Topo

Rock in Rio não permitirá a presença de candidatos às eleições nos palcos

Rock in Rio não permitirá a presença de candidatos em cima dos palcos - Divulgação
Rock in Rio não permitirá a presença de candidatos em cima dos palcos Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

26/08/2022 22h37

A organização do Rock in Rio anunciou, na noite de hoje, que não será permitido a presença de nenhum candidato das eleições de 2022 em cima de seus palcos.

Por meio dos stories, no Instagram, a entidade se diz ciente que o evento ocorrerá pela primeira vez na história em período eleitoral e orientou os artistas a tomarem conhecimento da 'lei eleitoral" para não cometerem infrações.

Pela primeira vez, em seus 37 anos, o Rock in Rio acontecerá em período eleitoral, e por isso está sujeito as leis específicas vigentes nesse período. Em função disso, a organização decidiu que não será autorizada a presença de nenhum candidato a estas eleições em seus palcos. E, recomenda que, todas as empresas, instituições e artistas envolvidos com o evento tenham conhecimento da Lei eleitoral.
diz o comunicado do Rock in Rio

Neste ano, o festival traz nomes internacionais, como Iron Maiden, Post Malone, Justin Bieber, Green Day, Coldplay e Dua Lipa, além de artistas brasileiros, como Ivete Sangalo, Djavan, Capital Inicial, CPM 22, IZA, Alok, Luísa Sonza e Ludmilla. Os horários estão disponíveis no site oficial.

Rock in Rio não terá presença de candidatos as eleições de 2022 - Reprodução/@rockinrio - Reprodução/@rockinrio
Rock in Rio não terá presença de candidatos as eleições de 2022
Imagem: Reprodução/@rockinrio

O festival irá disponibilizar um aplicativo no qual você pode criar alertas para não esquecer os horários dos shows que deseja acessar.

Como chegar e sair do festival?

O festival oferece, basicamente, duas opções de transporte. A primeira é o Rock Express, que usará os ônibus do BRT para conectar o metrô ao Rock in Rio.

Os ônibus sairão dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada com destino ao Terminal Olímpico e circularão entre 12h e 5h. O bilhete custa R$ 22 e deve ser mostrado em forma de QR Code nos embarques de ida e volta. Então, leve um carregador portátil para a bateria do celular não zerar.

Vale destacar ainda que o bilhete do metrô deve ser comprado separadamente e as estações vão funcionar 24h para os frequentadores do festival.

A segunda opção é mais confortável e cara: o serviço Primeira Classe. Os ônibus vão sair de vários pontos de embarque no Rio de Janeiro, além das cidades de Niterói e Petrópolis, e terão uma entrada exclusiva na Cidade do Rock.

O bilhete de ida e volta custa R$ 125 e pode ser comprado pelo site. O horário de ida e o local de embarque são escolhidos no momento da compra. Já o retorno não tem hora marcada e os ônibus saem de acordo com a lotação.

É recomendado usar o transporte público, comprar os bilhetes antecipadamente e deixar o carro em casa, pois somente veículos credenciados poderão acessar a região. Isso vale para táxis e carros de aplicativos, que também sofrem com o trânsito e a alta demanda, o que pode tornar a saída do festival uma dor de cabeça.

Ingressos e horários

Diferente das edições anteriores, o Rock in Rio 2022 não tem ingresso físico, nem as famosas pulseiras. Desta vez, o festival disponibiliza a entrada apenas por meio de um ticket digital, que já pode ser baixado pelo site do Ingresso.com. Para realizar o download do ingresso, você deve utilizar o celular que usará no dia do festival.

Vale destacar que não há mais ingressos a venda. No início de agosto, o festival disponibilizou um lote extraordinário, mas os ingressos esgotaram rapidamente, assim como aconteceu em abril quando o festival abriu a venda oficial. O primeiro dia a esgotar foi 4/9, que tem Justin Bieber como atração principal.

O evento abrirá as portas ao público às 14h. O último show do Palco Mundo começa à 0h10, mas atrações de palcos alternativos devem tocar até a faixa das 3h da manhã. A entrada no local é permitida até as 1h.

Posso levar comida?

Pode bater aquela fome entre um show e outro, afinal, são muitas horas de festival. E uma pergunta costuma ser comum: posso levar minha própria comida? A reposta é sim, mas tome cuidado com as regras.

Segundo a organização, cada pessoa pode levar até cinco embalagens fechadas como as de produtos industrializados. Então, vale levar aquele biscoitinho de sua preferência.

Se preferir opções mais saudáveis, é possível levar frutinhas cortadas ou sanduíches e acondicionadas em embalagem transparente e não rígida, do tipo zip lock. Mas cuidado para não ultrapassar o limite de cinco itens.

Dentro da Cidade do Rock, existem opções para você comprar comida também, entre eles a Gourmert Square. Lá você vai encontrar restaurantes de diferentes segmentos que vão atender os variados gostos dos frequentadores do festival.

No Espaço Favela, que vai trazer artistas que vêm da periferia, também vai ter gastronomia. Em parceria com o Sebrae Rio, 21 empreendedores de 18 comunidades cariocas vão vender seus pratos.

O que não posso levar?

Além dos Além dos potes de plástico, o festival também não permite que se leve qualquer tipo de garrafa. A exceção fica com garrafas plásticas para o consumo de água, desde que sem tampa.

O evento começa cedo e dura muitas horas, por isso, é recomendado manter a hidratação em dia. Ao longo da Cidade do Rock, bebedouros estarão à disposição.

Objetos de vidro, plástico ou metal, incluindo perfumes, cosméticos, desodorantes e pasta ou escova de dente, também estão na lista dos vetados. Então, capriche bastante antes de sair de casa.

Caso o tempo feche durante o festival, não leve guarda-chuvas e prefira capas de chuva. Assim, ninguém corre o risco de se machucar, nem atrapalhar a visão de quem está atrás.

Além disso, se o cansaço bater, você não pode recorrer a cadeiras de praia, nem banquinhos. Eles também fazem parte dos itens não permitidos. Uma alternativa é levar cangas para sentar no chão e descansar em alguns momentos.

Skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo motorizado também estão na lista de itens proibidos, assim como isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem e bastão para tirar selfies.

Experiências

Os brinquedos do Rock in Rio já viraram uma marca do festival. Este ano, ainda tem uma novidade: o Discovery, um brinquedo que eleva 40 passageiros em movimentos circulares horários e anti-horários, em dois eixos, atingindo altura total de 20 metros.

Assim como nas outras edições, as atrações Roda-Gigante, Tirolesa, Megadrop e Montanha Russa estarão de volta. No aplicativo oficial, você pode marcar seu horário para ir aos brinquedos, assim como acompanhar o status do agendamento. Os acessos serão feitos por meio de um QR code.

A arena NAVE, cocriação da Natura e do Rock in Rio que monta uma Amazônia contemporânea, também está de volta.

Classificação etária

Crianças e adolescentes menores de 16 anos só podem entrar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais, que devem assinar o termo de responsabilidade disponível no site de compras do Rock in Rio Brasil 2022, ou inscrevê-lo no Ponto de Informação e permanecer no local do festival enquanto o menor estiver presente.

Por orientação do Ministério Público, crianças menores de 5 anos não devem permanecer no evento após às 22h ainda que estejam acompanhados pelos responsáveis.

O descumprimento está sujeito a aplicação de medidas cabíveis pelas autoridades. A organização recomenda que os frequentadores devem portar documentação de identificação oficial com foto.