Topo

Antonia Fontenelle é condenada por associar irmãos Neto com pedofilia

Antônia Fontenelle é processada pelos irmãos Neto - Reprodução/Instagram
Antônia Fontenelle é processada pelos irmãos Neto Imagem: Reprodução/Instagram

Pedro Ezequiel

De Splash, em São Paulo

16/12/2021 11h40Atualizada em 16/12/2021 12h35

A atriz Antonia Fontenelle foi condenada por três calúnias, duas difamações e uma injúria contra os irmãos youtubers Felipe Neto e Luccas Neto. A ação em 1ª instância considerou um vídeo em que Fontenelle sugeria que os irmãos incentivavam a pedofilia.

A decisão da 39ª Vara Criminal do Rio de Janeiro tomada ontem converteu a pena de um ano de prisão em regime aberto para prestação de serviços comunitários e multa de aproximadamente R$ 8 mil.

O juiz Ricardo Coronha Pinheiro entendeu que Fontenelle sabia que o vídeo que usou para atacar os youtubers era editado, além de proferir xingamentos.

Para Splash, a defesa de Antonia Fontenelle afirmou que vai recorrer da decisão e que os dois advogados da apresentadora estão "trabalhando juntos no recurso".

"A Antonia não caluniou ou difamou ninguém, apenas expor uma opinião para debate", disse Guaracy Bastos. A apresentadora disse que, por ser decisão em 1ª instância, "tem muita água para correr ainda".

Nas redes sociais, Felipe compartilhou um vídeo e, na legenda, escreveu: "A bolsonarista foi condenada a 1 ano de detenção por me associar com p*d0f*l1a, além do meu irmão. A justiça vai sendo feita. Ninguém faz ideia das coisas que eu passei esse ano? Ninguém".

Visivelmente emocionado, ele afirmou: "Eu estou muito feliz. A sensação, sério, é que saiu um piano das costas. É saber que todo mundo vai saber que eu estava certo e quem estava errado. E tem mais, eu desejo tudo de melhor para essa pessoa, de verdade", e continuou: "Eu não quero vingança, não quero te ver presa, eu não quero te ver em uma cadeia, quero que você pague pelos crimes que você cometeu, todos consolidados pelo juiz. Quero que você pague por eles, óbvio. Mas eu desejo que você seja feliz".

Ano passado, Luccas e Felipe Neto apresentaram uma queixa-crime, acatada pela 39ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. O TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) explicou na época que a apresentadora publicou um vídeo em que associava os dois youtubers à incitação e à prática de pedofilia.

Luccas Neto e Felipe Neto - reprodução/Instagram - reprodução/Instagram
Os irmãos Luccas e Felipe Neto
Imagem: reprodução/Instagram

Em junho, quando soube que os irmãos entraram na Justiça, Fontenelle xingou Felipe Neto de "moleque, covarde e mal caráter", segundo a descrição do processo.

A defesa de Fontenelle disse que o vídeo tinha "a intenção única de provocar a discussão e a readequação dos conteúdos produzidos" pelos youtubers e que Fontenelle praticava a liberdade de expressão.

A sentença rebateu o entendimento: "Ora, a vontade de ofender é por demais nítida no caso tratado neste feito, muito longe de expressar a vontade de provocar uma mera discussão. Quem imputa a ontem falsamente a prática de pedofilia, ou que instiga a pedofilia, efetivamente tem a vontade de ofender. Que outro propósito tem senão ofender, quando se chama alguém de "moleque, covarde e mau caráter", bem como "pagando boqu*** numa garrafa de vidro".

Quando em nova publicação a Querelada utiliza em desfavor do primeiro Querelante as palavras moleque, covarde e mal caráter (item F), efetivamente ataca a honra subjetiva dele, vindo a praticar crime de injúria. Trecho da sentença

Segundo a equipe de Felipe Neto, essa é a terceira condenação criminal que Fontenelle recebe apenas em 2021 por ofendê-lo.

A apresentadora teria um ano de serviços comunitários e mais de R$ 200 mil reais de pena a ser cumprida.

O youtuber comentou a decisão e se emocionou durante uma transmissão. "Uma coisa é quando havia disputa política em cima das narrativas. Começaram a perder a queda de braço e partiram para destruir e arruinar. Tenho nem palavras para descrever o que foi esse período na minha vida", disse.

Ver fazerem isso com meu irmão, às vezes a gente se importa mais com a pessoa que a gente ama. Tive que lidar, de tentarem me prender, me associar a corrupção de menores... Passar por tudo isso e conseguir que Justiça solte uma sentença dessa é... para sempre vai estar na ficha. Tô muito feliz, sensação é de sair um piano das costas. Desejo tudo de melhor para essa pessoa, não quero vingança. Quero que pague pelos crimes que cometeu. Felipe Neto