Topo

Cristiana Lôbo evitava excesso de exposição e guardou silêncio sobre doença

Felipe Pinheiro

De Splash, em São Paulo

11/11/2021 12h46

Cristiana Lôbo, que morreu aos 64 anos vítima de um tipo raro de câncer — chamado de mieloma múltiplo —, estava afastada da TV havia mais de um ano para cuidar da saúde. Durante os meses de tratamento, iniciado com as férias, a jornalista manteve uma postura que adotou durante toda a vida: protegendo, na medida do possível, a intimidade e evitando ao máximo virar notícia.

Ao deixar de aparecer na GloboNews, Cris procurou dar satisfação ao público, avisando pelo Twitter que iniciaria um longo tratamento, mas optou por não oferecer mais detalhes, como o seu estado de saúde.

Manteve-se a maior parte do tempo reclusa, longe das redes. Ela também não tinha o interesse em dar entrevistas sobre a sua saúde e a assessoria da Globo apenas informava que ela estava de licença médica, atendendo ao desejo da apresentadora.

Cristiana Lôbo com o amigo e colega de trabalho Marcelo Cosme, também da GloboNews - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Cristiana Lôbo com o amigo e colega de trabalho Marcelo Cosme, também da GloboNews
Imagem: Reprodução/Instagram

Meses se passaram, e os telespectadores, desavisados, se perguntavam frequentemente nas redes sociais sobre o paradeiro da jornalista. Em uma live em junho sobre política com Andréia Sadi, Natuza Nery e Maria Beltrão no Instagram, seguidores perguntaram sobre a apresentadora do "Fatos e Versões", mas não tiveram resposta.

Eventualmente, como aconteceu há cinco meses, a jornalista se manifestava com algum esclarecimento e para dizer que estava em tratamento, acrescentando que esperava em breve voltar ao trabalho. Além da doença, Cristiana lidava da mesma forma com outros assuntos de sua vida pessoal.

A rede social que mais usava era o Twitter. No Instagram, postava fotos com colegas de trabalho e de encontros nos bastidores dos programas, mas praticamente nunca ia além disso. O último registro, entretanto, é de uma foto do neto.

A jornalista era casada com Murilo, tinha dois filhos — Bárbara e Gustavo — e dois netos. A impressão é de que a apresentadora os poupava da exposição a que, como sabia, eles estariam sujeitos se ela assim permitisse.

A comentarista da GloboNews que influenciou uma geração de jornalistas, a exemplo de Andréia Sadi, abordava o cenário político e os bastidores do poder sem deixar de oferecer uma opinião crítica ao telespectador, uma marca pessoal com a qual construiu uma carreira pautada pela credibilidade.

Tratando de temas sensíveis e sobretudo em tempos de forte polarização política, Cristiana era frequentemente alvo de ofensas e dos chamados "haters", mas isso nunca a impediu de análises contundentes. Mesmo à distância, a jornalista não se desligou dos fatos. Sobre o período crítico de pandemia, em que já estava afastada, escreveu em tom de desabafo:

Uma coisa interessante: nós que acompanhamos a política no dia a dia, não perdemos a clareza dos fatos. Mas o distanciamento faz bem para a análise dos acontecimentos . A propósito, tudo está péssimo no enfrentamento à covid e estamos todos exaustos disso.