Topo

Ivete, Angélica e mais: famosos que 'saíram do armário' e declararam voto

Ivete Sangalo dançou ao som de "olê, olê, olá, Lula, Lula" em show - Reprodução/Instagram
Ivete Sangalo dançou ao som de "olê, olê, olá, Lula, Lula" em show Imagem: Reprodução/Instagram

Gabriel Dias

Colaboração para Splash

21/10/2022 04h00

A política no Brasil está cada vez mais próxima do mundo do entretenimento. Figuras públicas têm declarado suas preferências nas eleições. Elas usam as redes sociais, mas também levantam discussões políticas nos palcos. E até celebridades que não se manifestavam sobre o assunto decidiram "sair do armário" nessas eleições e declarar o voto.

O segundo turno ocorre em 30 de outubro. Além da disputa para a presidência, entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), 12 estados escolherão seus governadores em uma nova disputa eleitoral.

Veja as celebridades que se posicionaram:

Anitta

Há pouco mais de dois anos, Anitta era chamada de ignorante por perguntar, em uma live no Instagram, se os ministérios faziam parte do Judiciário. De lá para cá, não só a cantora passou por um processo de politização intenso, como também se tornou influente nos debates sobre política e eleições, até recentemente declarando voto no ex-presidente Lula.

Anitta declarou voto em Lula; cantora passou a debater política recentemente - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Anitta apoiou Lula; cantora passou a se interessar por política recentemente
Imagem: Reprodução/Twitter

Anitta ainda se ofereceu para alavancar a publicidade online de Lula diante da sua influência. "Quem quiser minha ajuda para fazer ele bombar aqui na Internet, TikTok, Twitter, Instagram, é só me pedir que estando ao meu alcance e não sendo contra lei eleitoral, eu farei", publicou a cantora no Twitter.

Ludmilla

Ludmilla declara voto em Lula - Reprodução/Ricardo Stuckert - Reprodução/Ricardo Stuckert
Ludmilla, chamada de 'isentona' declarou voto em Lula
Imagem: Reprodução/Ricardo Stuckert

Nas eleições de 2018, a cantora Ludmilla foi chamada de "isentona" pelos fãs, e agora aparece em vídeo da campanha do PT. Ela até protestou contra Jair Bolsonaro no Lollapalooza. Em março, a artista também publicou uma foto ao lado de Lula chamando o candidato de "ex e futuro presidente", após se encontrarem em evento no Rio de Janeiro.

"O meu 'Fora Bolsonaro' no Lollapalooza não foi só modinha. Faz tempo que venho observando e entendendo o que está rolando na política e o que tem de ser mudado. Diante de tudo o que está acontecendo, não dá para ignorar", afirmou.

Neymar

Neymar grava vídeo cantando funk do Bolsonaro - Reprodução  - Reprodução
Neymar gravou vídeo cantando funk do Bolsonaro
Imagem: Reprodução

Outro famoso que sempre foi criticado por não se posicionar sobre política e que desta vez saiu do armário foi o jogador de futebol Neymar. O atacante do Paris Saint-Germain (PSG) e da seleção brasileira declarou apoio a Bolsonaro às vésperas do primeiro turno em um vídeo publicado nas redes sociais do senador Flávio Bolsonaro.

Na gravação, o jogador dança ao som de uma música que diz "vota, vota e confirma: 22 é Bolsonaro" e faz o sinal de 22 com as mãos, uma alusão ao número do atual mandatário na urna. "Famoso que não precisa de mamata do governo faz assim", escreveu Flávio no Instagram.

Carlinhos Maia

Carlinhos Maia declara voto em Lula - Reprodução/TV Globo/Fantástico - Reprodução/TV Globo/Fantástico
Carlinhos Maia pediu que Lula não o decepcione
Imagem: Reprodução/TV Globo/Fantástico

O influenciador digital Carlinhos Maia, de 31 anos, também já foi criticado por não se posicionar politicamente. Nesta eleição, ele expôs em suas redes sociais em qual candidato pretende votar nas eleições presidenciais. Ele declarou apoio a Lula.

"Por favor, não nos decepcione. Eu voto 13", comunicou em um post no Twitter, onde é acompanhado por quase 3 milhões de seguidores. O texto veio com uma foto do líder do Partido dos Trabalhadores.

Ivete Sangalo

Ivete Sangalo no Rock in Rio 2022; cantora declarou apoio a Lula no último final de semana - Júlio César Guimarães / UOL - Júlio César Guimarães / UOL
Ivete Sangalo no Rock in Rio 2022; cantora declarou apoio a Lula neste mês
Imagem: Júlio César Guimarães / UOL

A cantora Ivete Sangalo sempre foi cobrada por um posicionamento político. Durante sua apresentação no Palco Mundo, no Rock in Rio, ela falou sobre diversidade e respeito. "Existem muitas famílias e elas são poderosas. São elas que fazem um país livre e fazem com que ele continue livre. Nada vai nos impedir de continuar sendo felizes. É um novo tempo que está chegando". Pouco depois, continuou com "dia 2 vamos mudar tudo".

A cantora não citou o nome de candidatos naquela ocasião, mas foi um recado bem claro para quem tinha dúvidas sobre seu apoio ou crítica ao atual governo. O público reagiu com um coro de "fora Bolsonaro".

No último sábado (15), a cantora foi mais incisiva ao dançar enquanto o público do show entoava "olê, olê, olá. Lula. Lula". Ivete comentou com o público: "E não há quem mude essa vontade, não é não, minha gente?". Ela também fez o "L" de Lula com as mãos.

Xuxa Meneghel

Xuxa - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Xuxa Meneghel revelou voto nas redes sociais
Imagem: Reprodução/Instagram

A apresentadora Xuxa Meneghel se posicionou pela primeira vez sobre sua opção de voto. Ela divulgou um vídeo em que declara apoio ao ex-presidente Lula (PT) nas eleições deste ano. Xuxa apareceu usando um casaco vermelho e fez o sinal de "L" com as mãos. "Primeiro turno. Amor, respeito e democracia", escreveu.

Fátima Bernardes

Fátima Bernardes - Agnews - Agnews
Fátima Bernardes decidiu apoiar Lula
Imagem: Agnews

Outra declaração inédita veio de Fátima Bernardes, que usou o Instagram para manifestar apoio a Lula. No vídeo postado na rede social, a apresentadora disse que sentiu necessidade em revelar seu voto após outras pessoas também se manifestarem. Ela namora o deputado federal Túlio Gadelha (REDE), que também já anunciou apoio ao petista.

"Nas minhas últimas postagens, muita gente decidiu revelar o seu voto. Acompanhei com respeito e atenção essas manifestações. Agora, chegou a minha vez", escreveu. A jornalista disse que sempre manteve o voto em sigilo até então por ser um direito dela e por causa da função que exercia.

Angélica

Angélica - Brazil News - Brazil News
Angélica disse que ficou indecisa, mas que nunca cogitou apoiar Bolsonaro
Imagem: Brazil News

A apresentadora Angélica foi às redes para declarar o seu voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirmar que jamais cogitou optar por Jair Bolsonaro (PL) nas urnas.

"Tive muita dificuldade em decidir meu voto. Vale ressaltar que em tempo algum cogitei votar no atual presidente. Por fim, decidi votar no Lula", disse.