Topo

Ex-jornalista da Record entra para o OnlyFans e faz convite para Anitta

Rafael Machado, o Machadão - Reprodução/ Instagram
Rafael Machado, o Machadão Imagem: Reprodução/ Instagram

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

29/11/2021 04h00

Depois de 10 anos como repórter, o jornalista Rafael Machado resolveu inovar e abriu uma conta no OnlyFans. O ex-funcionário da Record TV trabalhou ao lado de grandes nomes, como Gugu, Marcelo Rezende e Paulo Henrique Amorim.

Nascido na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, desde sempre Machado gostou de assuntos relativos à comunicação e, por isso, cursou jornalismo. Por causa da carreira, se mudou para a capital Porto Alegre e, depois, para São Paulo, onde trabalhou por 3 anos no "Programa do Gugu", no qual apresentava um bloco de notícias ao lado de Augusto Liberato.

Mesmo com contrato com a emissora paulista ainda vigente, Rafael Machado começou a desenvolver conteúdo para a internet, como vídeos para o seu canal do YouTube, que hoje conta com mais de 1 milhão de inscritos. Ao perceber que se dava bem com as redes, saiu de vez da TV e criou seu personagem, o Machadão.

Rafael Machado - Reprodução - Reprodução
Rafael Machado mostra o Machadão em entrevista a Splash
Imagem: Reprodução

"É um experimento social que eu faço nas redes sociais e começou com uma brincadeira", contou ele em conversa a Splash. "Coloquei um filtro e falei que tinha feito harmonização facial. Então, comecei a receber críticas e comentários maldosos, porque as pessoas achavam que eu realmente tinha feito."

Percebi que as pessoas não têm limites na internet, falam sem se importar se vão machucar o outro. Comecei a usar disso para fazer minha crítica.

Aos 31 anos, o agora comediante viu uma oportunidade de expandir seus horizontes online com o OnlyFans, plataforma de conteúdos exclusivos que, muitas vezes, é usada para compartilhar nudes, fotos sensuais e até mesmo vídeos eróticos. "Eu estava pensando, o que posso fazer agora? Pensei em entrar para a plataforma. Foi naquela época que começou a história de que eles proibiriam conteúdo mais sensual."

Achei que ficaria restrito à minha bolha, mas acabou saindo e, quando percebi, os sites de fofoca começaram e me colocar nas manchetes.

"As pessoas começaram a me perguntar: 'Tem você pelado?', 'tem o Machadão?', e eu só posso responder que, para saber, precisa assinar", convida. Atualmente, 202 usuários do OnlyFans têm acesso ao conteúdo exclusivo — e misterioso — de Rafael Machado.

Com valores que começam com US$ 9,99 (cerca de R$ 55,93 na cotação atual), o ex-repórter conta que, com o que ganha na plataforma, consegue investir em seu conteúdo e também pagar as contas, afinal, além das próprias despesas, ele é tutor de um vira-lata chamado Like.

Parceria com o ex-chefe

Segundo Machado, a notícia da morte de Gugu o pegou de surpresa. "Foi muito duro. A gente trabalhou junto e não dava para acreditar."

Um mês antes eu tinha conversado com ele ao telefone. Imitei o Bolsonaro para ele e ele respondeu: 'Oi, presidente, tudo bem?'. Olha que aleatório, um mês antes de ele morrer, eu imitando o Bolsonaro para ele.

O tempo de repórter rendeu diferentes momentos na carreira de Machado, desde fazer a cobertura da morte de Cristiano Araújo até o casamento de Lexa com MC Guimê. "Eu estava ao vivo do casamento, em São Paulo, para tentar ver os artistas bêbados, e o Guimê me mandou bolo, salgadinho, um monte de coisa para eu comer", conta. "Até que, em um momento, que eu ainda estava ao vivo, o bolo caiu da minha mão e eu consegui pegar. Foi um reflexo que eu não fazia ideia de que eu tinha".

Futuro do Machadão

Por enquanto, a empreitada de Machado no OnlyFans tem funcionado muito bem. "Estou focado no que me diverte", conta. No entanto, caso surja um convite para retornar à televisão, ele diz que não seria impossível voltar. "Tudo depende muito".

Como a plataforma de conteúdo exclusivo tem sido o foco do repórter, ele não perde tempo em pensar em diferentes meios de atrair ainda mais assinantes.

Quero convidar a Anitta para uma parceria. Quero ressuscitar a banheira do Gugu no OnlyFans. Será a Anitta conhecendo o Machadão, vai bombar!

OnlyFans é um site popular na indústria do entretenimento adulto. Nele, as pessoas podem assinar fotos e vídeos de outros, seja famoso ou anonimo. Não há censura para imagens nuas. Ele foi lançado em 2016 no Reino Unido. No Brasil, a página conta com celebridades como Anitta, Raíssa Barbosa, Silva e Rita Cadillac.