Topo

Renata Vasconcellos já foi figurante de novela e modelo de grife

Renata Vasconcellos está no Jornal Nacional desde 2013
Renata Vasconcellos está no Jornal Nacional desde 2013
Globo / João Cotta

De Splash, em São Paulo

08/09/2020 09h33

Apresentar o "Jornal Nacional" não é apenas dar as principais notícias do dia. Estar lado a lado com William Bonner é "fazer parte da família" dos brasileiros. E Renata Vasconcellos faz parte da nossa. Ela está fixa na atração desde 2013, e a gente sente falta quando ela não aparece, como aconteceu neste ano. A preocupação bate, mesmo que só esteja afastada por dois dias, por problemas pessoais.

Mas o que sabemos dessa integrante da "nossa família"?

Continua depois da publicidade

Início de um sonho

Renata começou no jornalismo direto na Globo, mais precisamente na GloboNews. Ela fez parte da primeira turma de contratações do canal de notícias, em 1996.

Volta a fita um pouquinho...

Antes de estrear no jornalismo da Globo, ela foi atriz. Isso mesmo. Fez figuração na novela "A Próxima Vítima" (Globo), em 1995, na época com 23 anos. No mesmo ano, Renata protagonizou a abertura de "História de Amor" (Globo).

Estágio em publicidade

O jornalismo não fez parte da vida de Renata desde que ela começou sua trajetória profissional. Seus primeiros estágios, por exemplo, foram na área de publicidade.

Foi modelo

E a moda? É, Renata também tem uma ligação com esse universo. Ela chegou até a fazer uma campanha para a Chanel. Outra marca para a qual trabalhou foi a Coca-Cola.

Continua depois da publicidade

Nunca foi uma opção para mim, [trabalhar como modelo] era apenas uma brincadeira. Mas demorei para descobrir o que queria estudar. Escolhi comunicação porque minha praia era ler e escrever - disse à "Marie Claire".

Será que é Renata todo dia?

A moda também está em sua família. Lanza Mazza, estilista da grife Cantão, é sua irmã gêmea. E confundi-las não é das coisas mais difíceis. Lanza poderia, tranquilamente, apresentar o "Jornal Nacional" numa eventual ausência de Renata.

Voltando para a Globo

E mais uma vez o mundo da moda passa pela carreira de Renata. Sua primeira matéria na Globo —ela foi para a emissora da TV aberta um ano depois de chegar à GloboNews— foi sobre o estilista Yves Saint Laurent, em 1997.

Continua depois da publicidade

Vida amorosa

Antes de se casar com Miguel Athayde, Renata teve um relacionamento com o empresário Haroldo Mac Dowell, filho da estilista Mara Mac Dowell. Eles tiveram dois filhos juntos.

Amor em primeiro lugar

Foi por causa de Mac Dowell que Renata não fez uma mudança radical em sua vida. Ela foi convidada para trabalhar em Washington, nos EUA, mas preferiu ficar por aqui.

Ai que vergonha

Ela apresenta o "Jornal Nacional" e encara milhares de telespectadores todos os dias, mas já foi tímida um dia. Renata revelou à revista Marie Claire que sofria na adolescência.

Aprendi a lidar com isso. Ninguém merece ser tímida depois de velha.

Continua depois da publicidade

Fanático

Neste ano, Renata passou por uma situação complicada no dia de seu aniversário. Um fã invadiu a Globo para conhecê-la, e a situação ficou muito tensa. Ele chegou a pegar Marina Araújo, repórter do canal, como refém e colocar uma faca em seu pescoço. Mas tudo acabou bem.

E Renata? Aceitou conhecer o fã antes de a polícia levá-lo.