Topo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sabe por que relógios de Saramago ficavam parados? Edney Silvestre conta

Edney Silvestre entrevistou Saramago em 2007 - Globo/Victor Pollak
Edney Silvestre entrevistou Saramago em 2007 Imagem: Globo/Victor Pollak

Colunista do UOL

02/07/2021 11h49

Edney Silvestre faz parte da equipe da Globo há 25 anos. E desde a sua chegada em 1996, ele realizou diversos trabalhos de destaque. Um deles foi uma entrevista com José Saramago, em 2007.

Essa matéria fará parte de um dos especiais preparados pelo Globoplay para comemorar os 25 anos da estreia da GloboNews na TV brasileira. Em conversa com o UOL, ele revelou algumas curiosidades sobre aquele dia.

"A surpresa das surpresas foi descobrir que, na casa de Saramago e Pilar Del Rio, na ilha de Lanzarote, havia relógios espalhados por vários cômodos, todos parados, todos marcando o mesmo horário. Quis saber o motivo."

"Foi a hora em que Pilar e eu nos conhecemos. E minha vida mudou radicalmente, daquele momento em diante", respondeu Saramago.

Dedicatória de Saramago para Edney Silvestre - Divulgação - Divulgação
Dedicatória de Saramago para Edney Silvestre
Imagem: Divulgação

Pilar, inclusive, foi a responsável por fazer uma "análise" da equipe da Globo antes de a entrevista começar.

"Lembro, também, que nossa entrevista estava marcada para a tarde e Pilar pediu que nossa equipe fosse à casa deles pela manhã, para nos conhecer e acertar detalhes. Conforme conversávamos e ela sentiu nossa determinação e conhecimento da obra de Saramago, Pilar nos surpreendeu. Chamou: "José!" e ele, que estava no andar de cima, desceu. Nossa entrevista, que se desenrolou pelo dia todo, começou naquele momento mesmo, registrado pelo repórter-cinematográfico William Torgano."

Ao falar sobre o contato com Saramago, Edney elogiou a postura do escritor.

Ele poderia ser um esnobe, ou um arrogante, tinha cacife para isso. Entretanto, se mostrou um homem afável, amável, disposto a partilhar tudo o que tinha vivido e experimentado em suas oito décadas de vida.

A entrevista foi feita no arquipélago das Canarias, na ilha de Lanzarote, na Espanha. Com 84 anos na época, Saramago havia acabado de publicar um livro com memórias de sua infância.

Além da entrevista com Saramago, o especial ainda trará mais duas entrevista de Edney, uma com Fernanda Montenegro e e outra com Paulo Freire.

UOL

Leandro Carneiro

Editor de Splash, viciado por qualquer tipo de reality show, inclusive aqueles que os famosos vivem na vida real. Jornalista há mais de 10 anos e palpiteiro desde sempre. Se o assunto for esporte, entro em campo também.