Topo

No Brasil por um dia, Anitta vota no Rio

Anitta vota no RJ - Roberto Filho/Brazil News
Anitta vota no RJ Imagem: Roberto Filho/Brazil News

De Splash, em São Paulo

02/10/2022 16h55

Anitta, 29, desembarcou no Brasil ontem somente para votar nas eleições, e hoje compareceu à sua zona eleitoral vestida com uma camiseta verde. A cantora, que está focada em sua carreira internacional, já havia anunciado que permaneceria no país apenas por um dia.

Ao comparecer para a votação, a artista que apoia o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) posou para fotos e fez o "L de Lula" com as mãos. A estampa de jacaré na blusa é uma referência à fala de Jair Bolsonaro (PL) sobre "virar jacaré" com a vacina da covid-19.

Apoio declarado...

Anitta declarou seu apoio ao candidato petista em julho deste ano, ocasião em que comentou sobre a morte do guarda municipal Marcelo Arruda, assassinado por um apoiador de Jair Bolsonaro (PL) em Foz do Iguaçu (PR).

"Se não houvesse uma morte envolvida neste caso do apoiador de Lula que foi atacado por um bolsonarista eu diria que a burrice dessas pessoas chega a ser engraçada. Mas não. É apavorante", escreveu ao iniciar uma sequência de tuítes.

Na ocasião, ela declarou que seu ponto de vista sobre as eleições mudou:

"Eu havia falado aqui nas redes que não apoiaria Lula nas eleições por querer algo novo e diferente, para que o Brasil experimente um meio-termo entre os ideais da população dos dois lados e realmente pudesse tentar algo diferente do que já tivemos no passado. Mas a postura extremamente agressiva e anti democrática dessa gente não me deixa outra opção. É Lulalá."

... mas com ressalvas

Anitta - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Anitta diz que não é petista depois de declarar voto em Lula
Imagem: Reprodução/Twitter

Dias depois, Anitta voltou às redes para pontuar que seu apoio não deveria ser estendido a outros candidatos petistas.

Anitta - ROBERTO FILHO / BRAZIL NEWS - ROBERTO FILHO / BRAZIL NEWS
Anitta vota no Rio de Janeiro
Imagem: ROBERTO FILHO / BRAZIL NEWS

"Atenção, candidatos do PT, atenção, partido PT. Eu NÃO SOU uma apoiadora do PT e NÃO SOU petista", afirmou. "Não autorizo o uso da minha imagem para promover este partido e seus candidatos."

Na ocasião, a funkeira afirmou que seu apoio a Lula acontece porque o candidato seria "a pessoa que tem maior chances de vencer Voldemort nessas eleições", numa referência ao vilão da saga "Harry Potter" para simbolizar Bolsonaro.

Voz ativa

RiR Lisboa - Reprodução/Twitter/Rock in Rio Lisboa - Reprodução/Twitter/Rock in Rio Lisboa
Anitta durante show no Rock in Rio Lisboa; cantora falou sore a Amazônia em entrevista coletiva
Imagem: Reprodução/Twitter/Rock in Rio Lisboa

O engajamento de Anitta em assuntos políticos, cada vez mais forte, continuou repercutindo nos meses seguintes. Em palcos internacionais, a cantora já chegou a usar sua visibilidade para criticar Bolsonaro.

Durante apresentação no Rock in Rio Lisboa, em junho, ela havia dito que o presidente era responsável pelo clima de "briga" no país, e fez um apelo pela preservação da Amazônia. As declarações vieram alguns dias após o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Philips terem sido mortos na região.

"A Amazônia é uma grande terra de ninguém, uma grande bagunça", declarou à imprensa local. "Lá acontece de tudo, ninguém vê nada. É uma coisa que precisa de atenção, e realmente quem se expõe para falar acaba morto, com a família torturada, acaba tomando um 'cala boca' de algum jeito".

Sobre o apoio a Lula, Anitta até mesmo compartilhou durante entrevista a um podcast que recebeu uma mensagem por áudio do ex-presidente.

"Se você quiser estar presente para discutir os assuntos do Brasil com a maior realidade possível, sem sofisticação, sem ficar procurando palavras, falar apenas daquilo que a gente consegue tirar do coração, estou totalmente à disposição", declarou ele.

Eleições 2022: Famosos votam neste domingo

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, a camiseta de Anitta é estampada com um desenho de um dinossauro e não de um jacaré. O texto foi atualizado.