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Mesmo com 'Stranger Things', Netflix perde quase 1 milhão de assinantes

Eddie (Joseph Quinn) em "Stranger Things" - Divulgação
Eddie (Joseph Quinn) em "Stranger Things" Imagem: Divulgação

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

19/07/2022 17h46Atualizada em 19/07/2022 19h09

A Netflix divulgou o relatório de lucros de seu segundo trimestre fiscal de 2022. A plataforma de streaming revelou que perdeu mais 970 mil assinantes no período entre abril e junho deste ano.

A perda, no entanto, não é algo totalmente negativo. Estudos realizados internamente pela companhia estimavam uma perda de 2 milhões de assinantes no trimestre, e o saldo pode ter relação com alguns dos títulos originais lançados durante o período, que incluem a quarta temporada de "Stranger Things", a última temporada de "Ozark", o romance britânico "Heartstopper" e a terceira temporada de "The Umbrella Academy".

A queda de 1 milhão em número de assinaturas é a segunda consecutiva para aquela que é considerada a maior plataforma de streaming do mundo. No primeiro trimestre do ano, a companhia já havia perdido 200 mil assinantes. Foi a primeira vez em 10 anos que a plataforma registrou uma queda.

Na carta divulgada aos acionistas hoje, a empresa destaca que, mesmo estando abaixo do prejuízo estimado, continua tratando-se de uma queda considerável. No mesmo período do ano passado, por exemplo, houve um acréscimo de 1,5 milhão de assinantes em todo o globo.

Agora, a Netflix soma 220,67 milhões de assinantes. A empresa estima que deve recuperar o prejuízo no próximo trimestre: a previsão é de um acréscimo de 1 milhão de assinaturas.

Não é de hoje

A perda de assinantes da Netflix tem servido de alerta para investidores e para demais plataformas de streaming em expansão.

O declínio registrado no primeiro trimestre fez a empresa, que é amplamente conhecida por gastos exagerados e altos orçamentos para filmes e séries, iniciar uma série de contenções de despesas.

Nos últimos meses, houve algumas demissões em massa (na última, em junho, 300 funcionários foram mandados embora), cancelamentos de séries, além de redução de custos em projetos que já estavam em andamento.

A estratégia para o lançamento de filmes mudou: ao invés de investir em vários projetos de baixo orçamento, a companhia passará a priorizar menor quantidade e maior qualidade — uma métrica, aliás, que já era seguida por algumas das concorrentes.

No entanto, reduzir custos também traz gastos. Segundo o relatório, isso gerou um prejuízo de US$ 70 milhões (aproximadamente R$ 379 milhões) em custos de rescisão e mais US$ 80 milhões em dano "não-monetário", relacionado a locação de imóveis ocupados pelos escritórios da empresa, que precisaram ser redimensionados.

O impacto das redes

A Netflix atribui os baques ao compartilhamento de senhas, ao aumento da concorrência e a fatores mais amplos, como a crise econômica e os impactos da guerra na Ucrânia.

Ainda assim, a empresa usa o sucesso da quarta temporada de "Stranger Things" para tentar mostrar que os resultados negativos não são tão impactantes assim. O relatório ressalta, por exemplo, o sucesso de canções como "Running Up That Hill, de Kate Bush, e "Master of Puppets", do Metallica, que apareceram na temporada 4 da série dos irmãos Duffer e subiram nos rankings das mais ouvidas em plataformas digitais.

Um trecho do documento lê: "O volume para 'Stranger Things' no Twitter continua superando tanto 'Obi-Wan Kenobi' quanto 'Top Gun: Maverick', o que destaca as grandes conversas em torno do título e reforça que o modelo de binge* gera mais conversas do que os lançamentos de um episódio por semana".

*Quando toda uma temporada de uma série é lançada de uma vez