Topo

Maurício de Sousa se arrepende de como criou Mônica há 60 anos

Mônica comemora 60 anos em 2023 - Divulgação/ MSP
Mônica comemora 60 anos em 2023 Imagem: Divulgação/ MSP

De Splash, em São Paulo

23/03/2023 04h00

Mônica comemora 60 anos em março deste ano. Criada em 1963, a personagem se tornou um ícone dos quadrinhos brasileiros pelas mãos de Maurício de Sousa e, mesmo seis décadas depois, está presente na vida de muita gente.

Uma das características de Mônica é ser uma criança muito forte e valente, mas que por muitas vezes ficava irritada e acabava brigando com os seus colegas de escola. Com o passar dos anos, os traços e os atributos da garotinha foram mudando. Hoje, a personagem não bate mais nos seus colegas, por exemplo.

"No início do meu processo de criação ela era um pouquinho mais violenta. Eu até me arrependo de alguma coisa que eu fiz no começo. Há muitos anos ela não aparece nos gibis batendo em alguém", disse Maurício de Sousa em entrevista ao Fantástico.

Criação

Mônica e outras personagens foram criadas a partir da observação das próprias filhas do cartunista.

"Eu trabalhava em casa. Então, eu estava olhando a Magali comendo uma melancia inteirinha de verdade, né? A Mariângela, muito gentil com as irmãzinhas, e a Mônica carregando um coelho que eu tinha comprado na feira de Mogi das Cruzes (SP). Ela pequenininha tentava levantar o coelho", contou ao Fantástico.

Na hora que eu via aquela menininha meio dentucinha andando pela casa e eu imaginei que podia ser um perfeito personagem forte que o pessoal ia adorar, como aconteceu.

Líder da "Turma da Mônica", a garotinha de sete anos que mora no Bairro do Limoeiro foi inspirada na segunda filha do quadrinista, que também se chama Mônica. No entanto, diferente do que muitos podem imaginar, ela não foi a primeira personagem a ser criada; o primeiro desenhado pelo autor foi o Capitão Picolé.

Já entre os mais conhecidos, surgiram primeiro o Bidu e o Franjinha, em 1959. Depois, inspirados em amigos de Maurício, vieram o Cebolinha, em 1960, e o Cascão, em 1961.

Cebolinha começou como um coadjuvante em uma tirinha chamada "Bidu e seu amigo". Após dois anos, foi a vez de Mônica aparecer como personagem secundária, na tira de nº 18 do próprio Cebolinha, no jornal Folha de S.Paulo.

O gibi protagonizado pela menininha de vestido vermelho aconteceu apenas em 1970 e, depois disso, a personagem caiu no gosto popular. Com o sucesso que foi fazendo entre os leitores dos quadrinhos feitos por Maurício, Mônica se tornou a líder do grupo.

Capa da reedição de 2007 de 'Mônica e a sua Turma', a primeira revista da Mônica, publicada em maio de 1970 - Divulgação/MSP - Divulgação/MSP
Capa da reedição de 2007 de 'Mônica e a sua Turma', a primeira revista da Mônica, publicada em maio de 1970
Imagem: Divulgação/MSP

Repercussão

A Turma da Mônica se tornou um grande sucesso no Brasil e em vários outros países, ganhando diversas adaptações para filmes, séries de TV, livros, jogos e até um parque de diversões em São Paulo. Há também o derivado, "Turma da Mônica Jovem", com os personagens mais velhos.

Em 2007, o Unicef concedeu dois prêmios: Mônica foi homenageada como Embaixadora do Unicef, e Maurício foi homenageado como Escritor para Crianças do Unicef Já em 2008, Mônica foi nomeada Embaixadora do Turismo Brasileiro.

Turma da Mônica é um sucesso dentro e fora do Brasil - Divulgação - Divulgação
Turma da Mônica é um sucesso dentro e fora do Brasil
Imagem: Divulgação