Topo

Lauana Prado: 'Fujo dos padrões, mas sou mulher que representa o sertanejo'

Lauana Prado em "Natural" - Ricardo Brunini/Divulgação
Lauana Prado em 'Natural' Imagem: Ricardo Brunini/Divulgação

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

02/03/2022 17h00

Lauana Prado foge de estereótipos de uma típica cantora sertaneja. Corpo coberto de tatuagens, dreads nos cabelos, bissexual e sem uma dupla para cantar junto. Mas faz música sertaneja com orgulho e pretende mostrar mais de suas raízes no documentário "Natural" que estreia hoje, às 18h, no seu canal do YouTube. Você vê o primeiro episódio antes em Splash.

Assista ao primeiro episódio de "Natural":

No sertanejo tinha muita resistência e a gente vem quebrando isso. Com música, com trabalho, de forma leve e amorosa. Lauana Prado

Dividido em seis episódios que serão lançados semanalmente, o documentário mostra desde a Lauana compondo com seu time até a artista toda produzida mergulhando de vestido de gala em uma cachoeira para um dos clipes. Gravada no Jalapão, no Tocantins, a série leva a cantora de volta ao lugar onde começou sua carreira, carregado de memórias afetivas.

Lauana Prado compara o processo de criação do disco a uma gestação. As músicas são suas filhas. A ideia de expôr esses meses de dedicação ao público tem inspiração em artistas internacionais como Lil Nas X que já usaram dessa ferramenta para se aproximar ainda mais dos fãs. "Espero que as pessoas consigam acessar essa complexidade. Não é só ir lá, cantar e ir embora. É uma gestação. A gente acabou contando, musicalmente falando, a história de uma gestação. Todo álbum é uma gestação."

"Sou uma mulher interiorana"

lauana - Divulgação - Divulgação
Lauana Prado voltou para o Tocantins para gravar seu novo disco, 'Natural'
Imagem: Divulgação

Nascida em Goiânia, berço da música sertaneja, Lauana mudou-se ainda criança para Araguaína, no Tocantins. Foi lá que ela descobriu o interesse e o dom para a música, ainda como Mayara Prado, seu primeiro nome que usou por alguns anos antes de adotar o segundo nome da certidão de nascimento na carreira artística.

"Sou uma mulher interiorana, que é sertaneja, apesar de fugir dos padrões. Tenho tatuagem, tenho dread no cabelo e todas essas coisas que eu gosto porque é da minha personalidade. Eu sou uma mulher que representa a música sertaneja."

Os próximos episódios mostrarão parte da expedição de 11 dias que a cantora percorreu com sua equipe pelo Parque Estadual do Jalapão, terminando com um show gravado na Pedra Furada, um dos principais cartões postais do local. "Natural" é o quarto disco de Lauana e sai completo nas plataformas digitais no dia 10 de março.