Topo

Globo leva para TV série de humor com supermercado que vira escola de samba

Vilma Melo, Ramille, Dhu Moraes, Evelyn Castro e Luis Miranda, elenco de Encantado"s, em ensaio para Splash - Sérgio Zalis
Vilma Melo, Ramille, Dhu Moraes, Evelyn Castro e Luis Miranda, elenco de Encantado's, em ensaio para Splash Imagem: Sérgio Zalis

De Splash, no Rio

14/04/2023 04h00

Após estrear no Globoplay em 2022, a primeira temporada da série "Encantado's" vai ocupar a faixa das 22h da Globo a partir de 2 de maio.

Criada por roteiristas negras e 90% do elenco preto, a série de comédia gira em torno de uma família suburbana.

Ela conta a relação dos irmãos Ponza, Olímpia (Vilma Melo) e Eraldo (Luis Miranda), que herdam do pai um supermercado e uma escola de samba da série D do Rio de Janeiro, ambos funcionando em um mesmo espaço físico.

Os dilemas familiares acontecem porque eles têm objetivos de vida bem distintos. Ela quer gerir o negócio que dá sustento à família e ele mira um título no Carnaval. A partir disso, protagoniza momentos cômicos e cheios de afeto junto ao grupo de personagens que, de dia, ocupa suas funções no mercado e, à noite, brilha nos ensaios da agremiação.

"Enquanto pessoa preta eu me sinto representada e privilegiada em me ver na tela - quando eu falo em me ver, digo em relação aos meus pares. Eu acho que é assim que as pessoas pretas e suburbanas vão se sentir. Estamos falando de pessoas reais, pessoas que existem, como uma tia, uma mãe, uma amiga", afirma a atriz Vilma Melo.

"E temos uma lente de aumento para aquilo. A escola de samba nada mais é do que o reduto cultural daquelas pessoas. Então o subúrbio você vê ali na tela presente e representado", prossegue.

"Encantado's" foi criada por Renata Andrade e Thais Pontes após uma oficina para atores negros na Globo. É escrita em parceria com Chico Mattoso e Antonio Prata, responsáveis pela redação final.

Globo estreia série de comédia "Encantado's" no dia 2 de maio

Quem é quem em "Encantado's"?

Leia abaixo uma versão resumida dos perfis dos personagens, enviada pela Globo:

Olímpia Ponza (Vilma Melo) - Empreendedora do subúrbio, alegre, otimista e incansável, é proprietária e gerente-geral do Encantado's, que herdou do pai e ambiciona transformar no melhor supermercado da Zona Norte.

Eraldo Ponza (Luis Miranda) - Irmão mais novo de Olímpia (Vilma Melo), é um trapalhão, dono de uma megalomania quase infinita, que se manifesta na maneira com que administra a Joia do Encantado, escola de samba do grupo D herdada de seu pai. Sonha chegar à Sapucaí.

Dona Ponza (Dhu Moraes) - Viúva de Geraldo Ponza, mãe de Eraldo (Luis Miranda) e Olímpia (Vilma Melo). É uma mulher firme e afrontosa, mas que amolece quando o assunto o seu caçula. Protege e defende tudo o que vem dele, inclusive sua neta Melissa (Ramille), que acredita ser a esperança de ascensão da família.

Maria Augusta Ponza (Evelyn Castro) - Esposa de Eraldo (Luis Miranda), que a exibe como um troféu, é uma mulher exuberante e superficial, que busca atingir o "Everest" da evolução pessoal e tornar-se coach de qualidade de vida e autodescobrimento.

Melissa Ponza (Ramille) - Filha de Eraldo (Luis Miranda) e Maria Augusta (Evelyn Castro). É uma legítima representante da Geração Z. Autocentrada, é maldosinha e odeia trabalhar.

Madurão (Tony Ramos) - É o bicheiro e o maior empreendedor do bairro, dono de vários comércios na região, entre eles a fábrica de gelo GelOba. Um dos seus grandes desejos é comprar o terreno do Encantado's para construir um cassino clandestino, mas Olímpia (Vilma Melo) não quer vê-lo nem pintado de ouro.

Ana Shaula (Luellem de Castro) - Caixa do supermercado, é mal-humorada e sarcástica. Reclama de tudo o tempo todo, só vê defeitos nas coisas. Sente um prazer especial em compartilhar seu baixo astral com as pessoas felizes, especialmente com Pandora.

Pandora (Dandara Mariana) - É do tipo tagarela e animada. Chega ao Encantado's à procura de um emprego e, apesar dos perrengues e do pequeno salário de caixa, encontra ali o seu lugar.

FlashBlack (Digão Ribeiro) - Foi criado por Tia Ambrosia (Neusa Borges), sua avó, que o trata com zelo exagerado. Sonha em ser cineasta, mas o mais perto que chegou disso foi se tornar monitor de câmera de segurança.

Leozinho (Augusto Madeira) - Vive para cima e para baixo no Encantado's, mas não trabalha lá. Sua real função é ser o puxa-saco oficial de Eraldo (Luís Miranda).

Pedro (Dhonata Augusto) - Açougueiro do Encantado's. Galã, solar e bem-humorado, é um mulherengo convicto. Não é do tipo cafajeste. Vê-se como um homem movido pela paixão que se entrega inteiramente a cada relação, mesmo que elas sejam muitas e passageiras.

Crystal (Ludmillah Anjos) - No supermercado, trabalha como estoquista, cargo que é, por vezes, abalado por sua compulsão por organização. Crystal se orgulha do posto de rainha de bateria da Joia, conquistado com muito carisma e samba no pé, o que desperta o recalque de Maria Augusta (Evelyn Castro).

Tia Ambrosia (Neusa Borges) - É a componente mais velha da comunidade e a mais antiga funcionária do Encantado's. Uma entidade no bairro e respeitada no supermercado, onde trabalha como fiscal de caixa. Reverenciada na Joia do Encantado, onde integra a ala das baianas,

Celso Tadeu (João Côrtes) - Locutor-patinador do Encantado's. Na vida pessoal e no relacionamento com os colegas, é divertido e irreverente. De microfone em punho, porém, anunciando os produtos, fala com aquela voz empostada, de locutor de subúrbio, bem diferente do seu timbre habitual.

Ceroto (Leandro Ramos) - É o braço direito de Madurão. Malandro raiz. Age como um soldado leal e está sempre disposto a colocar em prática os planos ambiciosos e nada honestos de seu chefe. Acredita ser o seu sucessor natural.