Topo

Key Alves do BBB é sapiossexual: Por que orientação virou meme nas redes?

Key Alves, jogadora de vôlei, é confirmada no BBB 23 - Reprodução/Instagram
Key Alves, jogadora de vôlei, é confirmada no BBB 23 Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

12/01/2023 17h42Atualizada em 14/02/2023 11h35

Key Alves é uma das participantes mais polêmicas e comentadas dessa edição do BBB 23. Além de protagonizar cenas quentes na casa, a sister ganhou destaque na noite passada ao dizer que nunca leu um livro na vida.

Nas redes, os espectadores do programa lembraram que a jogadora de vôlei já chegou a declarar ser uma pessoa sapiossexual, o que rendeu uma série de memes.

Mas por que? O que é sapiossexual?

A orientação contempla aqueles que consideram a inteligência como a mais importante ferramenta de atração no jogo da sedução. Ou seja, em vez de sentir uma atração puramente sexual por um parceiro ou parceira, os adeptos desta segmentação dizem se interessar mais pelos atributos intelectuais do pretendente.

Por se tratar de uma preferência que pode ser tranquilamente adotada por heterossexuais, homossexuais ou bissexuais, há quem prefira identificá-la mais como mais uma questão de identidade do que de fato orientação sexual.

Na dúvida se faz parte desse grupo, uma pergunta rápida é capaz de enquadrá-la ou não: você se sente mais atraída por pessoas com boa habilidade de conversação do que por aquelas de boa aparência? Então considere-se parte desta turma.

De onde vem o termo?

O "sapiosexual" foi criado em 1998 por Darren Stalder, um engenheiro de Seattle. Na época, ele o inventou para se descrever. Seu objetivo era dizer que pouco se importavam com os atributos físicos de pretendentes. Darren preferia mesmo uma "mente incisiva, inquisitiva, perspicaz e irreverente", escreveu em uma postagem na rede social LiveJournal, em 2002.

"Sapio" vem do latim e significa "eu entendo" ou "eu sei". "Quero alguém que considere uma discussão filosófica como preliminar", acrescentou Darren.

Enquanto alguns só apreciam a inteligência do outro, há quem se sinta sexualmente despertado por elas. Novos tempos!