Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Pato Donald em 'Pantanal'? Entenda como voz famosa da Disney está em novela

Claudio Galvan, ator de "Pantanal" também é dublador de Pato Donald - Reprodução
Claudio Galvan, ator de 'Pantanal' também é dublador de Pato Donald Imagem: Reprodução

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

08/06/2022 04h00

José Leôncio (Marcos Palmeira) ainda não tem internet em sua fazenda no remake da novela "Pantanal", na TV Globo. Para se conectar ao mundo, o personagem tem a ajuda do comandante Ari, que fica localizado em Campo Grande e se comunica com a fazenda por meio de um radioamador. O personagem ganhou o carinho do público ao falar "câmbio" a cada final de frase durante as ligações com a fazenda.

O responsável por dar vida a Ari é o ator Claudio Galvan. Aos 53 anos, ele já fez participações em novelas, como "Sinhá Moça" (2006) e "Escrito nas Estrelas" (2010), mas se destaca em outra atividade: a dublagem.

O artista tem mais de 20 anos de experiência dublando diferentes personagens. Galvan é a voz que dá vida no Brasil ao Pato Donald, em uma das mais clássicas animações. Ele faz a voz de vários personagens de filmes de muito sucesso, como "Madasgacar", dando voz ao Capitão da franquia; "Shrek", como o Lord Farquaad; "Procurando Nemo", como a tartaruga paz e amor Crush; e "Mulan", como o General Shang.

Além delas, também já dublou os protagonistas de "Ursinho Pooh" e "Garfiled". Recentemente, o artista ainda esteve na equipe de dublagem de "Encanto" como a voz do Tio Félix Madrigal.

Cláudio Galvan é Ari em 'Pantanal' - Fabio Rocha - Fabio Rocha
Cláudio Galvan é Ari em 'Pantanal'
Imagem: Fabio Rocha

Já na área audiovisual, ele fez parte da equipe de dublagem de séries famosas. Galvan é a voz em português de Mark Sloan, personagem que faz parte do Seattle Grace Mercy West Hospital em "Grey's Anatomy"; do doutor Alex Park, de "The Good Doctor", e de Hurley, da série "Lost".

Em entrevista ao jornal Extra, ele contou que a relação do público com os dubladores mudou ao longo do tempo. "Antigamente, a gente falava assim: 'você é dublador? Bem-vindo ao anonimato!'. Eram raros os casos de reconhecimento, só quando a voz era muito diferente e marcante. Mas, com as redes sociais, a gente ficou bem conhecido, muita gente é fã do nosso trabalho e acompanha", afirmou.

Ele ainda revelou que recebe pedidos inusitados para gravar vídeos dublando algumas vozes. "Tem uns (pedidos) hilários... Por exemplo: eu dublo o Mark Sloan da série 'Grey's Anatomy'. Esse é o campeão de pedidos. Tem gente que escreve assim: 'Terminei com o meu namorado, e ele adora 'Grey's Anatomy'... Será que pode gravar um vídeo com aquela voz do Mark para ele voltar para mim?'. E eu não posso fazer. Existe uma política de privacidade do conteúdo, que não é do dublador. Só é permitido para divulgar o trabalho", explicou.

Dentre as principais dublagens feitas por Claudio Galvan, destacam-se as vozes emprestadas para desenhos e animações famosas, como o Pato Donald, Ursinho Pooh e o Lorde de "Shrek", como também a voz de Hurley, de "Lost" - Montagem BOL - Montagem BOL
Dentre as principais dublagens feitas por Claudio Galvan, destacam-se as vozes emprestadas para desenhos e animações famosas, como o Pato Donald, Ursinho Pooh e o Lorde de "Shrek", como também a voz de Hurley, de "Lost"
Imagem: Montagem BOL

Outros talentos

Além de ator e dublador, o carioca Claudio Galvan também é cantor, bailarino e professor. Ele fez aulas de arte dramática no Tablado, cursou a graduação em artes cênicas na Faculdade UNIRIO e estudou canto lírico no Conservatório Brasileiro de Música, sempre no Rio de Janeiro. Ainda estudou durante seis anos na Escola de Danças Maria Olenewa, ingressando em seguida no corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio.

Como ator, ele também já participou das novelas "Hilda Furacão" (1998), "Esperança" (2002), 'Paraíso' (2009) e "Morde & Assopra" (2011). No teatro, participa de espetáculos musicais, como "A Família Addams", espetáculo da Broadway no Brasil que lhe deu o Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Ator Coadjuvante, e "Romeu + Julieta Ao Som de Marisa Monte", que lhe deu o Prêmio Cesgranrio de Teatro de Melhor Ator em Musical.

Claudio ainda aulas em curso de dublagem e supervisiona aulas de canto para Dublagem e Musicais, segundo a biografia de seu site.