Topo

Quem são os homenageados da quinta temporada de 'Lucifer'?

Tom Ellis em cena na 5ª temporada de "Lúcifer"
Tom Ellis em cena na 5ª temporada de "Lúcifer"
John P. Fleenor/Netflix

Colaboração para Splash, em São Paulo

02/06/2021 04h00

Os fãs que já assistiram à temporada 5B de "Lúcifer" provavelmente repararam que o episódio nove, "Jantar de Família", e o episódio 16, "Final Feliz?", prestam homenagens a Craig Charles Henderson, Arthur Melbourne Hooper e Merritt Yonhka.

Mas quem são eles?

Embora os nomes possam não ser reconhecíveis de imediato, são três pessoas que, de alguma forma, se conectam com a trajetória da série, seja por laços familiares ou por terem trabalhado diretamente na produção.

Continua depois da publicidade

O grande tema do episódio nove é justamente família. Por isso, este foi o escolhido para homenagear alguns parentes falecidos do ator Tom Ellis, o protagonista, e de Joe Henderson, o showrunner da série.

Arthur Melbourne Hooper é o avô de Ellis, que morreu em 2020, aos 99 anos —apenas dois meses antes de chegar aos 100. Em 2015, o ator britânico fez uma publicação no Instagram comemorando o aniversário de Arthur.

Já o laço sanguíneo exato entre Craig Charles e Joe Henderson não chegou a ser esclarecido. Mas ele foi um ávido fã da série e, em seu perfil no Twitter, todas as 26 publicações são referentes a "Lúcifer". Em sua última mensagem, de 2018, ele escreveu:

Nunca desistir de salvar 'Lucifer'.

Continua depois da publicidade

Calma, não ele não estava falando de nenhum ritual satânico.

Até 2018, "Lucifer" era uma série produzida pelo canal Fox. Após o repentino cancelamento e muitos protestos dos fãs, a Netflix resgatou a atração em 2019, e deu continuidade à produção a partir da temporada quatro.

O terceiro e último tributo foi feito a Merritt Yonhka e está no episódio final da temporada. Merritt é o coordenador de dublês que trabalhou na produção entre 2017 e 2019. Ele morreu de câncer no ano passado.

Cartaz da quinta temporada de "Lucifer" - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Cartaz da quinta temporada de "Lúcifer"
Imagem: Divulgação/Netflix

Duas vezes vencedor do Emmy, por "Chuck", Yonhka acumulou no currículo passagens por "Capitão América: O Primeiro Vingador" (2011), "Rizzoli & Isles" (2012-2016), "Straight Outta Compton: A História do N.W.A." (2015).

Sobre ele, Ellis escreveu:

Merritt Yonhka era nosso coordenador de dublês e uma das pessoas mais doces e gentis com quem já tive o prazer de trabalhar. Descanse em paz, meu amigo.

Continua depois da publicidade
Merritt Yohnka, coordenador de dublês - Reprodução/IMDb - Reprodução/IMDb
Merritt Yohnka, coordenador de dublês
Imagem: Reprodução/IMDb

A quinta temporada de "Lucifer", já disponível na Netflix, traz Deus na Terra e uma batalha com sacrifícios heroicos que pode mudar para sempre o destino da humanidade. A sexta temporada já está confirmada, e será a última da série.