Topo

Elza Soares se casou quando tinha apenas 12 anos, obrigada pelo pai

Colaboração para Splash, em São Paulo

20/01/2022 17h54

Elza Soares, que morreu hoje de causas naturais, teve a infância interrompida após o próprio pai a obrigar a se casar, quando ela tinha apenas 12 anos. Foi do primeiro marido, Lourdes Antônio Soares, que a cantora herdou o sobrenome que levou até o fim da vida.

Pouco tempo depois do casamento, aos 13, Elza engravidou do primeiro filho — ela teve oito, ao todo. A união durou menos de uma década e, aos 21, a artista já era viúva.

Elza teve uma vida pessoal marcada por dificuldades e tragédias. A cantora perdeu dois filhos, que morreram de fome ainda crianças. Teve uma filha, Dilma, sequestrada por um casal de confiança, com a qual só se encontrou depois de anos, com ela já adulta.

Casamento com Garrincha

Entre 1962 e 1982, Elza Soares viveu seu relacionamento mais famoso, com Mané Garrincha. Os dois se conheceram alguns meses antes da Copa do Mundo de 1962, durante um treino do Botafogo, time no qual o jogador atuava à época. No entanto, ele era casado, e Elza namorava o músico Milton Banana.

Depois de alguns meses vivendo o romance escondido, Garrincha se separou da então esposa e, em 1966, Crioula e Neném — apelido do casal — se casaram.

A morte da cantora de 91 anos aconteceu 39 anos depois do ex-marido, que também morreu no dia 20 de janeiro, mas de 1983.