Exclusivo
Celebs

Cardiologista de Faustão explica por que transplante durou apenas 2h30

Fausto Silva, 73, completa um mês com o novo coração. O transplante aconteceu no dia 27 de agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após agravamento de um quadro de insuficiência cardíaca.

À época, no entanto, um detalhe chamou a atenção do público: o tempo de duração da cirurgia. De acordo com boletim médico divulgado naquele dia, o procedimento durou cerca de 2h30 e foi "realizado com sucesso".

Em entrevista exclusiva a Splash, o médico Fernando Bacal, cardiologista do apresentador, explicou que o tempo do transplante realizado no comunicador é mais comum do que as pessoas imaginam.

O período divulgado pelo hospital considera o tempo que a equipe médica levou para realizar a ligação entre as artérias e os tecidos. "É muito mais o tempo do implante, propriamente dito, que são as anastomoses [ligação entre artérias], que a gente fala onde faz as suturas [conjunto de manobras realizadas para unir tecidos] do coração novo."

Já o processo todo pode demorar cerca de seis horas. "Tem todo o processo de abertura, de fechamento, o osso para você poder operar o coração, você tem que serrar o osso, que é o osso esterno, depois fazer os fechamentos com os grampos, os fios metálicos..."

O cardiologista Fernando Bacal é diretor do Núcleo de Transplantes do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) e coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante- Hospital Israelita Albert Einstein. Ele é um dos médicos que acompanham o apresentador Fausto Silva.

Corrida contra o tempo

O tempo de isquemia fria, período em que o órgão pode ficar sem circulação sanguínea, é decisivo para o transplante de coração. De acordo com o cardiologista, o tempo do órgão fora do corpo não pode passar de quatro a cinco horas.

"O tempo de isquemia, esse é um tempo que pesa muito para o transplante de coração, que é a partir da retirada do coração, do peito do doador, até ele estar batendo no peito do receptor. Então, esse tempo, habitualmente, não pode passar de quatro a cinco horas. Uma corrida contra o tempo", explica o médico.

Continua após a publicidade

Reabilitação

Faustão posa ao lado dos médicos do Hospital Albert Einstei, Fábio Gaiotto e Fernando Bacal
Faustão posa ao lado dos médicos do Hospital Albert Einstei, Fábio Gaiotto e Fernando Bacal Imagem: Reprodução/ Instagram @faustaodomeucoracao

O processo de reabilitação de Fausto Silva pode demorar cerca de três meses. De acordo com o cardiologista do apresentador, o tempo depende do quanto o paciente estava debilitado antes da realização do transplante.

"A insuficiência cardíaca é uma doença que impõe limites muito grandes na qualidade de vida e na expectativa de vida dos pacientes. Quando o paciente tem insuficiência cardíaca avançada, ele perde muita massa muscular, pode ter alterações renais, ele pode evoluir com o quadro de caquexia, que é perda muscular e tal", explicou.

Faustão passará por um processo cujo objetivo é recuperar a massa corporal perdida. "Esse processo de reabilitação é voltar, além do aspecto nutricional, o aspecto fisioterápico de reabilitação, para voltar a ganhar massa muscular, melhorar a capacidade respiratória, porque é um longo período que a doença vai impondo limitações no paciente."

Internação, transplante e alta

Faustão em vídeo após transplante de coração
Faustão em vídeo após transplante de coração Imagem: Reprodução/Instagram
Continua após a publicidade

Internação. O apresentador deu entrada no hospital no dia 5 de agosto para tratamento de um quadro de insuficiência cardíaca, condição que vinha sendo acompanhada pela equipe médica desde o ano de 2020.

Indicação para transplante. Diante do agravamento da doença, ele foi incluído na lista de espera por um transplante de coração. A informação, no entanto, só veio a público no dia 20, por meio de um boletim médico. Ele estava precisando de diálise e medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração.

Cirurgia. O comunicador recebeu o novo coração no dia 27 de agosto, em cirurgia realizada sem intercorrências, após a equipe transplantadora do paciente que ocupava o topo da lista recusar o órgão.

O apresentador gravou um vídeo agradecendo à família do doador do novo coração. O vídeo foi publicado no perfil Faustão do meu Coração, criado pela família do comunicador para divulgar a doação de órgãos.

Faustão deixa a UTI. O comunicador deixou a Unidade de Terapia Intensiva no dia 1ª de setembro e foi transferido para a semi-intensiva.

Faustão deixou o hospital no dia 10 de setembro, após 36 dias internado. "O paciente seguirá sob as orientações médicas e nutricionais necessárias para a reabilitação após o transplante cardíaco", informou o Hospital Israelita Albert Einstein.

Continua após a publicidade

Oito dias após receber alta, Faustão voltou a ser internado no Hospital Albert Einstein. Em comunicado, a unidade de saúde afirmou se tratar de um protocolo de rotina. O que foi confirmado a Splash pelo cardiologista do apresentador. No dia 23, ele recebeu alta do hospital.

Deixe seu comentário

Só para assinantes