Topo

Novo livro da Turma da Mônica Jovem alerta sobre fake news como terra plana

Tina fala sobre fake news para Rolo em novo livro da Turma da Mônica Jovem, "#XôFakeNews" - Divulgação
Tina fala sobre fake news para Rolo em novo livro da Turma da Mônica Jovem, '#XôFakeNews' Imagem: Divulgação

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

06/12/2021 12h00

Mauricio de Sousa e a jornalista Ja­nuária Cris­tina Alves são os autores de "#XôFakeNews: uma história sobre verdades e mentiras", novo livro da Turma da Mônica Jovem com Tina como protagonista. Na história, a personagem já é uma jornalista formada e decide virar uma influenciadora digital para atuar no combate contra as fake news.

O livro será lançado oficialmente na quarta-feira (8) durante a Bienal do Rio, às 11h, em uma sessão online que receberá também a influenciadora Camila Coutinho, que participa como personagem do livro dando dicas para Tina.

"Já faz alguns anos que a Tina, personagem que criei em 1970, virou jornalista. A função combina demais com ela, pois a moça sempre detestou mentiras. E vê-la combatendo as fake news ao lado da Turma da Mônica Jovem não só me enche de orgulho, como transmite um recado poderoso ao público jovem: que qualquer informação deve ser transmitida e retransmitida com responsabilidade", diz Mauricio de Sousa no prefácio do livro.

"Preocupados com a disseminação de notícias falsas, ele e eu nos unimos para combater essa prática que tanto mal tem feito à humanidade. E não conheço ninguém mais preparado para enfrentar esse desafio do que a nossa querida jornalista Tina e a Turminha, que são capazes de engajar jovens no mundo inteiro", completa Januária Cristina Alves.

"#XôFakeNews: uma história sobre verdades e mentiras" sai pela editora Nova Fronteira em parceria com a editora de Mauricio de Sousa.

Além do livro, em que é protagonista, a personagem Tina vai estrear no cinema no filme "Turma da Mônica: Lições", que chega em 30 de dezembro. No longa, ela será interpretada pela atriz Isabelle Drummond.

A seguir, veja mais algumas ilustrações do livro que Splash divulga hoje em primeira mão:

placas - Divulgação - Divulgação
Novo livro da Turma da Mônica Jovem alerta sobre fake news
Imagem: Divulgação
fake camila - Divulgação - Divulgação
Tina entrevista Camila Coutinho para pegar dica de como virar uma influenciadora digital no livro 'Xô Fake News'
Imagem: Divulgação