Topo

Bolsonaro, Ciro ou Lula? Em quem quase 40 famosos vão votar nas eleições

Os candidatos à Presidência Lula (PT), Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT)  - Eduardo Anizelli/Folhapress, Alan Santos/PR e Reprodução/Redes Sociais
Os candidatos à Presidência Lula (PT), Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress, Alan Santos/PR e Reprodução/Redes Sociais

Rafael Souza

Colaboração para o UOL

20/09/2022 04h00

A poucos dias das eleições, diversas celebridades já afirmaram publicamente seu voto nos candidatos à presidência da República, sendo os mais recentes a influencer Pequena Lo e as atrizes Maitê Proença e Bruna Marquezine.

Confira abaixo, em ordem alfabética, 39 momentos em que os famosos declararam publicamente em quem vão votar:

Alinne Moraes - Lula

"Espero que não faltem vacinas, que o Bolsonaro caia e que as pessoas não desperdicem seu voto. A gente precisa tombar o Bolsonaro. E a pessoa que é capaz de tombar esse homem é o Lula", disse a atriz em entrevista ao Splash.

Alessandra Maestrini - Ciro Gomes

"Eu gostaria de declarar 2 coisas: eu vou votar no Ciro Gomes. 2) Estou cada dia mais fã da Anitta", disse a atriz, no Twitter.

Andressa Urach - Bolsonaro

"Não sou bolsominion arrependida. Eu sou bolsominion e vou votar nele na próxima eleição. No Lula, eu nunca vou votar", afirmou a modelo, ao responder à também modelo Suzy Cortez, que a chamou de 'bolsominion arrependida'.

Anitta - Lula

A cantora Anitta declarou voto em Lula - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A cantora Anitta declarou voto em Lula
Imagem: Reprodução/Instagram

"Não sou petista e nunca fui. Mas este ano estou com Lula e quem quiser minha ajuda pra fazer ele bombar aqui na internet, TikTok, Twitter, Instagram é só me pedir que, estando ao meu alcance e não sendo contra lei eleitoral, eu farei", disse a cantora, no Twitter.

Antonia Fontenelle - Bolsonaro

"Hoje vou continuar votando nele [Bolsonaro], porque ele é o que tem de menos pior no meio desse lixão todo aí", afirmou em entrevista ao programa Pânico, na Jovem Pan, a apresentadora e candidata a deputada federal pelo Republicanos do RJ.

Bruna Marquezine - Lula

Em entrevista ao "Quem Pod, Pode", podcast das atrizes Gio Ewbank e Fernanda Paes Leme, Marquezine apareceu toda vestida de vermelho e brincou dizendo que 'o voto é secreto', mas em seguida fez "L" com menção a Lula.

Bruno Gagliasso - Lula

"Um país de todos e todas. Um Brasil de ideias, que investe na educação, que protege seus biomas, que respeita sua gente e permite seu povo a sonhar. Reconstruir o Brasil não será fácil, mas Lula tem a experiência e competência para fazer esse país feliz de novo. Conte conosco, meu Presidente! Aqui é treze", postou o ator, no Instagram, no dia 26 de agosto.

Caetano Veloso - Lula

Em entrevista ao "Roda Viva" (TV Cultura) no final do ano passado, o cantor afirmou que apoia "totalmente" Lula como candidato oposto a Bolsonaro, embora tenha simpatia por Ciro. "Eu já estou de Lula, de certa forma, porque as coisas estão assim configuradas. Meu coração está com Lula e Ciro", disse.

Carla Cecato - Bolsonaro

A apresentadora Carla Cecato declarou voto em Bolsonaro - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A apresentadora Carla Cecato declarou voto em Bolsonaro
Imagem: Reprodução/Instagram

"No fim do governo PT, quando a ex-presidente Dilma saiu, a dívida pública do país chegou a mais de R$ 3 trilhões. Meu voto é de Bolsonaro!", postou a jornalista em um vídeo no Instagram.

Carlinhos Brown - Lula

"Para quem ainda tem dúvidas. Respeito os meus, eu quero Lula", postou o cantor, no Instagram.

Chrystian, da dupla Chrystian & Ralf - Bolsonaro

"Ele é muito patriota, eu gosto muito. Eu tenho dúvidas com relação à honestidade dos outros candidatos, e até agora eu não tenho dúvida nenhuma da honestidade do Bolsonaro", afirmou o cantor em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Chico César - Lula

"Well be-bop-a-Lula", "Que o Brasil possa beijar" e outras postagens o cantor já fez, no Instagram, só este ano, estampando a imagem de Lula como seu candidato nessas eleições. O cantor também participou do clipe da música "Sem medo de ser feliz", que faz parte da campanha do ex-presidente.

Digão, da banda Raimundos - Bolsonaro

"Eu vou lá e vou votar em quem eu acho menos pior. Se o Bolsonaro é o único que tem, então, vou ter que votar nele", afirmou, em entrevista ao UOL.

