PUBLICIDADE
Topo

CCXP: Tudo que você já viu do Neil Gaiman e não sabia

Neil Gaiman
Neil Gaiman
Getty Images

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

04/12/2020 04h00

Neil Gaiman é o grande homenageado deste ano da CCXP Worlds, que acontece virtualmente entre hoje e domingo. Muito conhecido entre o público geek com sucessos como os quadrinhos de "Sandman" e a série "American Gods", o autor inglês também tem um extenso repertório de roteiros ao redor do mundo.

Continua depois da publicidade

Muito provavelmente você já assistiu a algumas dessas séries e filmes e talvez não fizesse ideia que Neil Gaiman estivesse envolvido neles.

Splash te conta tudo que tem dedo do escritor na telona e na telinha!

Princesa Mononoke

Os filmes do estúdio Ghibli encantam gerações há anos. "Princesa Mononoke", de 1997, teve seu roteiro em inglês produzido por Neil Gaiman, baseado em uma tradução do script original japonês.

Babylon 5

Na série dramática espacial, exibida na década de 1990, Gaiman foi o único a escrever roteiros para os episódios, fora o criador do seriado, J. Michael Straczynski.

Continua depois da publicidade

Beowulf

Em 2007, Gaiman uniu forças com Roger Avary para o roteiro de "Beowulf", filme de Robert Zemeckis. Apesar do pouco êxito comercial, o filme foi bem recebido pela crítica, destacando o script dos dois.

Stardust

Apesar de não estar envolvido no roteiro do filme de 2007, o longa foi baseado em um de seus romances. "Stardust" reuniu um elenco de peso, incluindo Robert De Niro e Michelle Pfeiffer, e conta a história de amor entre o jovem herdeiro Tristan e uma estrela, Yvaine.

star - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "Stardust: O Mistério da Estrela" (2007), de Matthew Vaughn
Imagem: Reprodução

Coraline

A animação em stop-motion indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro em 2009 também é baseada em um livro de Gaiman. Na história, Coraline é uma garota que descobre um mundo paralelo escondido dentro de sua casa.

Continua depois da publicidade
cora - Divulgação - Divulgação
Cena da animação "Coraline e o mundo secreto", de 2009
Imagem: Divulgação

Doctor Who

Gaiman escreveu dois episódios de uma das mais famosas séries do mundo, "Doctor Who", exibida pela BBC no Reino Unido. Um deles, exibido em 2011, inclusive lhe rendeu o Hugo Award de Melhor Apresentação Dramática.

dc - BBC America/Divulgação - BBC America/Divulgação
Doctor Who
Imagem: BBC America/Divulgação

Good Omens

Em "Good Omens", ou "Belas Maldições" no Brasil, Neil Gaiman foi mais que roteirista: ele é o showrunner da série baseada em seu livro de 1990. Na história, um anjo e um demônio tentam impedir a chegada do anticristo na Terra. O trabalho também rendeu o Hugo Award a Gaiman neste ano.

fogod - Divulgação - Divulgação
David Tennant e Michael Sheen em cena da série "Good Omens" ("Belas Maldições")
Imagem: Divulgação
Continua depois da publicidade

Lúcifer

A série que é um sucesso no Brasil é baseada no personagem Lúcifer, criado por Neil Gaiman para a série em quadrinhos da DC Comics, "The Sandman". Ele ainda não foi convidado para escrever o roteiro de um episódio, mas será que vem aí?

lu - Divulgação - Divulgação
Cena da quinta temporada de 'Lucifer'
Imagem: Divulgação

Splash Explica: por que Neil Gaiman é o cara mais legal do mundo geek

UOL Entretenimento