Topo

Tino Marcos: 'Há um desgaste claro do 'produto' Seleção Brasileira'

Colaboração para Splash, do Rio

21/06/2022 13h36

Ao longo de 35 anos de transmissões esportivas, Tino Marcos teve sua imagem associada diretamente à Seleção Brasileira, que cobriu em oito Copas do Mundo. Foi com esta autoridade que o jornalista comentou a crise de imagem que a Seleção atravessa no "OtaLab" desta semana.

Otaviano Costa queria saber se Tino tem a mesma percepção dele - e de muitos torcedores. "Acontece um jogo da Seleção e é como se fosse qualquer coisa. Dá pra notar que a magia e a mobilização das pessoas está cada vez menor. A que você atribui isso?"

"A Seleção é uma instituição que faz parte da cultura do Brasil", disse Tino.

Mas há um desgaste claro do produto Seleção Brasileira. É um patrimônio, mas passa por um momento de dificuldades. por uma série de razões.

O jornalista, então, enumerou os motivos. "A Seleção joga muito - no sentido de que joga muitas vezes. E isso dilui a expectativa das pessoas", constatou. O calendário do futebol brasileiro também não ajuda. "Em outras partes do mundo tudo para quando uma seleção joga, aqui não."

Então o cara do Flamengo quer saber do Flamengo, o corintiano, do Corinthians, e aí por diante. A Seleção jogando contra a Coreia do outro lado do mundo não tem a mesma força de mobilização que essas marcas.

Por fim, existe a CBF, envolta em diversos escândalos nos últimos anos, que acabam respingando na equipe.

A Seleção é do povo, mas quem controla é a CBF, que teve presidentes presos, banidos e afastados de tudo que é jeito. Há um desgaste enorme, a imagem é muito arranhada, e a Seleção acaba pagando também um pouco essa conta.

Para Tino Marcos, porém, nada disso é maior do que o amor dos brasileiros pela Seleção Brasileira. E ele vai aflorar na hora certa.

A Seleção é aquela chamazinha que fica no nosso coração, quando chegar a Copa vai dar aquele gás, e todo mundo vai se envolver novamente, participar, ir junto.

OtaLab

O "OtaLab", o programa de internet que parece TV, pode ser acompanhado pelos canais do Splash no YouTube, Twitter e Facebook. Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.