Dinho Ouro Preto - Ciro Gomes

Dinho Ouro Preto declarou voto em Ciro Gomes - Roberto Filho / Brazil News  - Roberto Filho / Brazil News
Dinho Ouro Preto declarou voto em Ciro Gomes
Imagem: Roberto Filho / Brazil News

"Penso como você, Britto —concordo com tudo que você escreveu. Também votei como você na eleição passada e vou repetir a dose em 22", comentou o cantor Dinho em uma postagem de Sérgio Britto, vocalista do Titãs, que declarava voto em Ciro Gomes.

Fábio Porchat - Ciro Gomes e Lula

"Eu já declarei meu voto [antes]. Vou votar no Ciro Gomes (PDT). Gosto muito do Ciro, acho ele um ótimo candidato, muito preparado. Acho que a gente precisa parar um pouco de polarizar e tal", disse o comediante Porchat em entrevista ao podcast "Papagaio Falante".

Mas pouco depois, ele completa: "Agora, se chegar agosto e o Ciro continuar com 7% [das intenções de voto, segundo as pesquisas] e o Lula puder ganhar no primeiro turno, para tirar esse animal, esse verme, esse câncer que está no poder, eu vou pintado de estrela vermelha, cantando 'Lula lá', voto apertando 13 trezentas vezes", afirmou o apresentador.

Felipe Neto - Lula

"Até 2017 eu odiava o Lula. Eu nunca escondi isso. Teci muitos xingamentos, muitas ofensas ao Lula, ao PT e à Dilma. Nunca me perseguiram por isso, nem uma única vez. Mudei de ideia e de opinião quando eu passei a estudar o que tinha acontecido na Operação Lava Jato, por que o Lula tinha sido preso e por que o golpe tinha acontecido na Dilma", afirma. Desde então, ele tem feito campanha pelo candidato do PT nas redes sociais.

Gloria Groove - Lula

"Hoje à tarde, eu me peguei pensando o seguinte. Será que a gente voltou no tempo? Será que é isso que tá acontecendo? Eles querem calar a gente? Censura em 2022 é o c*ralho! Fora Bolsonaro!", gritou a artista no Lollapalooza, virando de costas e mostrando o número "13", referente a Lula.

João Gordo - Lula

"Há anos que eu voto nulo. Teve vezes que eu nem ia lá votar. Mas dessa vez vou votar no Lula para o Bolsonaro não ganhar de novo. Eu voto até no meu cachorro para que esse cara não ganhe, porque senão esse país vai cair em uma obscuridade maior do que já está", falou o cantor ao Splash.

Juliette - Lula

Juliette declarou voto em Lula - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Juliette declarou voto em Lula
Imagem: Reprodução/Instagram

"Refletindo o cenário político atual, tenho ressalvas legítimas e naturais sobre todos os candidatos, porém Lula tem a plataforma política que mais condiz com o que penso para o Brasil. Quanto à atual liderança, tenho certeza absoluta do que não quero que se perpetue. Não há como dizer o contrário, não há como calar, o meu voto é no Lula", relatou a ex-BBB, no Twitter.

Latino - Bolsonaro

"Eu só acredito no que vejo e não no que falam!! #Bolsonaro2022", twittou o cantor.

Ludmilla - Lula

#VamosJuntosPeloBrasil @LulaOficial", postou a cantora, no Twitter. Ela também já fez foto ao lado do ex-presidente e o L com a mão: "O meu Fora Bolsonaro no Lollapalooza não foi só modinha. Faz tempo que venho observando e entendendo o que está rolando na política e o que tem que ser mudado. Diante de tudo o que tá acontecendo, não dá pra ignorar", disse.

Luíza Sonza - Lula

Durante uma apresentação na Paraíba, em maio, a cantora ergueu uma bandeira com o rosto de Lula em que havia a seguinte frase: "Pro Brasil voltar a sorrir".

Malvino Salvador - Bolsonaro

Malvino Salvador declarou voto em Bolsonaro - Imagem: Reprodução/Instagram@eumalvinosalvador - Imagem: Reprodução/Instagram@eumalvinosalvador
Malvino Salvador declarou voto em Bolsonaro
Imagem: Imagem: Reprodução/Instagram@eumalvinosalvador

"Eu não sou Bolsonaro. Sou contra Lula. Voto em qualquer um menos no candidato do PT e como estou vendo o andamento deste pleito, o meu voto vai ser no Bolsonaro", contou o ator em entrevista ao F5, no Rock in Rio.

Maitê Proença - Lula

"Digo que meu voto é anti-Bolsonaro. Pelo acordo com Marina, pela união democrática e na esperança de que, depois de desconsideradas as agressões de campanha, se aproveite tantas boas ideias do programa de Ciro Gomes, sim, votarei em Lula", disse a atriz, em entrevista à Folha de S.Paulo.

Manu Gavassi - Lula

"Eu vou votar no Lula, obviamente. Acho que existem erros em todos os políticos e em todos os partidos. Acho que, quando você começa a falar sobre seus erros e assumi-los, já é um caminho. Só que daí, existe nosso presidente atual, que não é que existem erros. Ele é o erro. Então, para mim, isso é muito claro. A diferença é muito clara", disse a atriz em entrevista ao Papel Pop.

