Topo

Kim, Jay-Z e ego trip; tudo que rolou na audição de 'Donda', de Kanye West

Kanye West recebeu mais de 40 mil pessoas em Atlanta para a primeira audição de 'Donda'
Kanye West recebeu mais de 40 mil pessoas em Atlanta para a primeira audição de 'Donda'
Kevin Mazur/Getty Images

De Splash, no Rio

23/07/2021 15h29

Kanye West apareceu quase duas horas atrasado, mas mostrou as músicas de seu novo álbum "Donda", em evento realizado ontem no Mercerdez Benz Stadium, em Atlanta.

Mais de 40 mil pessoas —que em poucos minutos esgotaram os ingressos para a audição— acompanharam Kanye andar pelo gramado do estádio coberto de branco, enquanto "dava o play" em cada uma das 12 faixas do novo trabalho.

Continua depois da publicidade

O evento também foi transmitido ao vivo no Apple Music, que não revelou a audiência da live.

Com uma roupa toda vermelha (parecida com a do mangá Akira) e uma máscara transparente, West não cantou as músicas e também não falou praticamente nada. O rapper apenas curtiu a ego-trip de ver a multidão o aplaudindo de pé, ao fim de cada canção.

Reprodução/Instagram Kanye West - Reprodução/Instagram Kanye West
Kanye West pouco interagiu com o público e não cantos as músicas durante a audição de 'Donda'
Imagem: Reprodução/Instagram Kanye West

As participações especiais

Os grandes momentos da noite, além da revelação das músicas inéditas, ficaram por conta das presenças ilustres no estádio. Kim Kardashian, ex-mulher de Kanye, era uma delas. Ela estava no camarote vendo tudo, com os filhos North e Saint.

O rapper chegou a se emocionar ao tocar a música "Love Unconditionaly", que, segundo apontam os fãs de West, seria sobre o fim do casamento com Kim.

O título da música, por sinal, faz referência à legenda de uma foto publicada por Kim no Dia dos Pais, em homenagem ao pai dela, Robert Kardashian.

Continua depois da publicidade

A faixa também tem trechos com a voz de Donda West, mãe de Kanye, que dá nome ao disco. Ela morreu em 2007, após complicações de uma cirurgia plástica, e é muitas vezes citada no álbum.

West chorou muito e, mais uma vez, recebeu os aplausos da plateia em um dos momentos mais emocionantes da noite.

Outros convidados famosos, como A$AP Ferg, Cee-Lo Green, Big Boi, Jadakiss e Shaquille O'Neal, também compareceram ao Mercedez Benz Stadium. Kanye pouco interagiu com eles, que acompanharam a audição em silêncio.

Mas aí chegou o Jay-Z.

A audição caminhava para o fim quando, na última música, Jay-Z apareceu de surpresa para cantar seus versos em "Guess Who's Going to Jail Tonight?".

A galera —na arquibancada e na internet— pirou quando Mr. Carter mandou a seguinte frase, em referência à parceria deles de 2011, "Watch The Throne":

Este pode ser o retorno do trono.
Jay-Z

Kanye e Jay-Z sempre foram grandes amigos, mas tiveram a relação estremecida nos últimos anos. Em "Guess Who's Going to Jail Tonight?", Jay faz alguns versos em homenagem à mãe do parceiro e fala sobre a amizade deles.

Parece que agora já está tudo bem entre os dois.

Continua depois da publicidade

Após a última música, Kanye ficou um tempo parado contemplando a plateia, ouvindo mais aplausos. Sem se despedir, ele deixou o palco também em silêncio.

Mas cadê o disco?

Não foi só Kanye que atrasou. Após a audição, criou-se a expectativa pelo lançamento de "Donda" nas plataformas digitais, mas isso ainda não aconteceu.

Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Kanye já mostrou as músicas de 'Donda', mas ainda não lançou o disco nas plataformas
Imagem: Reprodução/Instagram

Segundo a revista Variety, o próprio Jay-Z só havia gravado sua participação poucas horas antes de subir no palco do Mercedes Benz Stadium. Isso pode significar, segundo a publicação, que nem todas as faixas do álbum estejam totalmente prontas.

Kanye havia anunciado, no início da semana, o lançamento oficial de "Donda" para hoje —mas não dá para confiar muito no rapper no quesito "datas de lançamentos": ele já furou várias. O anúncio foi feito durante a final da NBA, com um trecho de uma das canções do álbum, "No Child Left Behind".

Continua depois da publicidade

O vídeo de divulgação da faixa —e da promessa de lançamento do álbum— teve a participação da velocista americana Sha'Carri Richardson. Recentemente, ela foi cortada da Olimpíada por testar positivo para THC, substância presente na maconha, em exame antidoping.

"Donda" é o 10º álbum de estúdio de Kanye West e sucede "Jesus Is King", lançado em 2018, que levou o Grammy de melhor álbum gospel na cerimônia realizada em 2021. A música religiosa, aliás, tem presença marcante no novo trabalho do artista.

Agora falta só o disco ficar disponível para todos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado inicialmente, Kanye não ganhou o Grammy em 2018. O álbum em questão foi lançado neste ano. O conteúdo foi corrigido