Sandra Bullock pode perder o Oscar após treta de 'Um Sonho Possível'?
Após o ex-jogador da NFL Michael Oher, 37, que inspirou o filme "Um Sonho Possível" (2009), abrir um processo contra a família que supostamente o adotou, algumas pessoas começaram a pedir nas redes sociais que Sandra Bullock devolva o Oscar de melhor atriz que recebeu pelo seu trabalho no filme. Mas é possível que isso ocorra?
O que aconteceu
Oher abriu um processo contra a família Tuohy, afirmando que nunca foi adotado e foi instruído a assinar uma curatela, para que Sean e Leigh Anne Tuohy pudessem fazer negócios em seu nome —incluindo ter acesso aos royalties da produção hollywoodiana. Oher diz que não ganhou um centavo pelo filme, enquanto os Tuohy teriam recebido parte dos lucros.
Na petição, Tuohy pede que a curatela seja encerrada, e que a família seja proibida de usar seu nome e sua imagem. Ele também quer ter acesso às contas dos valores que os Tuohy lucraram em seu nome, e que o casal pague a ele um valor compensatório.
É possível que a atriz realmente precise devolver o Careca Dourado?
Não. Pelas regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, não há nada que diga que a atriz precisa devolver a estatueta pela história do filme não ser verdadeira.
Por que fãs pedem que Sandra Bullock devolva o Oscar?
O filme de 2009 dirigido por John Lee Hancock rendeu à Miss Simpatia seu Oscar de melhor atriz. Ela interpreta Leigh Anne.
Bullock concorria com Carey Mulligan ("Educação"), Helen Mirren ("A Última Estação"), Meryl Streep ("Julie & Julia") e Gabourey Sidibe, protagonista de "Preciosa: Uma História de Esperança", que muitos consideraram ter sido a esnobada da premiação, e quem merecia ter levado o prêmio.
A vitória de Bullock, já considerada desagradável pelo teor canastrão do filme, acabou ganhando outros tons negativos com as alegações feitas agora por Michael.
Mas nem todos concordam
Alguns apontam que Sandra Bullock não é quem deveria ser o alvo das conversas no momento. "É estranho que alguns de vocês queiram que Sandra Bullock responda por seu papel em 'Um Sonho Possível', como se ela soubesse de alguma coisa sendo que o próprio Michael só começou a analisar a história em 2016, quase uma década depois do filme", disse uma.
Outra internauta opinou que, apesar de o filme ser problemático, a culpa não é da atriz: "Um Sonho Possível sempre foi essa besteira de salvador branco que infantiliza homens negros para torná-los menos assustadores para a audiência branca. Dito isso, não ataquem Sandra Bullock por algo que ela não fez, especialmente quando ela já está passando por tanta coisa." O companheiro da atriz, Bryan Randall, morreu na semana passada após batalha contra Esclerose Lateral Amiotrófica.
O próprio ator que interpretou Michael, Quinton Aaron, defendeu a colega de profissão: "Fazer uma declaração como essa não faz sentido. Sandra Bullock não teve nada a ver com a história real que estamos lendo agora", declarou ao TMZ Sports.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.