PUBLICIDADE
Topo

Vendas de livros de Eugênio Ramos Gianetti serão revertidas para o autor

O poeta Eduardo Ramos Gianetti no lançamento de "Zoobreviver", em 2018 - Divulgação
O poeta Eduardo Ramos Gianetti no lançamento de 'Zoobreviver', em 2018 Imagem: Divulgação

Mauricio Duarte

Colaboração para Splash, de São Paulo

08/01/2021 18h50

A editora Patuá, responsável por publicar a obra do poeta Eugênio Ramos Gianetti, personagem de uma reportagem especial de Splash, confirmou que vai repassar integralmente o lucro das vendas dos livros para o autor. Depois de passar anos nas ruas, o escritor vive atualmente em um abrigo para idosos da prefeitura, no centro de São Paulo.

Seu primeiro livro, "Zoobreviver", foi publicado em 2018. Um segundo volume está previsto para sair ainda no primeiro semestre deste ano e o lucro também será revertido ao poeta. O título do livro será "Atoleiro (Tempos de Rua) - Poemas & Anomalias".

"Estamos tendo uma grande procura depois da reportagem. Eu nunca quis que a venda do livro dele fosse como o de outros autores, com lucro maior da editora", conta o editor Eduardo Lacerda. A venda dos livros está sendo feita pelo site da Patuá.

Para viabilizar o "Zoobreviver", a Patuá, uma pequena editora independente, fez uma operação diferente do habitual.

Eu tinha um desafio: quem seriam esses leitores do Eugênio e como eu poderia viabilizar o livro dele? Aprendi a diagramar para fazer o livro dele e não pagar um profissional, a poeta e ilustradora Bruna Mitrano cedeu a ilustração da capa e o escritor Marcelo Labes escreveu a orelha. O lançamento foi na festa de oito anos da Patuá, onde vendemos 60 exemplares a preço de custo.

Eduardo Lacerda, editor da Patuá

Agora, com a alta procura, a expectativa é a de que uma segunda impressão do "Zoobreviver" veja a luz do dia muito em breve, ainda antes do lançamento do próximo compilado de poemas de Gianetti.