Topo

Toots Hibbert, pioneiro e lenda do reggae, morre aos 77 anos

Toots Hibbert
Toots Hibbert
Getty Images

De Splash, em São Paulo

12/09/2020 09h20

O músico Toots Hibbert, criador e líder do grupo Toots and the Maytals, que ajudou o reggae a se tornar um dos ritmos mais populares do planeta, morreu aos 77 anos em Kingston, na Jamaica. A causa da morte não foi informada pela família, que vinha cuidando dele no hospital, onde deu entrada com sintomas do coronavírus.

O anúncio foi feito nas páginas dele nas redes sociais

Continua depois da publicidade

Nunca escutou a música dele? Então tire esse atraso da sua vida

Influente, multi-instrumentista, dono vocais agudos cheios de emoção, Hibbert transformou músicas como "Pressure Drop", "Monkey Man" e "Funky Kingston" em clássicos do reggae de todos os tempos, influenciando de Bob Marley a ingleses como os Rolling Stones.

Aliás, se hoje você conhece o termo "reggae", ele tem culpa no cartório

Em 1968, Hibbert lançou o hit "Do the Reggay", considerado por muitos críticos como o nascimento oficial do estilo, que na década seguinte seria exportado mundialmente principalmente por Bob Marley.

Continua depois da publicidade

Quem conseguir resistir a esta batida ganha R$ 1

Hibbert incrementou o estilo conhecido como rocksteady que estava se desenvolvendo em meados dos anos 60, com uma batida mais lenta, mensagens positivas e letras socialmente conscientes. Basicamente a fórmula do reggae. Ele também foi ícone do "ska", o primo acelerado do gênero, por várias gerações.

E, como se não bastasse, ele também sabia suingar no funk. Classe!

O mundo já reverenciou Toots Hibbert como um dos músicos mais relevantes que já passaram por aqui. Em 2010, ele foi considerado um dos cem maiores vocalistas da história pela revista Rolling Stone. Dois anos depois, recebeu a Ordem da Jamais, maior honra concedida pelo país.

E nós aqui de Splash também prestamos nossa humilde homenagem. RIP, gênio!