Topo

Fãs criticam erros de Karol Conká, mas reafirmam admiração por suas músicas

BBB 21: Karol Conká é a líder - Reprodução/TV Globo
BBB 21: Karol Conká é a líder Imagem: Reprodução/TV Globo

Guilherme Lucio da Rocha

De Splash, em São Paulo

24/02/2021 12h41

Karol Conká foi eliminada do "BBB 21" no paredão de ontem, e é inegável que a participação da cantora mexeu com as estruturas da casa e fora dela. Vista como uma das vilãs desta edição, ela perdeu seguidores nas redes sociais, foi cortada de festivais de música e vai encontrar uma rejeição muito forte aqui fora. No entanto, a cantora terá uma base fiel de seguidores determinados a ajudá-la a seguir em frente.

UOL conversou com fãs de Karol para entender o que acharam da sua participação no "BBB" e para saber se o carinho pela artista continua. Até porque, existe aquele eterno debate sobre separar o artista e seus erros de sua obra —ainda mais quando ele está num reality show.

O carioca João Lopes, 24 anos, acompanha Karol Conká há anos e é fã do seu álbum de estreia, o "Batuk Freak". Ele diz que ficou surpreso quando soube que a "mamacita" era uma das participantes do Camarote na casa mais vigiada do Brasil.

A princípio, pensei que era mentira, pois ela sempre foi uma pessoa muito reservada, nunca foi de expor muito a vida íntima. Achei corajoso da parte dela aceitar e se desafiar a se expor tanto.

Já o paulista Nicolas Veras, 28 anos, diz que também segue o trabalho da cantora desde os seus primórdios e faz questão de destacar o quanto suas músicas têm boas mensagens. Ele diz que, num primeiro momento, ficou feliz e também preocupado com a participação de Conká no "BBB", pois ela sempre teve "personalidade forte".

Não esperava esse comportamento da Karol. Mesmo acompanhando sua carreira, ninguém espera que o outro entre num reality com o intuito de ser o vilão. Esse não era o jogo dela, acho que acabou se perdendo.

João e Nicolas —assim como boa parte dos admiradores da carreira musical de Karol Conká— "não passam pano" para a rapper e dizem que ela errou, sim, bastante no programa. Lembram que ela pesou a mão em certos momentos. Porém, ambos afirmam que a decepção não influencia no apreço que têm pela obra e pela cantora em si.

Jamais pensei em abandonar minhas opiniões ou deixar de gostar de alguém que, através da música, mudou a minha vida. Como pessoa, jamais vou julgar alguém que tem as chances de ser melhor e reconhecer um erro. - Nicolas Veras.

BBB 21: Karol Conká - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Karol Conká
Imagem: Reprodução/Globoplay

Artista x obra

Sobre o eterno debate de separar o artista de sua obra, João diz que nunca pensou em deixar de lado suas canções preferidas de Karol Conká por causa de seu comportamento no reality.

Isso funciona bem para quem vê os artistas num pedestal, quem acha que eles são perfeitos e não cometem erros. Quando cometem, querem cancelar em vez de dar uma oportunidade de aprendizado. Preferem desumanizar as pessoas.

Chico Barney, colunista de Splash, destaca como os tempos transformaram o debate, já que vida pessoal e profissional estão cada vez mais conectadas.

Cada vez mais, a vida se confunde com a obra do artista. Numa era em que todo o mundo é celebridade, fica difícil separar o pessoal do profissional. Ainda mais quando a conduta enquanto cidadão serve como alavanca para a visibilidade no trabalho.

Mauricio Stycer, também colunista de Splash, diz que é preciso levar em conta que o jogo não mostra quem a pessoa é 100% e que Karol Conká, num primeiro momento, deve ter bastante prejuízo em sua carreira.

O argumento de que a pessoa mostra quem ela é de verdade lá dentro é falacioso, para mim. A pessoa mostra no 'BBB' como ela reage às regras do jogo e às provocações da direção do programa. Como muita gente não diferencia participante de reality da pessoa física com vida aqui fora, com certeza, a artista Karol Conká enfrentará dificuldades na carreira. Ao menos no curto prazo.