Marco Aurélio Mello - Ciro (1º turno) e Bolsonaro

"Não imagino uma alternância para ter como presidente da República aquele que já foi durante oito anos presidente e praticamente deu as cartas durante seis anos no governo Dilma Rousseff (PT). Penso que potencializaria o que se mostrou no governo atual e votaria no presidente Bolsonaro, muito embora não seja bolsonarista", afirmou o ex-ministro do STF ao UOL Entrevista.

No primeiro turno, porém, disse que vai votar em Ciro: "Reconheço que ninguém conhece mais o Brasil do que Ciro Gomes. Eles, às vezes, é um pouco açodado na fala, [...], mas, paciência, creio que é um bom perfil", completou.

Marcelo Serrado - Lula

"Minha 1, 2, 3 via é Lula! Bom domingo a todos!", disse o ator, no Twitter.

Marcelo D2 - Lula

"Vou de Lula. Não tem outra saída para esse Brasil. O caminho agora é com Lula para a gente renovar tudo isso e colocar o trem nos trilhos de novo", declarou o cantor em entrevista ao Splash.

Martinho da Vila - Lula

"Se ele [Lula] me pedir, eu faço [campanha], porque ele é meu amigo. Para os amigos, eu faço tudo. Para os inimigos, nada", disse Martinho, em entrevista ao Globo.

Nando Reis - Lula

Nando Reis gritou "Fora Bolsonaro" e fez o "L", gesto associado ao Lula no festival Turá, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Ao cantar a canção "N", pediu o fim do governo Bolsonaro.

Netinho - Bolsonaro

"Refleti muito e decidi aceitar o convite da amiga Carla Zambelli. Anuncio que sou pré-candidato a deputado federal pela Bahia. Eleito, serei um soldado de Jair Bolsonaro na Câmara e defenderei o povo baiano seguindo os valores Deus, Pátria, Família e Liberdade", escreveu o cantor no Twitter.

Pabllo Vittar - Lula

"Estou só esperando o ano que vem para poder votar. Vai ser Lula em 2022. Sou a primeira a levantar essa bandeira, porque passei por muita coisa nessa vida. Eu lembro quando o Bolsa Família foi criado [2004] e eu pude ir ao mercado fazer compras para a minha mãe. Quem não teve que passar por isso fala o que quer", declarou à revista Elle, em setembro de 2021.

Patrícia Pillar - Ciro Gomes

Patrícia Pillar declarou voto em Ciro Gomes - Greg Salibian/Folhapress - Greg Salibian/Folhapress
Patrícia Pillar declarou voto em Ciro Gomes
Imagem: Greg Salibian/Folhapress

"Ciro não me deve absolutamente nada, e até hoje tenho por ele grande admiração e respeito. E por acreditar em seu projeto para o futuro do Brasil, terá meu voto", afirmou a atriz e ex-esposa de Ciro, no Twitter.

Pequena Lo - Lula

"Em menos de 1 mês, temos uma data muito importante para a população brasileira, as eleições. E com isso, venho a público dividir com vocês que acompanham meu perfil: meu voto é no LULA", postou a influencer, no Twitter.

Sérgio Britto - Ciro Gomes

"Desta vez, a candidatura que mais me agrada (disparado) é a do Ciro Gomes — a princípio voto nele no primeiro turno e em qualquer um que seja capaz de tirar o Bolsonaro do poder no segundo", disse o vocalista do Titãs, no Instagram.

Tatá Werneck - Lula

Nos Stories do Instagram, a apresentadora respostou um vídeo de pessoas cantando músicas de apoio a Lula em um shopping e escreveu "primeiro turno", junto a um emoji de coração.

Thiago Gagliasso - Bolsonaro

"Apoiar o cara me fez perder todos os 'patrocinadores', ser cancelado, perder amizades, quantas vezes eu me perguntei, qual seria o propósito que Deus teria p mim? (...) O aprendizado e meu amadurecimento que essa experiência já me deu, e incalculável. Presidente, obrigado pelo carinho e atenção @jairmessiasbolsonaro to contigo até o fim. Tem coisas que só o cara la de cima pode nos explicar. Vamo pra cimaaaaaa", postou o ator nas redes sociais.

Tico Santa Cruz - Lula

Um dos mais fiéis apoiadores de Ciro Gomes, o roqueiro Tico Santa Cruz, da banda Detonautas, anunciou no Twitter que vai votar em Lula. "Sou Ciro, mas vou de Lula no 1º turno", escreveu ele. "Mantenho meu respeito máximo a Ciro Gomes e terá em mim um aliado para o PND (Plano Nacional de Desenvolvimento) até que a gente consiga chegar na presidência na próxima oportunidade".

Wagner Moura - Lula

"Por um tempo, achei que Marina Silva representava esse passo adiante, mas ainda procuro por esse alguém, seja na figura de um partido, seja na de um político. Há muitos políticos que respeito, jovens, que podem virar esse passo adiante, mas agora o momento é de reconstrução da democracia. Então, se a eleição fosse hoje, acho que eu votaria no Lula", afirmou o ator, em entrevista ao UOL. Na última semana, o ator também participou do clipe 'Hino ao Inominável", com críticas ao presidente Bolsonaro.