PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Fefito

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

'Pantanal' tem desafio: fazer público superar personagens da primeira fase

José Leôncio (Renato Góes) em "Pantanal": personagem seguirá aparecendo em flashbacks - Divulgação / Globo
José Leôncio (Renato Góes) em "Pantanal": personagem seguirá aparecendo em flashbacks Imagem: Divulgação / Globo
Conteúdo exclusivo para assinantes
Fefito

Fernando Oliveira, conhecido como Fefito, é formado em jornalismo e pós-graduado em direção editorial. Teve passagens pela IstoÉ Gente, Diário de S. Paulo, iG, R7. Atuou como apresentador do Estação Plural, da TV Brasil, Mulheres, da TV Gazeta, e Morning Show, da Jovem Pan.

Colunista do UOL

12/04/2022 13h20

Sucesso de repercussão desde que entrou no ar, "Pantanal" deve colocar no ar a segunda fase de sua trama nesta terça-feira (12). A audiência, enfim, verá a esperada aparição de Juma (Alanis Guillen) em sua fase adulta, conhecerá Jove (Jesuíta Barbosa) e assistirá ao desenrolar de histórias iniciadas décadas antes. Embora empolgante, a mudança corre o risco de trazer algum estranhamento ao público.

Explica-se: Foram tão bem desenvolvidos os primeiros capítulos do remake, que a audiência se apegou fortemente a personagens como Madeleine (Bruna Linzmeyer), José Leôncio (Renato Góes) e Maria Marruá (Juliana Paes). Não é de todo impossível que parte dos espectadores sinta falta de figuras carismáticas da primeira fase ou receba algum estranhamento ao ver novos personagens, mais urbanos, adentrando o folhetim.

Como de costume, claro, esse tempo de ajuste é rapidamente contornado. É preciso, entretanto, deixar claro: a Globo acertou tanto no começo da novela que terá pela frente o desafio de superar a si mesma para manter a atenção do povo. Para isso, vai ter de virar onça e seguir caprichando.

Uma solução para isso já foi encontrada. Intérprete de José Leôncio jovem, Renato Góes seguirá aparecendo por meio de flashback, mesmo que nos próximos capítulos o personagem passe a ser interpretado por Marcos Palmeira.