Topo

Splash Explica

Tá em dúvida? Chega mais que a gente te explica!


Giovanna Ewbank assume ser uma pessoa demissexual; o que é o termo?

De Splash, em São Paulo

30/09/2022 07h13

A atriz Giovanna Ewbank, 36, confidenciou, na última edição do podcast "Quem Pode, Pod" — que comanda ao lado da atriz Fernanda Paes Leme, 39 —, que é uma pessoa demissexual. Casada há 12 anos com o ator Bruno Gagliasso, 40, ela revelou que só conseguiu se relacionar intimamente com quatro pessoas antes do marido.

Tem que ter sentimento para transar com a pessoa. Meu sonho era sair transando, curtindo e... aqui e ali, e nossa! Foi ruim, foi bom. Não tenho muitas referências.
Giovanna Ewbank

Afinal, o que significa o termo demissexual? Splash explica para você!

Demissexualidade

Apesar de a palavra ser pouco conhecida, trata-se de uma orientação sexual como qualquer outra dentre as conhecidas no mundo. Ela tem, como pré-requisito para um relacionamento sexual, a existência de laços afetivos.

Uma pessoa demissexual tem atração por quem nutre sentimentos ou intimidade e não está ligado à identidade de gênero. O indivíduo se sente atraído pelo gênero oposto, pelo mesmo, por pessoas não-binárias ou, ainda, o gênero pode não ser fator relevante para a relação.

Segundo o site "Demisexuality", a orientação sexual se assemelha mais à experiência de ser assexual - que são aquelas pessoas que sentem pouco ou nenhum interesse sexual. O que difere, no entanto, é que o demissexual tem desejo carnal a partir de uma conexão prévia.

Em resumo, a maior parte das pessoas (hétero, homo ou bi) sente atração sexual, independentemente de ter ou não algum tipo de envolvimento com o outro. A demissexualidade tem relação com o desejo sexual manifestado após o vínculo afetivo com outra pessoa.