PUBLICIDADE
Topo

Alba Flores ficou com objeto de Nairóbi de 'La Casa De Papel'; saiba qual

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

02/09/2021 13h00

Alba Flores se despediu de vez de "La Casa de Papel" na quarta temporada. Para a quinta, que é também a última e estreia amanhã, Nairóbi não será apenas uma lembrança, mas força motriz do grupo que ainda tenta escapar da polícia.

A atriz, intérprete de uma das personagens mais queridas pelo público da série espanhola, tem total gratidão por sua Nairóbi. Tanto que, antes de deixar o set de gravações definitivamente, fez questão de levar com ela um objeto bastante significativo nessa jornada: o monóculo!

Nairóbi carregava o objeto no pescoço e o usava para analisar as cédulas roubadas. O monóculo agora continuará para sempre com Alba Flores. Quem conta essa curiosidade é o figurinista de "La Casa de Papel". Carlos Díez, que mostrou algumas joias da personagem durante uma visita virtual ao set que Splash participou.

monoculo - Úrsula Corberó - Úrsula Corberó
Nairóbi e seu monóculo inseparável no pescoço
Imagem: Úrsula Corberó

Falta uma coisa. É o monóculo que Nairóbi sempre carregava para todo lado, que ela usava para verificar a marca d'água nas cédulas de dinheiro e era um ícone em si. Ele não está aqui porque Alba gostou tanto da peça que a guarda como um tesouro. Carlos Díez, figurinista de "La Casa de Papel"

O figurinista ainda comentou sobre o estilo único da personagem e o quanto a atriz ajudou a construí-lo.

"Alba Flores sempre disse que, se Nairóbi não fosse ladra de bancos, ela teria sido joalheira. Aqui temos o pingente de moeda que ela usou na primeira e na segunda temporada, esses são os anéis que ela sempre usava. Ela adorava pegar uma fivela de cinto, por exemplo, e fazer um pingente ou brinco."

A despedida de Nairóbi de "La Casa de Papel", no sexto episódio da parte 4, foi dolorida. Em visita ao Brasil no final de 2019, durante a CCXP, Alba até avisou os fãs que eles iriam sofrer. Mas naquela época (quase) ninguém esperava pelo pior.

"Empieza el matriarcado"

"La Casa de Papel" começou com uma protagonista bem definida: Tóquio (Úrsula Corberó). Mas, ao longo dos episódios, outra mulher do grupo, Nairóbi, começou a ganhar o público.

A célebre frase "empieza el matriarcado", que em português significa "começa o matriarcado" caiu nas graças dos fãs e foi parar até em estampas de camisetas, canecas, almofadas e mais itens de cultura pop.

Em entrevista ao UOL no set de filmagens em Madri, em 2019, Alba confessou que não esperava tanta repercussão. "Eu sou uma feminista, mas não poderia nem sonhar com o que aconteceria depois daquela frase. Para mim foi um presente, pois me dei conta que aquilo fazia sentido para muitas mulheres no mundo."

Nairóbi sempre teve papéis de liderança entre o grupo dos assaltantes do Professor. No assalto à Casa da Moeda, nas temporadas 1 e 2, ela comanda a fabricação de cédulas e faz as contagens. Quando Berlim começa a atrapalhar a convivência do bando, ela também toma a frente.

nairobi - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Nairóbi de 'La Casa de Papel' em cena da terceira parte da série
Imagem: Divulgação/Netflix

Já nas partes 3 e 4, Nairóbi fica no comando da operação de abertura do cofre do Banco da Espanha e derretimento do ouro. Com pulso firme, ela dá ordens para os homens e não tolera gracinhas. Seu único ponto fraco é o filho pequeno, Axel, que acabou sendo usado pela polícia em uma tentativa de derrotá-la.

A brabona ainda construiu um relacionamento de amizade com Helsinki (Darko Peric) que quase evoluiu para um romance, não fosse ele homossexual. A química entre os atores rendeu alguns dos momentos mais emocionantes da série, como quando Nairóbi dá conselhos para Helsi largar um boy tóxico.

Despedida

Nairóbi certamente vai fazer falta na última temporada de "La Casa de Papel", mas deixa seu espaço com louvor. Em um vídeo de despedida publicado em abril do ano passado, ela mostra seu último dia no set de filmagens e ganha flores e abraços dos colegas.

"Com algumas pessoas da equipe já trabalho há muitos anos. Quero agradecer por tudo o que aprendi com vocês. Eu cresci tanto aqui como atriz, mais do que eu poderia imaginar, e como pessoa também. Vocês são uma equipe incrível, espero filmar mais 16 mil vezes com vocês. Vou sentir falta de todos", falou Alba Flores em seu discurso de despedida.

A parte 5 de "La Casa de Papel" será dividida em dois volumes de cinco episódios cada. O primeiro deles estreia amanhã na Netflix. O segundo, em 3 de dezembro.