Topo

Além de 'The Last of Us': os filmes e séries baseados em jogos

Filmes e séries baseados em jogos - Reprodução
Filmes e séries baseados em jogos Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

29/01/2023 04h00

"The Last of Us" está fazendo sucesso e sendo aclamada pelo público desde sua estreia. Baseada na série de jogos de mesmo nome, a fidelidade com a obra original é muito elogiada pelos espectadores.

A produção não é a primeira adaptação de games, e o respeito à história não é regra. Veja só:

"Mortal Kombat" abriu as portas para os filmes de videogames em 1995. O longa é visto como uma das melhores adaptações até hoje. Sua sequência de 1997, "A Aniquilação", porém, não foi bem vista pela crítica.

Em 2021, o jogo também foi transformado em desenho animado pela HBO Max - a série "Mortal Kombat Legends" -, que também produziu um remake do primeiro filme.

Mortal Kombat - Reprodução / Twitter - Reprodução / Twitter
"Mortal Kombat"
Imagem: Reprodução / Twitter

Lara Croft teve sua história contada nos cinemas algumas vezes.

Na primeira franquia de filmes "Tomb Raider", de 2001, a personagem de Angelina Jolie foi recordista de bilheteria. No entanto, a continuação de 2003 não fez tanto sucesso.

Dezessete anos mais tarde, em 2018, a aventureira foi interpretada por Alicia Vikander, numa produção que retrata a sua ascensão com mais profundidade e corrige erros do passado, como a hiperssexualização da exploradora.

Lara Croft - Reprodução - Reprodução
'Lara Croft: Tomb Raider'
Imagem: Reprodução

"Resident Evil" foi o game com as adaptações mais bem-sucedidas financeiramente. São sete filmes, uma série e várias animações desde a estreia, com "Resident Evil: O Hospede Maldito", que dividiu opiniões por abandonar os personagens clássicos e investir em um enredo inédito.

Resident Evil - Reprodução - Reprodução
'Resident Evil'
Imagem: Reprodução

"Terror em Silent Hill" é considerado o melhor filme baseado em um game pela crítica. Apesar de não reproduzir todos os acontecimentos fielmente, a atmosfera aterrorizante dos jogos foi mantida, com a colaboração do compositor Akira Yamaoka, que fez a trilha sonora original.

Já a continuação, "Silent Hill: Revelação", não fez jus ao seu antecessor, com um roteiro fraco e personagens importantes deixados de escanteio.

Terror em Silent Hill - Reprodução - Reprodução
'Terror em Silent Hill'
Imagem: Reprodução

"The Witcher" fez sucesso na Netflix entre os fãs dos games de mesmo nome. No entanto, diferente do senso comum, a produção não foi baseada nos jogos, mas na série de livros do autor polonês Andrzej Sapkowski.

A história conseguiu melhorar algumas questões, como a diversidade entre os personagens, e já foi renovada para sua quarta temporada.

The Witcher - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
'The Witcher'
Imagem: Divulgação/Netflix