Topo

Charlie Watts lutou contra câncer e foi afastado de turnê por cirurgia

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

24/08/2021 15h15

Baterista dos Rolling Stones desde 1963, Charlie Watts morreu hoje aos 80 anos. Embora não fosse um dos membros fundadores do grupo britânico, ele, Mick Jagger e Keith Richards são os únicos que participaram das gravações de todos os álbuns da banda lançados até agora.

A causa da morte ainda não foi anunciada. Mesmo assim, no início de agosto deste ano, Watts já havia passado por um procedimento cirúrgico que causou seu afastamento da próxima turnê dos Rolling Stones. Detalhes sobre o estado de saúde do baterista não haviam sido anunciados.

Segundo o seu porta-voz (via Variety), a operação foi bem-sucedida, mas fez com que o músico precisasse anunciar que não iria participar da turnê "No Filter".

Inicialmente marcada para 2020, a rodada de shows havia sido reagendada para começar em 26 de setembro deste ano, em razão da covid-19.

No anúncio, Watts declarou:

Meu 'timing' não está muito bom. Estou trabalhando duro para voltar à forma, mas hoje aceitei os conselhos dos especialistas de que isso vai demorar um tempo. Depois de todo o sofrimento dos fãs por causa da covid, não quero fazer o público dos Rolling Stones que está esperando com ingressos em mãos se decepcionar com outro adiamento ou cancelamento. Por isso, pedi ao meu grande amigo Steve Jordan para me substituir.

Considerado parte integral do grupo britânico, Watts teve um dos históricos de saúde mais saudáveis entre os integrantes dos Rolling Stones --mas isso não significa que ele não tenha tido também os seus percalços.

Durante meados da década de 1980, ele passou por um problema com abuso de álcool e substâncias, o que o baterista chegou a atribuir a uma crise de meia-idade e à sua maneira de encarar questões pessoais.

Foi a minha forma de lidar [com problemas de família]. Acho que foi uma crise de meia-idade. Tudo o que eu sei é que me tornei outra pessoa por volta de 1983 e voltei a mim em 1986. Quase perdi minha esposa e todo o resto por causa do meu comportamento. Não era divertido conviver comigo, eu teria morrido. Quase não comia por dois meses, porque comecei a ganhar peso por causa da bebida.
(Charlie Watts, em 2000)

Em 2004, Watts foi diagnosticado com câncer de garganta, e passou por um tratamento com radioterapia. O câncer entrou em remissão, e logo depois disso, os Rolling Stones lançaram o álbum "A Bigger Bang".

Rodamos com uma turnê por dois anos. Parece que, toda vez que nós pausamos, eu adoeço. Talvez eu deva continuar!
(Watts em 2008, em entrevista concedida à Q Magazine)