Topo

Jada Pinkett Smith: esposa de Will Smith tem alopecia, atua e também canta

Will Smith e Jada Pinkett-Smith no SAG Awards 2022 - Getty Images
Will Smith e Jada Pinkett-Smith no SAG Awards 2022 Imagem: Getty Images

De Splash, no Rio

28/03/2022 10h26

Antes de ganhar a estatueta de Melhor Ator no Oscar 2022, Will Smith deu um tapa no rosto de Chris Rock por ele ter feito uma piada envolvendo o visual de sua esposa, Jada Pinkett Smith. Em dezembro do ano passado, ela optou por raspar a cabeça após sofrer constante queda de cabelo provocada pela alopecia, uma doença autoimune que resulta na perda de cabelo em várias partes do corpo.

Aos 50 anos, Jada Smith é atriz, dubladora, cantora e empresária norte-americana. Está casada com Will Smith desde 1997, com quem vive um relacionamento aberto e tem dois filhos: Jaden e Willow Smith. Desde 2018, a estrela de Matrix fala abertamente sobre a doença.

"Foi aterrorizante quando começou. Eu estava no chuveiro um dia e tinha apenas um punhado de cabelo em minhas mãos e eu estava tipo: 'oh meu Deus, eu estou ficando careca?", disse à época durante o programa "Red Table Talk", no qual é uma das apresentadoras.

Em 2021, usou o bom humor para falar do tema. "Cheguei ao ponto em que só posso rir. Vocês sabem que eu tenho lidado com a alopecia e, do nada, apareceu essa falha aqui. Olhem só. Ela veio do nada e vai ser mais difícil de esconder. Então achei melhor mostrar para todos, para não surgirem dúvidas", disse em um vídeo.

"Quer saber, a mamãe vai colocar alguns diamantes por aqui. Vou fazer uma pequena coroa para mim, é isso", completou.

Jada Pinkett Smith  - Getty Images - Getty Images
Jada Pinkett Smith
Imagem: Getty Images

Trajetória artística

Ela começou a atuar em 1990 e ganhou notoriedade na série "A Different World" no ano seguinte. Ainda na década de 90, se destacou em filmes como "Set It Off" e "Scream 2". Nos anos 2000, ela foi convidada para ser a Niobe da franquia Matrix, atuando em "Matrix Reloaded" e "The Matrix Revolutions", ambos de 2003, retornando em 2021 com "The Matrix Ressurrections". Também é dubladora da personagem Glória do filme "Madagascar".

Em 2014, estreou a vilã Fish Mooney em "Gotham", série da Warner baseada na franquia do super-herói Batman. Desde 2018, apresenta o programa "Red Table Talk" ao lado da filha Willow Smith e de Adrienne Banfield-Norris. Juntas, três mulheres de diferentes gerações debatem sobre temas da atualidade.

Jada também canta. Em 2002, ela formou a banda de nu metal Wicked Wisdom, a qual lançou um disco em 2006. No ano passado, ela se reuniu com a filha Willow para cantar "Bleed All Over Me" em um episódio do Dia das Mães do programa "Red Table Talk".