do Dj Raphael. "Na época eu não sabia disso, né? Uma amiga me disse e fiquei super preocupada. Eu nunca quis cair pro lado da vulgaridade. Sempre me preocupei em passar informações científicas", relata.

Segundo Carla Cecarello, o vídeo atingiu 4 milhões de acessos na época e a repercussão só trouxe benefícios para sua profissional. "Foi muito legal. Muita gente se beneficiou mesmo dessa informação. Muita gente veio falar positivamente a respeito do vídeo e até hoje tem gente que fala e assiste. A repercussão foi 100% positiva. Esse DJ não sabe o bem que ele me fez, viu?", declara.

"Não podia seguir com essa pegada"

Apesar da boa repercussão entre o público e liderar a audiência no horário, o "Aprendendo sobre Sexo com Carla Cecarello" foi extinto em 2007. As filhas de Silvio Santos assumiram a gestão de programação do canal e optaram pelo fim sob alegação de que o "vínculo religioso" delas não permitia manter a atração.

As filhas do Silvio têm toda uma questão mais religiosa. Então, elas disseram que o programa não podia seguir com essa pegada, mas foi tudo bem de boa. Lógico que eu fiquei muito sentida, porque eu adorava muito fazer o programa.
Carla Cecarello

Na sequência, a sexóloga voltou à TV três anos depois para comandar o "Falando sobre Sexo", na TV Gazeta, mas o projeto durou apenas sete meses por falta de dinheiro na fundação. De 2014 a 2016, ela ainda retornou ao SBT para atuar como colunista de sexo no "Okay, Pessoal", de Otávio Mesquita.

"No quadro do Otávio, eu ia pra rua mesmo fazer matérias. Por exemplo, eu fui visitar a casa de swing pras pessoas entenderem do que se tratava o tema", descreve.

"Penso em fazer novo programa"

Nos dias atuais, Carla Cecarello se dedica em tempo integral ao seu consultório. Além disso, ela utiliza as redes sociais para gravar vídeos de dúvidas que recebe do público e faz participações especiais em programas para levar ensinamentos de sexo.

"O dia inteiro eu fico trabalhando. Começo 8h de segunda, mas de terça a sexta vou das 7h às 21h. Tem bastante gente pra atender, principalmente depois da pandemia. O negócio ficou bem complicado", destaca.

Apesar da agenda corrida de trabalho, Carla Cecarello não esconde que gostaria de ter um novo programa na TV. "Eu gosto de falar, gosto de orientar e com certeza tô dentro se pintar um convite. Eu adoro fazer isso. Assim, eu faço com muito prazer e dou um jeito com agenda", garante.

Feliz na vida pessoal e profissional, a sexóloga se diz feliz por ter realizado muitos de seus sonhos. "Acho que a vida me foi muito generosa. Eu realmente consegui muitas coisas que eu nem sonhava em fazer. Agora, eu já estou com 56 e fico pensando que daqui a pouco quero ter uma aposentadoria tranquila, sossegada. Quero ver meu filho bem e penso em talvez ter oportunidade de fazer um novo programa ou alguma outra coisa nesse sentido", finalizou.