Topo

Como 'Stranger Things' ajuda ator de Vecna a lidar com vício e saúde mental

Jamie Campbell Bower estreia em "Stranger Things" na 4ª temporada; Vecna revela ser o grande vilão da série - Divulgação/Netflix
Jamie Campbell Bower estreia em 'Stranger Things' na 4ª temporada; Vecna revela ser o grande vilão da série Imagem: Divulgação/Netflix

De Splash, em São Paulo

02/08/2022 04h00

13 indicações ao Emmy e mais de 1,3 bilhão de horas assistidas depois, a quarta temporada de "Stranger Things" é um dos maiores sucessos de público da Netflix até o momento, segundo métricas internas da própria plataforma. E levar canções de Kate Bush e do Metallica de volta aos rankings das mais ouvidas até foi um dos grandes méritos dos nove episódios mais recentes, mas não foi o único.

Vilão da temporada, Vecna é envolto em mistérios durante boa parte dos episódios, mas alguns elementos na concepção do personagem funcionam como uma espécie de alegoria de trauma e saúde mental. Para uma série que costuma ser povoada por crianças e pré-adolescentes lutando contra monstros e figuras de outro mundo, o penúltimo ano está muito mais preocupado com as consequências emocionais dessas lutas para nossos protagonistas.

A partir da história de Max (Sadie Sink) lidando com a morte de seu irmão, Billy (Dacre Montgomery), a temporada começa a se preocupar mais com o luto, a depressão e até mesmo transtornos de ansiedade impulsionados pelas questões de vida ou morte dos anos anteriores. Isso, aliado a questões como as descobertas de Will (Noah Schnapp), o deslocamento de Eleven (Millie Bobby Brown) na escola e Lucas (Caleb McLaughlin) tentando encontrar sua turma, mostra que as transformações têm consequências emocionais para aqueles jovens e que elas precisam ser levadas a sério.

"É preciso normalizar as conversas sobre saúde mental e outros traços da nossa vida que são um pouco mais desafiadores dentro da arte", reflete o ator Jamie Cambell Bower, em entrevista a Splash.

Para o intérprete de Vecna, personagem que acaba sendo um grande representante dos diálogos sobre saúde mental na temporada, é crucial que o assunto seja debatido em produções de grande alcance, como "Stranger Things".

"Sendo realista, depressão, luto e todas essas questões das quais costumamos fugir são muito naturais", ele continua. "Quando nos sentimos sozinhos e isolados, sem poder conversar, isso causa um estrago enorme."

Falando da minha experiência pessoal, a ideia de criar uma conversa ao redor de saúde mental é vital, e digo no sentido literal da palavra mesmo. Não devemos nos esquivar disso.
Jamie Cambell, ator que interpreta Vecna em "Stranger Things"

O que Vecna representa em 'Stranger Things'?

Ao longo da temporada, vamos descobrindo que Vecna é mais poderoso do que imaginava-se inicialmente. Ele cria uma batalha psicológica para conseguir capturar suas vítimas, atacando-as ao retomar mentalmente traumas passados e não digeridos.

Com isso, Vecna se fortalece nas fraquezas alheias. Ansiedade, culpa, traumas familiares e abusos tornam-se o alvo do malvadão.

A metáfora fica mais clara em uma cena do episódio quatro da temporada, "Querido Billy". Enquanto Vecna tenta capturar Max, os amigos dela fazem de tudo para resgatá-la.

Sadie Sink como Max em cena do episódio 'Querido Billy', em 'Stranger Things' - Divulgação/ Netflix - Divulgação/ Netflix
Sadie Sink como Max em cena do episódio 'Querido Billy', em 'Stranger Things'
Imagem: Divulgação/ Netflix

Vecna tenta prender Max em memórias traumatizantes e ideias negativas que giram em torno de culpa e remorso pela morte de Billy. Sabendo que ela se sente responsável pela fatalidade com o irmão, Vecna alimenta essas ideias na cabeça dela, atraindo-a cada vez mais para seu mundo.

Enquanto isso, Lucas e os demais amigos da garota tentam trazê-la de volta com boas memórias e laços de amizade. Eles acabam conseguindo fazer isso com a canção favorita dela, "Running Up that Hill".

"Não tenho certeza se eu vejo o Vecna como um monstro", pontua Campbell Bower. "Apesar do louvor à questão da saúde mental, uma das fraquezas que uma pessoa que está passando por uma situação como a de Max sente costuma vir da ideia de que o outro sente culpa ou vergonha."

"Enquanto seres humanos, todos nós ficamos mais fracos quando nos tornamos pessoas obcecadas por essas questões. Se não conseguimos processar isso, acaba se tornando um problema. Não quero dizer que é uma fraqueza, apesar de já ter dito, mas é algo que não nos deixa viver o momento presente."

Experiência pessoal contra o vício

Aos 33 anos, Jamie Campbell Bower revelou que já sofreu com vícios e está sóbrio há mais de 7 anos - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Aos 33 anos, Jamie Campbell Bower revelou que já sofreu com vícios e está sóbrio há mais de 7 anos
Imagem: Divulgação/Netflix

Hoje aos 33 anos, Jamie abriu o coração nas redes sociais recentemente sobre sua própria saúde mental. O ator contou que está há mais de 7 anos sóbrio, mas que já chegou a ser hospitalizado em um período particularmente grave em sua luta contra o vício.

"Há 12 anos e meio eu era um viciado. Eu machucava a mim mesmo e aqueles à minha volta que mais me amavam. Ficou tão grave que em certo momento eu cheguei a ir para o hospital para cuidar da saúde mental. Agora estou há 7 anos e meio limpo e sóbrio."

"Já cometi muitos erros na minha vida, mas cada dia é uma chance de recomeçar. Repare seus erros e cresça. Para qualquer um que esteja pensando 'ai, de novo não', eu prometo que existe uma saída. Eu sou muito grato por onde eu estou, por estar sóbrio, por existir. Lembrem, somos todos projetos em andamento."